Como fazer o controle de combustível da frota? Confira!

Todo gestor precisa priorizar o controle de combustível da frota. O abastecimento de veículos gera uma das maiores despesas desse tipo de negócio. Confira como fazer este controle!

como-fazer-o-controle-de-combustivel-da-frota
Compartilhe!

Todo responsável precisa priorizar o controle de combustível da frota. Isso porque o abastecimento de veículos gera uma das maiores despesas desse tipo de negócio.

Após levar em consideração fatores como esse, é possível realizar uma boa gestão da sua frota. Realizando esse controle, você conseguirá economizar e otimizar o seu trabalho, podendo usar esses recursos para outros investimentos.

Como isso pode ser considerado uma tarefa delicada, fizemos este post para você. Aqui, será possível encontrar diversas dicas para controlar o gasto de combustível e, assim, diminuir suas despesas. Então, leia com bastante atenção até o final!

Realize a capacitação dos condutores

É preciso que a equipe responsável pela condução da frota esteja consciente da importância do controle de combustível. Afinal, a forma como eles realizam o seu trabalho interferem diretamente na conta final. Portanto, realize palestras, cursos e treinamentos para que eles possam colaborar da melhor forma possível com qualquer ação que seja feita.

Faça a manutenção preventiva dos veículos

A manutenção preventiva é um conjunto de técnicas desenvolvidas para evitar qualquer tipo de falha ou defeito, seja em um serviço ou em um maquinário. Ela deve ser feita periodicamente para que se verifique a qualidade do objeto analisado. Muitas a encaram como um gasto desnecessário, mas, na realidade, ela é um dos melhores investimentos a serem feitos.

No caso da frota, sabe-se que veículos que não estejam em boas condições precisam de mais combustível para seu funcionamento. Assim, realizando todas as revisões necessárias, você garante que seus carros estão em um bom estado para o trabalho.

Identifique as melhores rotas

A lógica desse tipo de gasto é simples: quantos mais quilômetros rodados, maior a quantidade de combustível utilizado. Então, é essencial que se identifique as melhores rotas para os destinos desejados, diminuindo a distância percorrida. Porém, é preciso ficar atento, pois algumas rotas, mesmo que menores, podem ser perigosas e, talvez, devam ser desviadas.

Tenha os postos de abastecimento como parceiros de negócio

Uma forma de conseguir fazer um eficiente controle de combustível é tratar os postos de abastecimento como parceiros do seu negócio. Para isso, é preciso estabelecer uma relação mais forte com eles, dando preferência aos que sejam de confiança e oferecem produtos de qualidade.

Dessa forma, você pode propor, por exemplo, que toda sua frota abasteça em apenas um posto, em troca de maiores prazos, melhores condições de pagamento e descontos.

Cuide dos pneus dos veículos

Diversos detalhes elevam o gasto de combustível, por isso, é preciso ficar atento. Os pneus, quando não estão devidamente calibrados, fazem com que o motor trabalhe com mais força, o que aumenta o consumo.

Então, esse é um dos pontos a se tratar com os condutores, para que eles fiquem atentos aos pneus, calibrando-os sempre que necessário. Pequenas atitudes como essa fazem toda a diferença, visto que o prejuízo que os pneus podem trazer ao longo do tempo é alto.

Identifique individualmente cada veículo

Qualquer tipo de análise necessita de um estudo individual do objeto. No caso de frotas, é preciso que cada veículo e cada motorista seja identificado separadamente para que seja verificado as qualidades e defeitos de cada um. Além disso, será possível apurar gastos excessivos, relação com o local de abastecimento e rotas que demandam maiores gastos.

Realize a verificação de distâncias percorridas

Um procedimento fácil e eficaz para se controlar o gasto de combustível é analisar a quantidade necessária para se percorrer certa distância. Assim, você pode compará-la com a quantidade informada pelo fabricante, constatar se existe alguma divergência e buscar a solução adequada, se for o caso.

Tenha uma frota homogênea

Ao dar preferência por uma frota homogênea, ou seja, ter o mesmo veículo em toda frota, você otimiza muito o seu trabalho. Isso porque é mais complicado ter modelos diversificados. Quando se tem um mesmo tipo, todos esses procedimentos podem ser padronizados e aprimorados.

É claro que dificilmente a frota será toda parecida, portanto, não é recomendado se livrar de veículos só por eles não serem iguais. Porém, é interessante começar a fazer as novas aquisições baseadas em um só modelo.

Utilize softwares para realizar um controle mais rigoroso

Em empresas pequenas é possível realizar o controle do combustível sem o auxílio de tecnologia, mesmo com alguma dificuldade. Porém, conforme a empresa cresce e o número de veículos aumenta é preciso contar com o auxílio de softwares para um controle de combustível realmente efetivo.

Atualmente, estão disponíveis no mercado programas que enviam e disponibilizam as informações em tempo real sobre a rota feita, as despesas, a velocidade etc. Assim, você terá em mãos tudo que você precisa saber para tomar as melhores decisões.

Esses softwares não ajudam simplesmente em assuntos relacionados ao combustível, mas na gestão como um todo. Dessa forma, ele ajuda no planejamento da empresa, dando um maior controle e monitoramento de todos os setores.

O controle de combustível é uma das formas mais eficientes de gerar economia para o seu negócio. Além disso, as táticas aplicadas para isso também ajudam na duração e qualidade da sua frota. Portanto, tome essas atitudes da melhor maneira possível, para que sua empresa possa crescer trazendo os melhores resultados.

Agora que você já sabe melhor como fazer o controle de combustível, que tal aprimorar ainda mais a sua gestão de frota? Para isso basta ler o nosso artigo “Como a telemetria pode ajudar na Gestão de Frota?” e aproveitar todas as nossas informações!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos