Entenda a importância do planejamento e controle de custos na sua empresa

Entenda a importância do planejamento e controle de custos na sua empresa. Leia o artigo completo.

planejamento e controle de custos

A redução e controle de custos figuram entre os principais objetivos das empresas para se manterem ativas. Esses objetivos se tornam mais latentes quando o mercado, de modo segmentado ou geral, passa por uma crise, provocando a redução do consumo da população, nesses casos um planejamento e controle de custos podem ajuda.

Independentemente da existência de uma crise financeira, as empresas buscam meios para serem mais produtivas . Mesmo as organizações que continuam fechando novos negócios encontram dificuldades para expandir suas estruturas e obter recursos para inovar.

Por esse motivo, preparamos este artigo que aborda a importância do planejamento e controle de custos na sua empresa. Ficou interessado? Então continue lendo!

Compartilhe!

Por que fazer o planejamento dos custos?

A empresa que possui uma visão estratégica entende a importância de se fazer o planejamento dos custos. Essa atividade ajuda a constituir a base de quase todas as operações comerciais, independentemente do nível. O planejamento se aplica aos elementos responsáveis pela criação, gestão e manutenção de um negócio.

Quando uma empresa é baseada em planejamento, cada etapa dele contribui para o desenvolvimento correto das atividades que serão executadas. Trata-se dos processos criados para que as metas predefinidas sejam atingidas. Isso permite que as etapas fundamentais do trabalho sejam destacadas para que os objetivos se concretizem.

O planejamento também envolve os custos e precisa receber um controle maior para que tudo o que foi planejado possa ser executado. Nele, é preciso definir custos, recursos necessários (humanos e materiais), cronograma e demais necessidades para transformar planos em realidade.

Qual é a relação entre o planejamento e a redução de custos?

Quando os processos são bem sistematizados, ou seja, planejados, organizados e cumpridos com base nas regras estabelecidas, eles contribuem para a realização dos objetivos propostos.

Sabemos que os preços dos produtos e serviços que têm uma alta demanda acabam sendo maiores que aqueles que são pouco procurados. Por isso, a busca pelos recursos somente quando necessário acaba não surtindo em uma economia inteligente para o negócio. Diante da necessidade, podem ser poucas as opções disponíveis.

Digamos que a empresa onde você trabalha necessita de um novo equipamento específico para a manutenção de uma frota de veículos:

Novos Equipamentos

No momento, a demanda por um equipamento novo pode estar baixa e isso reflete no preço médio dele no mercado. Se a demanda subir repentinamente, o preço acompanhará esse índice e isso se refletirá no total gasto pelo produto. Se ele for produzido sob demanda, a situação tende a piorar, pois o fator urgência implica mais gastos.

Ao perceber que o atual equipamento já não funciona mais corretamente, o mais prudente é acionar uma equipe para que ela fique responsável pela substituição dele. Isso evita que o seu serviço de manutenção seja interrompido pelo período de substituição da máquina, reduzindo a incidência sobre os custos.

O planejamento ainda contribui diretamente com o controle de custos, pois torna-se possível identificar para onde cada recurso será destinado. Esse é um fator de garantia de qualidade dos processos de produção.

Como o planejamento, a redução e controle de custos incidem na visão de futuro da empresa?

Para operar de modo sustentável, a empresa precisa otimizar os próprios custos, os quais precisam ser menores que as receitas. Por esse motivo, torna-se impossível buscar uma redução de custos de maneira retroativa, sendo necessário o planejamento e o controle para que isso ocorra no futuro.

O planejamento de custos surge quando as ideias e métodos são organizados com base nos dados e informações que foram coletados no passado. São eles que tornam possível traçar as estratégias para o futuro. Ao reunir os dados sobre o histórico da empresa, avaliando como eles se comportaram com as estratégias adotadas em cada período, da mesma forma,  você enxergará todas as ações que deram certo ou não.

O cruzamento dos dados, que são obtidos por meio dos relatórios gerenciais. Some isso a um mapeamento de processos para atingir o nível máximo de conhecimento.

Esse exercício de investigação aponta, ainda, os processos que possuem gargalos, tornando fácil a identificação dos pontos necessários para otimizá-los. Essa otimização, quando é feita com foco em produtividade, torna os processos mais produtivos.

O planejamento e o mapeamento dos processos ainda implicam no conhecimento e composição de cada custo na rotina da empresa.

Qual é a relação entre o controle de custos e as tomadas de decisão?

Somente as empresas que planejam e controlam custos conseguem tomar as melhores decisões no que tange à redução de gastos. Os líderes e gestores que eliminam processos, demitem pessoas e mudam a rotina da empresa sem ter um embasamento.

Saber o que se pode cortar, reforçar ou otimizar é essencial para que as decisões sejam tomadas com inteligência. Caso contrário, a redução de custos pode atingir o coração do negócio, ou seja, as atividades essenciais que garantem a qualidade dos processos de produção.

Enxergue a redução e controle de custos como fatores ligados ao planejamento e mapeamento dos processos. Se a empresa necessita reduzir custos, convoque os demais gestores para uma conversa franca.

Siga as nossas redes sociais e mantenha-se informado sobre o planejamento e controle de custos nos processos da sua empresa:  FacebookInstagramLinkedIn e Telegram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos