Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A energia limpa é uma fonte de energia renovável que não emite gases de efeito estufa ou poluentes. Neste artigo você aprenderá mais sobre a energia limpa, seus tipos e como realizar uma gestão da manutenção eficiente nesses sistemas.

A energia limpa é uma fonte de energia renovável que não emite gases de efeito estufa ou poluentes. Aprenda mais sobre a energia limpa aqui.

Com o passar dos anos e com os avanços, tanto em tecnologia como em conhecimento, novas técnicas e estratégias começaram a acender o alerta para a sustentabilidade. Como continuar evoluindo sem prejudicar as gerações futuras? 

A resposta a essa pergunta começa na geração de energia, pois novas formas de produção começam a ser cada vez mais utilizadas. Fontes de energia limpa, ou seja, renováveis e que tragam o mínimo de impacto ambiental, é a solução para que continuemos a desenvolver de forma responsável e sustentável.

A geração de energia limpa é um dos assuntos mais festejados mundo afora e o Brasil não poderia ser diferente. De acordo com a International Energy Agency (IEA), os investimentos para o próximo ano estão cada vez mais promissores para este setor. 

Entendendo essa importância, trouxemos algum conhecimento sobre a energia limpa, o que é, quais os tipos de fonte de energia limpa e como é essencial a manutenção dos sistemas responsáveis por esta produção. Continue acompanhando para aprender mais!

Compartilhe!

O que é energia limpa?

A Energia Limpa é uma fonte de energia renovável que é gerada a partir de recursos naturais, como sol, vento, água e biomassa. 

Ao contrário dos combustíveis fósseis, que são poluentes e finitos, a energia limpa é sustentável e não emite gases de efeito estufa ou poluentes. Isso a torna uma alternativa mais segura e sustentável para o meio ambiente e para as pessoas.

Tipos de energia limpa

Existem vários tipos de energia limpa e a escolha da fonte de energia depende das necessidades e recursos locais. Uma fonte de energia limpa não emite poluentes atmosféricos durante a geração de eletricidade. A seguir saiba um pouco sobre algumas fontes de energia limpa:

Eólica

energia limpa o que e energia eolica 300x200 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia Eólica é gerada a partir do vento e pode ser capturada por meio de turbinas eólicas. Essas turbinas são compostas por pás que giram quando o vento as atinge, gerando energia mecânica. Essa energia é então convertida em eletricidade por meio de um gerador. A eletricidade gerada pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias para uso posterior.

Solar  

energia limpa o que e energia solar 300x200 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia Solar é gerada a partir da luz do sol e pode ser capturada por meio de painéis solares. Esses painéis são compostos por células fotovoltaicas que convertem a luz solar em eletricidade. A eletricidade gerada pode ser usada imediatamente ou armazenada em baterias para uso posterior. 

É uma fonte de energia muito interessante para lugares afastados e de difícil acesso e não precisa de áreas muito extensas para a sua produção. Os tipos de energia solar são a térmica, fotovoltaica e heliotérmica ou termossolar.

Entenda mais sobre a energia solar no artigo: Energia Solar – entenda tudo sobre o sistema fotovoltaico.

Hidrelétrica

energia limpa o que e energia hridroeletrica 300x199 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia Hidrelétrica é a principal fonte de energia utilizada no Brasil e umas das principais do mundo.  Ela é gerada a partir da água em movimento, como rios e cachoeiras, e pode ser capturada por meio de usinas hidrelétricas. Sua geração é possível graças às usinas hidrelétricas que, apesar de ser energia limpa e barata, traz impactos ambientais.

Uma usina hidrelétrica funciona captando a água de um rio ou represa e direcionando-a para uma turbina. A força da água faz a turbina girar, o que aciona um gerador que produz eletricidade. A água é então liberada de volta ao rio ou à represa. O processo é contínuo e pode gerar energia elétrica de forma constante. É a transformação de energia potencial da água em energia cinética e logo em elétrica. 

Biomassa

energia limpa o que e biomassa 1 300x200 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia a partir da Biomassa é gerada a partir de materiais orgânicos, como madeira e resíduos agrícolas, e pode ser obtida por meio de processos de combustão ou fermentação.

Sua fonte de matéria-prima é natural, portanto, é uma fonte de energia renovável. A biomassa pode ser obtida através de culturas agrícolas como cana-de-açúcar, cascas de arroz e café, através de óleos como o de girassol, resíduos de madeira, resíduos biodegradáveis, etc. 

Seu custo é baixo e causa menos impactos ambientais que outras fontes de energia.

Geotérmica

energia limpa o que e energia geotermica 300x200 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia Geotérmica é gerada através do vapor de água que provém do calor interno da terra. O calor natural do subsolo é usado para aquecer a água e produzir vapor, que por sua vez aciona as turbinas para gerar eletricidade. 

Poços são perfurados na terra para atingir camadas de água quente e vapor, que são usados ​​para girar turbinas e gerar eletricidade. 

