Plataformas em Cloud: como elas auxiliam nos processos de manutenção?

Uma parada não programada gera estresse para os colaboradores. A adoção de uma plataforma cloud visa reduzir falhas que geram improdutividade. Entenda mais neste artigo!

A adoção de uma Plataforma Cloud visa evitar esse tipo de dor de cabeça e, da mesma forma, reduzir falhas que geram improdutividade. Acompanhe este artigo para entender como essas plataformas podem auxiliar nos processos de manutenção.

A garantia de produtos de qualidade e em tempo hábil são a base para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, os gestores da manutenção sempre procuram por estratégias eficazes que os auxiliem na tomada de decisões.  

Para garantir essa tomada de decisões assertivas, a acessibilidade e gestão dos dados é essencial. Isso significa que não há brechas para achismos e improvisações, já que qualquer detalhe pode colocar em risco a segurança dos funcionários e a integridade dos sistemas.

Nesse sentido, a adoção de uma Plataforma Cloud visa evitar esse tipo de dor de cabeça e, da mesma forma, reduzir falhas que geram improdutividade. Acompanhe este artigo para entender como essas plataformas podem auxiliar nos processos de manutenção.

Compartilhe!

O que é Plataforma Cloud? 

Certamente você já ouviu os termos nuvem, cloud computing ou computação em nuvem. Este termo pode deixar muita gente na dúvida se é realmente seguro e se os dados do negócio estão realmente disponíveis. 

A plataforma em cloud é o termo utilizado para referir-se à estrutura digital que agrupa servidores para armazenamento e processamento de computadores por meio de um ambiente online. Isso significa que em vez de instalar softwares nos servidores da empresas, eles serão instalados em um servidor externo.

Com a contratação de uma plataforma em cloud, a empresa não tem a necessidade de manter um grande servidor na sua empresa, além de ganhar em escalabilidade dos serviços, redução de custos, disponibilidade, atualizações, acessibilidade e segurança de dados.

Leia também: Cloud Computing – como gerenciar a manutenção em nuvem

Benefícios das plataformas em cloud na manutenção

No setor da manutenção,uma parada não programada gera estresse para os colaboradores e, dependendo de suas proporções e da demora na retomada das atividades do departamento, pode colocar em xeque a capacidade da equipe de manutenção. 

Portanto, as plataformas em cloud auxiliam nos processos de manutenção de forma muito positiva. Veja a seguir alguns dos benefícios que a computação em nuvem pode levar para a gestão da manutenção:

1. Consulte, colete e envie informações de onde estiver

O uso de cloud computing revolucionou a forma como os setores das empresas organizam as informações de suas áreas.

Antigamente, a documentação da área de manutenção dependia do uso de ordens de serviços em papel, preenchimento de planilhas ou de formulários digitais.  Agora, por meio de um aplicativo e usando um tablet, smartphone ou notebook.

Outra facilidade agregada pela computação em nuvem foi a comunicação e interação com as pessoas atendidas.

Mobilidade e diminuição da burocracia, além disso, são dois ganhos proporcionados.

2. Tenha acesso ao histórico com apenas um clique

Já imaginou como seria bom se, por exemplo, ao chegar para realizar uma manutenção corretiva, você tivesse acesso a todo o histórico de interações, troca de componentes ou ações preventivas realizadas naquele equipamento em específico?

Isso se torna possível ao utilizar uma plataforma cloud na manutenção. A nuvem, além disso, permite rodar um software que indicará todo o histórico do sistema ou maquinário.

3. Automatize processos usando uma plataforma cloud na manutenção

O terceiro benefício da computação em nuvem era impensável nos tempos em que os controles eram realizados em planilhas. Trata-se da automatização de processos.

Por meio da plataforma cloud é possível, portanto, indicar para o técnico, da mesma forma, se as peças para realizar uma manutenção estão disponíveis. Tudo isso de maneira automatizada pelo software de manutenção!

 

4. Siga um plano de manutenção

Existem diversos tipos de planos de manutenção: preventiva, corretiva planejada, corretiva não planejada, baseada em eventos, detectiva, periódica, com data específica, de calibragem de equipamentos, entre outros.

O treinamento dos profissionais de manutenção serve para capacitá-los a executar esses diferentes tipos de atendimento. Contudo, dependendo da complexidade dos planos de manutenção, os técnicos vão precisar de auxílio para recordar todos os detalhes necessários para concluir com êxito um chamado. É nesse momento em que a plataforma cloud apoia a manutenção!

Ou seja, ela funcionará desta forma, portanto, como um reforço aos treinamentos e capacitações realizados por sua equipe.

5. Agilize a tomada de decisão e a execução das manutenções

Tomar decisões rápidas sobre o que deve ser feito, como fazer, quem envolver e quanto gastar para solucionar um problema são atividades importante na  manutenção. A plataforma cloud facilita isso ao reunir todas as informações necessárias em um painel.

Também receberão, depois disso, auxílio para executar a manutenção de forma ágil ao seguir os planos previamente configurados no software.

Vale lembrar que eles poderão fazer isso de onde quer que estejam.

6. Reduza custos

Reduzir custos com manutenção significa reforçar as operações preditivas e preventivas para diminuir as atividades corretivas. Também possibilita ter mais controle sobre o orçamento, capacidade de atendimento da equipe, utilização de recursos e peças de reposição.

Depois disso, em uma simulação de cenário, chegamos a detectar 32% de diminuição das despesas ao se investir em um software de manutenção baseado em nuvem.

7. Comprove o valor da área de manutenção

A simples comprovação do retorno sobre o investimento em uma ferramenta de gestão da equipe de manutenção, por exemplo, já seria um argumento suficiente para muitas empresas investirem em um software baseado em nuvem.

Contudo, como resultado, a plataforma cloud cria uma outra possibilidade: você pode utilizar métricas, da mesma forma.

Investir em uma plataforma cloud na manutenção é assegurar que sua área estará apta a agir com rapidez; é garantir que apenas os recursos necessários serão usados no atendimento aos solicitantes.

Plataforma Cloud Engeman®

O software Engeman® é uma solução que auxilia a gestão da manutenção a tratar os dados do seu setor com assertividade. Disponibiliza as ferramentas necessárias para que os indicadores de manutenção possam ser controlados de forma amigável no sistema.

Com o Engeman® Cloud não é necessário configurar um servidor complexo. Basta solicitar o programa, que o fornecedor providencia toda a infraestrutura. Nesse formato, os upgrades acontecem automaticamente em intervalos definidos pelo usuário.

Cada cliente tem uma ferramenta personalizada de acordo com as suas demandas, contando com o apoio de uma equipe experiente na implementação de Computerized Maintenance Management System (CMMS).

Além do mais, o Engeman® é confiável, estável e acessível. Como tudo é armazenado virtualmente, as falhas de um hardware são facilmente solucionadas. O SLA é de 95,5% de disponibilidade, não exigindo que você espere horas enquanto algum técnico de TI resolva o seu problema. Tudo isso acontece por causa de uma parceria entre o Engeman®, a Microsoft e a Azure.

Conclusão

Como visto, os benefícios das plataformas em cloud são indiscutíveis. Com a alta competitividade no mercado, ter a segurança de todos os dados acessíveis e em segurança nas plataformas em nuvem é um grande alívio para a gestão da manutenção de toda empresa.

O uso de um software de gestão promove a utilização mais inteligente dos dados captados. Mantendo-os na nuvem, eles ficam à disposição em tempo integral, permitindo que o Cloud Computing seja o motor da inovação na empresa. 

Portanto, aprofunde-se mais nesse tema e entenda de uma vez por todas o que é cloud computing e como essa estratégia pode ajudar na sua manutenção através de um bate-papo com nossos especialistas!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

     

    Siga-nos