6 estratégias para otimizar a gestão e manutenção na indústria química

A gestão e manutenção na indústria química merecem cuidados especiais porque são responsáveis pela fabricação de produtos e a alteração de matérias-primas.
Compartilhe!

Quem trabalha com manutenção sabe o quão difícil é manter os processos em dia. A falta de preparo e o uso de técnicas obsoletas são as principais causas dos problemas desse setor. Além do mais, o desrespeito às normas vigentes coloca em risco o funcionamento da linha de produção ainda mais na indústria química. Dessa forma, muitos profissionais não alcançam os resultados que desejam.

Todas essas questões ocorrem em vários negócios. Contudo, a gestão e manutenção na indústria química merecem cuidados especiais. Isso acontece porque essa área é responsável pela fabricação de produtos e a alteração de matérias-primas essenciais para a vida humana.

Nessas horas, todos os detalhes devem ser analisados para que você elimine os riscos, reduza o número de acidentes e aumente a taxa de disponibilidade de equipamentos.

Portanto, este post vai mostrar seis estratégias que não podem faltar em seu planejamento. Confira a seguir!

1. Tenha um bom layout industrial

Você já tentou trabalhar em um ambiente desorganizado? Pois bem, essa é uma tarefa complicada, que coloca em risco a segurança dos seus funcionários e a integridade física dos equipamentos. Dessa forma, é fundamental que você tenha um layout industrial adequado às necessidades de suas atividades.

Um material muito utilizado na produção, por exemplo, deve ser posicionado em um local de fácil acesso, a fim de agilizar os processos e reduzir o tempo de trabalho. Esse critério precisa ser considerado nas decisões relacionadas ao espaço físico da gestão.

Alguns profissionais têm o poder de decidir se equipamentos devem ser deslocados. Aqueles que passam por processamento, como os materiais e dados, não são transportados. Já as máquinas e pessoas movimentam-se quando necessário.

Antes de tomar qualquer atitude, analise qual metodologia mais se aproxima de seus objetivos, já que alguns equipamentos são grandes e oferecem condições inviáveis de locomoção.

2. Treine funcionários

As decisões de um supervisor são fundamentais para a obtenção de resultados na gestão e manutenção na indústria química. Contudo, você não trabalha sozinho e precisa contar com uma equipe atualizada com as novidades do mercado e pronta para superar obstáculos.

O treinamento de colaboradores é uma prática que deve estar presente em seu planejamento. Dessa forma, realize palestras e cursos para o seu time. Faça com que todos participem, do chão da fábrica até as salas de diretoria.

Utilize esses momentos para mostrar que a produtividade da empresa depende do bom desempenho de cada um. Esteja aberto ao diálogo e tire todas as dúvidas que surgirem também.

Não se esqueça de abordar os temas mais modernos e convide especialistas para agregar mais conhecimento.

3. Preveja as demandas futuras

O fornecimento de matérias-primas para a indústria química é uma questão que não pode falhar. Quando isso acontece, você coloca em risco as atividades da linha de produção. A produtividade depende da disponibilidade de recursos também. É fundamental prever as demandas e fazer de tudo para adequar o estoque.

Dessa forma, analise qual é o ritmo de trabalho em sua planta industrial e estude os números de meses anteriores. Combine essas informações com as previsões de consumo do mercado para o futuro e determine um estoque de segurança.

Lembre-se de que essa preparação o ajuda a realizar lotes de compras com precisão, o que facilita a negociação com fornecedores e otimiza os investimentos financeiros.

4. Respeite as normas existentes

Assim como em todas as outras atividades, a indústria química deve respeitar as normas e leis vigentes em nosso país. Elas garantem a qualidade e padronizam a produção nacional. Além disso, elas protegem os trabalhadores e evitam a incidência dos riscos laborais, reduzindo o número de acidentes.

Quem não as respeita não alcança as metas que deseja, pois a produção é prejudicada. Tenha em mente que multas e embargos podem ser aplicados também, complicando a estabilidade de seu orçamento financeiro.

Existem as certificações ISO. Elas determinam práticas testadas e comprovadas internacionalmente que atestam a capacidade de fornecer serviços e produtos de uma empresa. Se a sua gestão as obtêm, você ganha credibilidade e notoriedade no mercado.

5. Utilize um software de gestão de manutenção

Os avanços tecnológicos chegaram para ficar em nossa sociedade. Hoje em dia, qualquer pessoa utiliza a internet para acompanhar as notícias do mundo e participar de redes sociais. Essas tecnologias mudaram o cenário empresarial também.

A gestão e a manutenção na indústria química recebem várias melhorias quando você utiliza um sistema de gestão de manutenção. Essa ferramenta reúne todas as informações em um só lugar e permite que você tome decisões com mais eficiência e em menos tempo.

A integração com as equipes em campo aumenta a precisão das análises preditivas e preventivas — pontos que reduzem custos e aumentam a vida útil dos equipamentos.

Desse modo, faça uma pesquisa de mercado e encontre um software de gestão e manutenção flexível, pronto para atender às demandas de sua gestão, como o Engeman.

6. Acompanhe as atividades

O tópico anterior abordou um assunto muito importante: o uso de novas tecnologias na gestão e manutenção na indústria química. Entretanto, é preciso ir além do básico. A implementação de uma nova metodologia não garante o seu sucesso. Na verdade, é preciso acompanhar a evolução dos processos e a reação de cada funcionário com essas mudanças.

Um software especializado em manutenção fornece relatórios automatizados com todas as informações sobre a sua produção. Ademais, você pode utilizar a versão mobile e acessar esses dados a qualquer hora e lugar.

Por isso, monitore os indicadores de desempenho e veja como é possível melhorar ainda mais o seu posicionamento na instituição.

Ao ler o nosso post, você descobriu seis estratégias que otimizam a gestão e manutenção na indústria química. A partir de agora, você está preparado para encontrar os gargalos que atrapalham o seu desempenho e melhorar os números de sua gestão.

De qualquer forma, fique atento às novidades do mercado e se mantenha atualizado com as mudanças normativas e as tecnologias mais modernas.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Deseja aprender ainda mais sobre os assuntos mais importantes para a gestão e manutenção na indústria química? Basta assinar a nossa newsletter e acompanhar as nossas postagens!

$0fmypfy17n4 - 6 estratégias para otimizar a gestão e manutenção na indústria química  $jyiiuziavzq - 6 estratégias para otimizar a gestão e manutenção na indústria química    $nza322fswpg - 6 estratégias para otimizar a gestão e manutenção na indústria química

Siga-nos