Desafios na Implantação da Gestão da Manutenção
Gestão Manutenção

Desafios na Implantação da Gestão da Manutenção

A gestão da manutenção traz inúmeras vantagens, e vem se tornando um ponto-chave na gestão de várias empresas. No entanto, alguns desafios podem surgir durante a sua implantação. Alguns deles se manifestam a partir de velhas crenças em relação ao ambiente de manutenção e seu entorno. Eis alguns exemplos: 

  • Manutenções preventivas são caras e difíceis de programar: Esse pensamento é comum em ambientes onde só são executadas manutenções corretivas, pois, normalmente, acreditam que parar um equipamento para realizar uma manutenção preventiva é caro e inviável. Isso não é verdade. Caro é contar com a sorte para produzir e garantir a disponibilidade dos equipamentos. As paradas de manutenção podem ser programadas com antecedência e suas datas de execução podem e devem ser discutidas com outros setores, com o auxílio de um cronograma de manutenção, facilmente gerado por um software especialista em manutenção.
  • É necessária muita mão de obra para gerenciar a manutenção: Em ambientes onde há pouca ou nenhuma informatização, normalmente gastam-se horas para se extrair e analisar informações. De nada adianta um grande volume de informações se as mesmas forem estáticas, ou de difícil compreensão. Com um software especialista em manutenção, gráficos, relatórios e indicadores de manutenção são obtidos em segundos, ou podem inclusive ser obtidos automaticamente, através de envios agendados. Isso reduz drasticamente a necessidade de muita mão de obra para compilar informações.
  • Os custos de implementação de um software especialista em manutenção são altos: Um dos objetivos da implantação de um software especialista em manutenção é a redução de custos. Em alguns casos essa redução de custos ultrapassa os 50%! Em pouco tempo os custos de implementação serão pagos somente com a redução de custos. Além do mais, existem os ganhos com o aumento da produção e com a maior durabilidade dos equipamentos.
  • A equipe de gestores de manutenção não é qualificada o bastante: O software especialista em manutenção não é um software de balcão, portanto existe um acompanhamento antes, durante e depois da sua implantação, através de levantamentos de projetos, treinamentos e serviço de suporte técnico.
  • As informações devem ser em tempo real, a partir de qualquer lugar: Para um maior dinamismo na gestão da manutenção, conte com softwares especialistas em manutenção que trabalham com soluções móveis, agilizando e permitindo mobilidade na manutenção.

Estes desafios, embora comuns, podem ser superados com o auxílio de um software especialista em manutenção e com a devida importância à qualificação das equipes.

Deixar comentário.

Share This