A energia geotérmica é uma das fontes de energia mais limpas e sustentáveis ​​disponíveis atualmente. Por não produzir emissões de gases do efeito estufa, não contribui para as alterações climáticas nem para a poluição atmosférica.

Maremotriz

energia limpa o que e energia maremotriz das mares 300x164 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia Maremotriz ou Energia das Marés é obtida através do movimento das marés. O processo é feito através da construção de barragens ou diques nas áreas costeiras que têm variações de maré. Assim, na maré alta a água fica retida nestas barragens. Quando a maré começa a baixar, a água é liberada através de turbinas que são instaladas nas barragens. Assim, com o fluxo da água, obtém-se a energia através de geradores acoplados às turbinas. 

Uma desvantagem do seu uso é o fato de que a sua produção é constante pois o ciclo das marés é irregular.

Nuclear

energia limpa o que e energia nuclear 300x200 - Energia Limpa: definição, tipos e como realizar a gestão da manutenção da energia vinda de processos limpos

A Energia Nuclear é obtida através de reações no núcleo dos átomos, através da fissão ou fusão de urânio e outros elementos na geração de energia. 

No Brasil a produção de energia nuclear é baixa, estando presente somente no litoral do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis. Quando observamos em nível mundial, Estados Unidos, França e China estão entre os maiores produtores deste tipo de energia. 

Além das vantagens como ser limpa ou não contribuir para o efeito estufa, a energia nuclear apresenta um custo mais alto. Como desvantagens também podemos destacar que ela pode causar danos à fauna e flora, resíduos radioativos e o risco de acidentes, como vimos alguns casos históricos de acidentes nesse tipo de usina. 

Vantagens da energia limpa

Como vimos, existem vários tipos de energia limpa, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. A energia limpa, como a energia eólica, tem muitos benefícios para o meio ambiente. 

Ao contrário das fontes de energia não renováveis, como o petróleo e o carvão, a energia limpa não emite gases de efeito estufa ou poluentes atmosféricos durante a geração de eletricidade. Isso ajuda a reduzir a poluição do ar e a diminuir as mudanças climáticas. 

Além disso, a energia limpa é uma fonte de energia renovável, o que significa que não se esgota com o tempo, ao contrário dos combustíveis fósseis. Isso ajuda a preservar os recursos naturais e a proteger o meio ambiente para as gerações futuras.

 

Manutenção na geração de energia limpa

Já sabemos que a manutenção regular é essencial para garantir que os equipamentos funcionem de forma eficiente e duradoura. Sem manutenção adequada, os componentes do sistema podem se desgastar ou danificar, o que pode levar a uma redução na produção de energia. 

No sistema de geração de energia limpa a manutenção regular ajuda a garantir que os equipamentos estejam funcionando em sua capacidade máxima, o que pode resultar em economia de energia e dinheiro a longo prazo, e garante a eficiência e durabilidade do sistema de energia limpa. 

A manutenção preventiva é realizada para evitar problemas e garantir que o sistema esteja funcionando corretamente. A manutenção corretiva é realizada quando ocorre um problema ou falha no sistema. A manutenção preditiva envolve a utilização de tecnologia para prever quando a manutenção será necessária com base em dados e análises. 

É importante realizar todos os tipos de manutenção para garantir que o sistema de energia limpa esteja funcionando em sua capacidade máxima. Mas, especialmente o investimento em manutenção preventiva, pode ajudar a garantir que o sistema de energia limpa esteja funcionando de forma eficiente e econômica por muitos anos. 

Para o controle mais assertivo da manutenção preventiva nesses sistemas, é essencial contar com softwares CMMS que reúnem todo o histórico das intervenções. Empresas que possuem grandes parques eólicos ou de painéis fotovoltaicos, por exemplo, não conseguem realizar toda a gestão da manutenção apenas em planilhas eletrônicas, por mais bem feitas que sejam. 

Sistemas de Monitoramento

O Engeman® é o software de manutenção CMMS que pode ser utilizado na indústria de energia limpa. Como vimos, a manutenção dos equipamentos é o responsável pelos bons resultados e conservação dos sistemas de produção de energia. Ele oferece relatórios gerenciais, gráficos, dashboards, e pode ser integrado com outros sistemas para uma gestão mais assertiva deste setor. 

Nossos clientes, que contam com salas de controle elaboradas e sistemas de monitoramento extremamente completos, hoje integram seus planos de açãoe coletas acumulativas, de tendência e eventuais no Engeman® para indicadores confiáveis.

Esperamos que os investimentos continuem crescendo, não só no cenário eólico, mas em todo o cenário energético, que é tão amplo e passível de tanto desenvolvimento.

Para entender como o Engeman® pode ser utilizado nos diversos setores de produção de energia limpa, solicite uma demonstração. Veja na prática todas as possibilidades que podemos oferecer ao seu negócio.

Veja o Case de Sucesso da Torres Eólicas do Nordeste!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos