Dados confiáveis, trabalho seguro
ARTIGOS Manutenção

Dados confiáveis, trabalho seguro

Engeman
Escrito por Engeman

Das Normas Regulamentares, as NRs, vamos nos concentrar, neste texto, na NR-12, que cuida da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Vamos falar um pouco sobre essa norma tão importante para o dia a dia daqueles que trabalham com manutenção e sobre algumas de suas disposições.

A NR-12 trata:

  • da proteção do trabalhador no uso de máquinas e equipamentos, com a descrição de características específicas associadas a cada um deles;
  • dos arranjos físicos e instalações dos equipamentos definindo critérios mínimos de condição dos locais e das áreas de trânsito onde serão instalados quaisquer equipamentos;
  • das instalações e dispositivos elétricos, parte onde ela está diretamente ligada à NR-10, da qual falaremos em breve;
  • dos Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada, sistema de segurança, dispositivos de parada de emergência, meios de acesso permanente, componentes pressurizados, transportadores de materiais e aspectos ergonômicos da instalação, do local e do próprio equipamento, definindo assim critérios de segurança para o operador e para todos que estejam próximos do local de trabalho.

A parte que destacaremos na NR-12, em função de a Manutenção ser sempre o nosso foco, é a que estabelece que se deve priorizar a manutenção preventiva e a ágil prestação da manutenção corretiva. Essa passagem determina que, em função de possíveis riscos na execução da manutenção, esse serviço somente deve ser prestado por profissionais legalmente habilitados, na área do risco identificado.

A NR-12 determina ainda que, seja qual for a natureza da manutenção, deve-se registrar o histórico das ações, em livro próprio, ficha ou sistema informatizado, bem como disponibilizar esse conteúdo para todos os trabalhadores envolvidos na operação.

Atenção para o que não pode faltar nos registros:

  • Cronograma de manutenção;
  • Data da realização de cada serviço;
  • Serviço realizado;
  • Peças reparadas ou substituídas;
  • Condições de segurança do equipamento;
  • Indicação conclusiva quanto às condições de segurança da máquina;
  • Nome do responsável pela execução dos serviços.

Encontram-se na NR-12 disposições sobre normas de segurança do local durante a execução das manutenções. As máquinas, equipamentos e todos os locais de operação devem ter sinalização de segurança. Essa sinalização pode ser por meio de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros, e deve ser usada em todas as fases de operação. Além disso, o operador deve sempre fazer inspeção das condições de operação e segurança, no início de cada turno.

A manutenção de máquinas e equipamentos deve atender às normas técnicas nacionais e, na falta dessas, normas técnicas internacionais. Importante que se entenda que a manutenção feita com competência técnica, metodologia e segurança para todos os envolvidos, é uma forte aliada na redução de custos e no consequente crescimento da empresa e do país. 

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This