Gestão de Estoques: o que é e a importância na manutenção

A falta de planejamento na gestão de estoques pode causar paradas prolongadas e custos que vão na contra mão da manutenção de classe mundial. Entenda neste artigo o que é a gestão de estoques, os tipos e como controlar de forma eficaz com a ajuda de um software.

Entenda neste artigo o que é a gestão de estoques, os tipos e como controlar de forma eficaz com a ajuda de um software.

Em um mercado altamente competitivo, suprir as necessidades do cliente com agilidade está entre os pontos chave das empresas de maior sucesso. Sendo assim, a Gestão de Estoque tem um papel fundamental para uma empresa se destacar no mercado.

Essa gestão é um ponto de extrema importância para o planejamento e controle da produção, pois só assim é possível trabalhar com estoques reduzidos e com mais agilidade, sem prejudicar a programação dos serviços e seus resultados. 

O estoque deve atender a todos os departamentos da empresa e, muitas vezes, o setor de manutenção acaba sendo esquecido, gerando grandes perdas na produção, risco contra a segurança dos funcionários e contra o meio ambiente.

Para entender mais sobre a gestão de estoque e evitar transtornos ao seu negócio, continue a leitura. Você vai entender mais sobre o que é a gestão de estoques, os tipos de estoque e ainda como controlar de forma eficaz com a ajuda de um software. Comprove!

Compartilhe!

O que é Gestão de Estoque?

Gestão de Estoque é o processo que cuida do planejamento, controle e supervisão de todos os produtos, materiais e mercadorias de uma empresa. É importante pois garante que a matéria prima para a produção e para o bom funcionamento da empresa esteja sempre disponível e dentro da data adequada de uso.

No estoque também ficam armazenados aqueles produtos que já foram finalizados e estão prontos para o envio. Uma gestão eficiente é aquela que garante que não falte materiais para a produção e também que itens desnecessários não se acumulem no estoque.

Com um gerenciamento eficaz  do estoque, é possível disponibilizar os itens para um determinado trabalho no momento que ele é solicitado. Assim é possível atender a demanda dos clientes e controlar os custos sobre a produção, pois a empresa tem condições de adquirir os materiais sem precisar comprar de última hora e a preços mais elevados.  

Tipos de estoque

O estoque é o local onde ficam armazenados os produtos, mercadorias e os itens indispensáveis para a empresa. Porém, cada empresa possui suas demandas específicas assim como a disponibilidade de local para tal armazenamento. Portanto, cada negócio escolhe o tipo de estoque mais adequado à sua realidade.

A seguir listamos os 4 tipos de estoque mais utilizados na indústria. Lembramos que citamos apenas alguns dentre os vários existentes. Cada negócio vai se adequar de acordo com a sua demanda. Acompanhe:  

  • Estoque de Segurança: é aquele em que os produtos armazenados só serão utilizados quando há um imprevisto ou uma excelente oferta ou oportunidade de venda. Ele serve como uma garantia para a empresa até que o estoque possa ser novamente ressuprido, uma vez que garante uma margem de manobra para lidar com flutuações na demanda ou do fornecimento. Pode ser utilizado inclusive em momentos de alta da matéria-prima até que a empresa consiga negociar a compra. 
  • Estoque de fluxo:  é aquele causado pelo tempo de reposição, ou seja, é aquele estoque que a empresa precisa ter considerando possíveis atrasos nas entregas de fornecedores, atrasos na produção por máquinas paradas, pedidos de última hora, entre outros fatores. Portanto, esse sistema de estoque impede que o negócio fique parado.   
  • Estoque sazonal: também chamado de estoque de antecipação, é aquele que existe para atender a uma demanda que foge à capacidade de produção da empresa. Há épocas em que determinado item pode ser mais requisitado que em outros momentos, então a empresa precisa se preparar para conseguir suprir o seu mercado nesses momentos.
  • Estoque de ciclo: é aquele em que os produtos são armazenados de forma simultânea à produção de outro tipo, pois são vendidos de forma cíclica, ou seja, enquanto um item está sendo produzido, o estoque de outro equivalente está sendo vendido e vice versa. Geralmente é utilizado em grandes empresas e envolve vários produtos no ciclo.

Além dos citados, há ainda: Estoque Inativo; Estoque Máximo; Estoque Regulador; Estoque de Contingência; Estoque em Trânsito; Estoque Consignado e Dropshipping.

Há formas de se calcular o estoque e a melhor maneira de realizá-los é com a ajuda da tecnologia, através de softwares que já são desenhados levando em consideração os números críticos da sua estratégia. Mas se você não possui ainda uma ferramenta para tal cálculo, temos uma planilha que pode te ajudar nos seus controles. Acesse a seguir: 

 

Como se faz a gestão de estoque?

Para elaborar um bom plano de ressuprimentos é importante analisar alguns pontos como:

  • O tempo de reposição; 
  • Os custos de aquisição a armazenagem; 
  • A facilidade de reposição, entre outros fatores.    

Alguns fatores são de extrema importância quando falamos em gestão do estoque relacionado à manutenção. É preciso analisar assim se os custos de ressuprimento ou de armazenagem são vantajosos; se o tempo de máquina parada, aguardando peças, é mais barato que manter estoques na empresa, etc. 

O espaço físico necessário, o custo e valor de estoque investido, a segurança para evitar quebras, roubos ou a inutilização dos itens de estoque são fatores que devem pesar na análise de ressuprimento e estocagem.  

Gestão de estoque no planejamento da manutenção

Para a manutenção de equipamentos e paradas planejadas a gestão do estoque deve ser tratada como prioridade. A falta de planejamento de estoque pode causar paradas prolongadas, custos com a queda na produção e outros recursos.

É preciso que se informe as necessidades de consumo, assim a  equipe de produção estará alinhada com o departamento de vendas. A análise de consumos passados, registrados nas O.S.s, devem funcionar como um ponto de referência. A comparação entre equipamentos e a expectativa de vida entre eles, também devem ser consideradas.

Outro ponto de suma importância para a gestão de estoques e manutenção é a ferramentaria. Empresas que não realizam essa gestão têm custos elevados com a reposição desses itens, isso sem mencionar os demais custos.  A gestão deve abranger tanto a utilização das ferramentas quanto o descarte e os valores mínimos necessários para utilização, pela equipe de manutenção.

Importante destacar que um grande vilão contra o planejamento de estoque, é a tão temida manutenção corretiva. Essas consomem materiais e peças de forma emergencial e sem programação, alterando assim todo o processo de ressuprimento.

Sistemas para gestão de estoque

A tecnologia é uma forte aliada para as empresas no momento de realizar o controle dos seus estoques. Isso porque quanto maior for o estoque, mais detalhado precisará ser o seu controle. Sendo assim, controles manuais podem ser desastrosos para uma empresa que possui muitos ativos nos seus estoques.

No mercado existem diversas ferramentas para controle de estoque. Com um software, a rastreabilidade dos ativos é mais fácil, o que garante mais controle aos gestores. A informatização permite inclusive emitir alertas para estoques abaixo dos valores estipulados para que o setor de compra ou produção prossiga com o ressuprimento.

Além de todos os benefícios, as empresas ganham em agilidade e o Planejamento e Controle de Produção (PCP) consegue trabalhar de uma forma mais segura para garantir as demandas da empresa.

O software Engeman® é especialista em gestão da manutenção e também realiza o controle de estoque. Nele é possível vincular o estoque às ordens de serviço da manutenção e gerar alertas sempre que o estoque estiver abaixo das taxas estabelecidas pelo usuário. 

Veja a experiência do nosso cliente na gestão de seus estoques: Controle estratégico de estoque: saiba como a Yazaki conseguiu otimizar seu controle de estoque e reduzir custos

copia de planilha cntrole de estoque engeman 300x180 - Gestão de Estoques: o que é e a importância na manutenção

A seguir listamos alguns relatórios que a sua gestão de estoque poderá obter através do software Engeman®:

relatorio gestao de estoque controle de materiais 1024x682 - Gestão de Estoques: o que é e a importância na manutenção

relatorio gestao de estoque controle de materiais 2 1024x315 - Gestão de Estoques: o que é e a importância na manutenção

relatorio gestao de estoque materiais a ressuprir 1024x417 - Gestão de Estoques: o que é e a importância na manutenção

Existem outros modelos dentre os mais de 290 disponíveis que são indicados para um controle mais efetivo de estoque. Caso a sua empresa precise de um relatório mais específico, é possível realizar a personalização levando em consideração a realidade do seu negócio.

A emissão de relatórios permite um acompanhamento detalhado para a equipe de gestão para que toda a estratégia da empresa seja seguida sem correr o risco de ser surpreendida por falta ou excesso de material no estoque. 

Leia também: Qual o sistema de gerenciamento de estoque e consumo mais adequado?

Conclusão

Como vimos, o estoque é uma parte vital de qualquer negócio, desempenhando um papel fundamental na gestão da cadeia de suprimentos, na satisfação do cliente e na eficiência operacional. 

Da mesma forma que as políticas de administração de estoques devem ser claras e bem definidas para que não gerem surpresas, as rotinas e procedimentos devem priorizar os equipamentos de importância declarada para o pleno funcionamento da produção.

A gestão de estoques é um desafio e dela depende o sucesso do negócio. Empresas que produzem materiais perecíveis, principalmente, precisam de um controle rigoroso da sua armazenagem. Empresas que possuem maquinário crítico precisam manter o estoque de ferramentas em dia para não ser surpreendido com paradas e falta de peças para a manutenção.

Como você pôde ver, para o sucesso de um negócio diante da alta competitividade do mercado passa por uma gestão assertiva dos seus estoques. O estoque, a manutenção, e todas as áreas da sua empresa precisam estar conectadas para funcionarem como o corpo humano, em perfeita harmonia. 

Precisa de um software de gestão flexível e que entenda as demandas da sua empresa? O Engeman® te ajuda a gerenciar a sua manutenção levando mais confiabilidade aos seus processos e potencializando os seus resultados. Preencha seus dados nos campos abaixo e solicite uma demonstração grátis com nossos especialistas.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos