Como otimizar e organizar os custos com manutenção?

A gestão da manutenção é apenas uma das formas de reduzir os custos. Como em todas as áreas do negócio, ela deve prever um cronograma orçamentário. Confira como otimizar estes custos no blog post!

A gestão da manutenção é apenas uma das formas de reduzir os custos. Como em todas as áreas do negócio, ela deve prever um cronograma orçamentário.
Compartilhe!

A gestão da manutenção e otimização dos processos em geral têm se tornado prioridade nas empresas. Frente a um mercado cada vez mais competitivo, é preciso evitar problemas e falhas a fim de entregar sempre o melhor serviço aos clientes e reduzir o custo de manutenção.

Muito além da realização de consertos, a gestão da manutenção deve ser vista como uma estratégia que visa prevenir erros e gastos desnecessários, mantendo a produtividade e a confiabilidade da empresa junto ao público. Afinal, é necessário evitar a perda de dinheiro e clientes quando as máquinas param de forma repentina.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como o modelo de alocação de recursos financeiros teve uma reestruturação com as facilidades propostas pela tecnologia. Além disso, vamos trazer possibilidades relacionadas à organização dos setores de manutenção. Boa leitura!

Estabeleça um orçamento

A gestão da manutenção é apenas uma das formas de reduzir os custos. Como em todas as áreas do negócio, ela deve prever um cronograma orçamentário e o investimento em processos e recursos humanos.

Um orçamento bem elaborado impede os gastos não planejados e, principalmente, garante a sobra de dinheiro ao fim do mês. Há diversas formas possíveis.

Ele pode ser contínuo, permitindo analisar o orçamento como um todo e atualizá-lo mensalmente, de acordo com as necessidades; ou estático, que não muda com o passar do tempo e não pode ser alterado.

Ao criar o documento, inclua todos os elementos e custos de um processo de manutenção, bem como em treinamento e capacitação de equipe.

Uma boa dica é dividi-lo em: materiais, ferramentas e recursos ou serviços contratados, para ter a previsão exata das despesas em cada uma das etapas.

Além de eficiente, o orçamento poderá ajudar a área a comprovar o retorno de investimento, para assegurar a obtenção de resultados positivos.

Mapeie os processos

Para organizar qualquer área da empresa, é de extrema importância mapear os processos. Somente dessa forma será possível acompanhar a realização das atividades previstas.

O mapeamento também é importante para identificar o custo de cada etapa e quais pontos estão onerando mais o seu negócio, além do motivo do valor ser mais alto em relação aos demais.

Treine a equipe

Conforme mencionado acima, é importante investir no treinamento da equipe para otimizar os custos de manutenção. Os colaboradores são os responsáveis por operacionalizar o processo, manusear as máquinas e equipamentos e, claro, garantir o funcionamento do setor e do negócio.

Nesse sentido, é importante capacitar a equipe para garantir maior qualidade nos serviços prestados. Além disso, contar com profissionais especializados gera maior confiabilidade à empresa e reduz as chances de imprevistos na produção.

Priorize atividades

As tarefas relacionadas à manutenção são muitas e possuem impacto direto nas atividades fim da empresa, bem como nos custos. Por isso, é importante saber priorizar as ações e criar um fluxo de trabalho de acordo com o planejamento a longo prazo.

Identifique as demandas e organize-as com base na importância e na influência que elas têm para sua organização. Atividades menores, que não interferem diretamente nas ações da empresa, devem ser deixadas em segundo plano.

Priorizar as atividades e designá-las de acordo com a experiência e expertise de cada colaborador ocasiona um aumento na produtividade e uma diminuição significativa dos custos.

Elabore um plano de manutenção emergencial

Os problemas acontecem sempre sem prévio aviso, não é mesmo? Por isso, uma das formas de organizar os custos e otimizá-los é sempre ter um plano emergencial.

Isso garantirá que não haja uma interrupção longa nos trabalhos, permitindo que os prazos sejam cumpridos.

Além da manutenção emergencial, é importante avaliar os motivos que levaram à falha em particular, a fim de evitar sua repetição.

Aposte na manutenção preventiva

Uma das melhores formas de otimizar os custos com manutenção é, justamente, investindo na prevenção. Hoje em dia ainda é muito comum que as empresas deixem para se preocupar com a conservação dos equipamentos e processos.

No entanto, isso pode aumentar consideravelmente os custos.

Por isso, estabeleça um cronograma de manutenção e siga-o à risca. Não se esqueça de compartilhar com seus colaboradores e gestores. Ao realizar manutenções preventivas e periódicas, é possível aumentar a vida útil dos equipamentos e a eficiência da empresa.

Utilize softwares de gestão e a tecnologia a seu favor

A tecnologia tem mudado as rotinas corporativas. Por meio de aplicativos e softwares de gestão, é possível acompanhar em tempo real as atividades realizadas em toda a empresa.

Utilizar esses recursos é uma ótima opção, pois eles permitem coletar dados logísticos, registrar as atividades e o tempo de execução das mesmas, bem como realizar um monitoramento cada vez mais eficaz da manutenção, desde os equipamentos e ferramentas até a gestão da mão de obra.

Dessa forma, é mais fácil identificar ineficiências, falhas e oportunidades de melhorias, aumentando a produtividade, a segurança.

Dessa maneira, é perceptível que algumas ações simples podem ajudar as empresas a organizar e prever o custo de manutenção, sem afetar o orçamento de forma drástica e impactar negativamente os fluxos de operações de negócio.

Gostou do post? Quer saber mais sobre como reduzir custos com manutenção e outros temas relacionados? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Estamos no Facebook, Instagram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos