Controle de PMOC com o Engeman®
Engeman Software de Manutenção Termos e Siglas

Controle de PMOC com o Engeman®

Engeman
Escrito por Engeman

​O PMOC é um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido na portaria 3.523/MS, em vigor desde 28 de agosto 1998, com foco na preocupação mundial com a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados e na ampla e crescente utilização de sistemas de ar condicionado no país. 

Essas avaliações se fazem importantes em função da interferência desses aparelhos na saúde, no bem-estar, conforto e na produtividade das pessoas submetidas aos ambientes climatizados artificialmente.

O PMOC precisa estar disponível e ser obrigatoriamente aplicado quando um estabelecimento ultrapassa a carga térmica de 60.000 BTUs, sendo esse valor de um aparelho ou da soma de vários equipamentos menores. A empresa é analisada num panorama geral e não apenas por setores, ou seja, se ela atingiu a carga térmica mínima, terá de providenciar o PMOC.

O Engeman® possibilita o cadastro de todas as aplicações de um estabelecimento e agrupá-los para melhor gestão e controle da manutenção. O campo carga térmica, soma o valor de BTU’s de todas as aplicações inseridas no agrupamento. Observe a tela (imagem 1).

A manutenção visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade de um equipamento ou instalação, que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções para as quais foi projetado. 

O Engeman® possibilita o controle dos Planos de manutenção descritos no PMOC, a impressão da Ordem de Serviço, contém a identificação do estabelecimento que possui ambientes climatizados, a descrição das atividades a serem desenvolvidas, a periodicidade delas, com emissão de cronogramas, as recomendações a serem adotadas em situações de falha do equipamento e de emergência, para garantia de segurança do sistema de climatização e outras de interesse.

O PMOC deve ser assinado por um responsável técnico que precisa ser um engenheiro civil ou mecânico ou técnico em eletrônica e refrigeração, desde que filiado ao CREA.

O Engeman® gerencia as recomendações a serem adotadas no PMOC, que correspondem a uma listagem de atividades, com os respectivos recursos que formarão o histórico de serviços executados. 

Esses procedimentos são utilizados no detalhamento das ordens de serviço e histórico das tarefas e as subtarefas realizadas nos planos de manutenção.

As práticas de manutenção devem ser aplicadas em conjunto com as recomendações de manutenção mecânica da NBR 13.971 – Sistemas de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Ventilação – Manutenção Programada da ABNT, assim como aos edifícios da Administração Pública Federal o disposto no capítulo Práticas de Manutenção, Anexo 3, itens 2.6.3 e 2.6.4 da Portaria n.º 2296/97, de 23 de julho de 1997.

O somatório das práticas para garantia do ar e manutenção programada visando o bom funcionamento e desempenho térmico dos sistemas, aliados com um software de manutenção, permitirá o correto controle, histórico confiável das manutenções e controle eficaz dos ambientes. 

Todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, observando as determinações que visa a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes. Manter limpos os componentes do sistema de climatização, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno. 

Não permita que a lucratividade de sua empresa fique comprometida por falta de organização e manutenção adequada dos equipamentos.

No encerramento das O.S.s PMOC, informe o material gasto, a aplicação que recebeu manutenção, o funcionário, tipo de serviços programados e realizados, na finalidade de extrair informações gerenciais e histórico confiável.

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This