Como controlar a manutenção preventiva de veículos?

A manutenção preventiva de veículos traz benefícios é dinônimo de maior economia. Alguns itens devem ser especialmente observados. Acompanhe para saber mais.

manutencao-preventiva-de-veiculos
Compartilhe!

A manutenção preventiva é um assunto sempre celebrado, uma vez que, como resultado,  os seus benefícios são muitos e indiscutíveis. Quando associada à frota, além de verificarmos os importantes índices de confiabilidade, disponibilidade e vida útil, parece que a segurança de quem vai usar os veículos e o respeito com o meio ambiente são outros assuntos que devem ser levados em consideração.

Sabemos que o mais comum, infelizmente, é que se entenda a manutenção preventiva como gasto desnecessário de dinheiro, como prejuízo. No entanto, da mesma forma, se realizados de forma sistemática e responsável, provavelmente, devidos aos cuidados permanentes com a frota trarão facilidades reais na conservação de cada carro da empresa e informações suficientes para a boa gestão dos ativos, do mesmo modo,  incluindo as decisões financeiras. As manutenções preventiva e preditiva significam, na verdade, maior economia e menos perdas durante os processos de produção.

Alguns itens devem ser especialmente observados. Anote:

    1. Pneus

Economia e segurança. Somente com o acompanhamento adequado será possível saber qual é o momento certo para trocar os pneus,  certamente evitando gastos antes da hora, entregas e viagens em atraso, acidentes por falhas evitáveis, etc.

    2. Combustível

Um erro bastante comum, na gestão de frota, é trabalhar com uma média padrão de consumo de combustível. Cada veículo, como resultado, tem uma média específica de gasto uma vez que, pela razão que devido a vários fatores influenciam nesse resultado. Do mesmo modo,  inclusive, é possível, a partir do gráfico de consumo, verificar se há alterações muito expressivas de um determinado tempo para outro e fazer leituras sobre a situação mecânica do veículo.

    3. Motor regulado e bateria carregada e em boas condições

O consumo e a durabilidade do motor dependem diretamente da sua regulagem. Inclusive, a poluição emitida pelos veículos, em grande parte, se deve à falta de acompanhamento do motor e bateria. Importante destacar que, do mesmo modo,  no que se refere à bateria, corre-se ainda o risco de desgastes irreversíveis de componentes do sistema elétrico do veículo.

    4. Plano de manutenção estabelecido pelo fabricante

Todos os veículos saem de fábrica com um manual de instruções. Ali estão contidos os procedimentos preventivos mais importantes a serem realizados, com foco na preservação e confiabilidade dos carros.

Destacamos, do mesmo modo,  algumas dúvidas frequentes, cujas respostas (parâmetros) mais confiáveis poderão ser lidas no manual:

  • Nível do fluido do radiador e lubrificantes em geral;
  • Carga recomendada;
  • Limpador de para-brisa e palhetas;
  • Luz de ré e outras luzes externas;
  • Pneus;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Pastilhas de freios;
  • Sinto de segurança;
  • Extintor de incêndio;
  • Suspensão;
  • Embreagem.

    5. Rotas e estradas utilizadas

Cada rota é uma, apresentando infinitas possibilidades de desgastes. Aqui, provavelmente, assim,  devem ser considerados os quilômetros rodados, devido as condições das estradas e o histórico de cada veículo.

    6. Veículos diferentes, gastos diferentes

Tente gerenciar os veículos por agrupamentos: marca, modelo, ano de fabricação, rotas mais frequentes…. Assim, como resultado, é possível cadastrar uma série de prováveis problemas que acometerão cada grupo, norteando a manutenção preventiva.

    7. Executar ações de manutenção, sem consultar o histórico dos equipamentos.

E quando os gastos superam o programado? Todos sabemos que isso acontece frequentemente e é um tormento para os envolvidos. Um dos possíveis motivos para essa recorrência é a falta de planejamento, devido aa partir dos dados computados. Há quem não gere esses dados e há quem gere, sem jamais usá-los na rotina. Consultando os históricos, fica mais fácil detectar sintomas, as suas possíveis causas e evitar complicações.

    8. Documentação, incluindo controle de multas.

Nunca relaxe com relação à documentação do carro,  assim incluindo o pagamento das multas e controle dos pontos perdidos, na (s) carteira (s) do (s) condutor (es). Esquecimentos dessa natureza podem provavelmente trazer grandes prejuízos diretos ou indiretos.

Os argumentos de que manutenção preventiva de veículos é um investimento enquanto não um gasto desnecessário são intermináveis. O foco desse artigo certamente foi o de apresentar alguns itens que merecem atenção quando o assunto for a melhor forma de se cuidar de uma frota: respeitando as características e a rotina, de cada grupo de veículos.

Você também vai gostar de ler:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos