Entenda a importância dos históricos de manutenção para a tomada de decisões
ARTIGOS

Entenda a importância dos históricos de manutenção para a tomada de decisões

Escrito por

Você tem seus históricos de manutenção organizados? Dentro de uma estrutura empresarial, o setor de manutenção exerce um papel fundamental, pois é o responsável por permitir que a empresa opere com qualidade e produtividade. Tanta responsabilidade faz com que o cotidiano nesse setor seja bem intenso e, por isso, manter essas informações em dia pode facilitar bastante o trabalho do gestor.

Conforme é de seu conhecimento, a tomada de decisões é uma das maiores responsabilidades de gerentes e líderes. Como o sucesso de suas escolhas é imprescindível para o crescimento do negócio, é imprescindível que cada passo seja planejado e embasado em dados concretos.

É nesse contexto que os históricos de manutenção se mostram essenciais — não apenas para o bom funcionamento do setor, como de toda a empresa. Afinal, se o setor de manutenção funciona corretamente, toda a equipe consegue se desenvolver e conquistar bons resultados.

Quer entender melhor essa relação e a importância dos históricos de manutenção para sua empresa? Então, continue com a leitura e se informe!

A importância da manutenção para as organizações

Manter uma empresa trabalhando em alta performance é, nos dias de hoje, uma meta que está diretamente relacionada à sua sobrevivência no mercado. Fatores como o aumento da concorrência e a crise econômica exigem que os negócios estejam sempre inovando e aperfeiçoando suas atividades.

Mas, como fazer uma empresa crescer sem que seu maquinário e equipamentos estejam em seu perfeito funcionamento? Essa é uma reflexão que nos leva a concluir que, mais do que nunca, ter um setor de manutenção eficiente é um grande diferencial competitivo.

Não dar a devida atenção a esse fator pode ser fatal para o negócio, já que os prejuízos advindos de uma má manutenção são expressivos:

  • perda de credibilidade e confiabilidade do cliente;

  • perda de receitas;

  • alto custo com reparos;

  • aumento dos índices de acidentes de trabalho.

Portanto, as ações preventivas e corretivas executadas por esses profissionais são cruciais para o funcionamento de empreendimentos de todos os portes e segmentos. Por outro lado, para que os resultados sejam positivos, é preciso investir em técnicas que ampliem a eficiência das manutenções.

Históricos de manutenção: o segredo para o bom funcionamento do setor

Conforme mencionado, o bom funcionamento do setor de manutenção está relacionado à maneira como o gestor conduz os trabalhos. Aliás, como suas decisões geram impactos em todos os demais setores, é preciso encarar essa missão com muita responsabilidade.

Nesse cenário, é oportuno ressaltar o importante papel desempenhado pelos históricos de manutenção. Esses relatórios guardam toda a evolução do trabalho executado por esses profissionais, sendo um dos grandes responsáveis por uma tomada de decisões acertada.

De modo geral, toda estratégia aplicada dentro do contexto corporativo deve ser precedida de um bom planejamento. Mas, para que o planejamento e sua execução sejam produtivos, é preciso se embasar em dados concretos e atualizados do negócio.

Ou seja, podemos concluir que as análises dos históricos de manutenção realizadas na empresa são imprescindíveis para a continuidade de um bom trabalho nesse setor. Em resumo, quando se monitora de perto esses dados, inúmeras vantagens são conquistadas:

  • facilita a montagem do calendário de manutenções preventivas;

  • auxilia o gestor a prever a necessidade de troca de equipamentos;

  • evita cortes e interrupções na produção;

  • proporciona uma avaliação precisa da qualidade dos equipamentos;

  • ajuda na criação de protocolos de ação;

  • contribui para a visualização de falhas recorrentes;

  • expõe a necessidade de investimentos em treinamento de funcionários.

Conclui-se, portanto, que os dados contidos nesses relatórios são valiosos e podem ser utilizados pelo gestor para conferir ainda mais qualidade e produtividade à empresa, isto é, eles se materializam em uma contribuição expressiva para o crescimento empresarial.

A necessidade de manter os históricos de manutenção organizados

Como você viu, os históricos de manutenção podem ser bastante úteis na tomada de decisões e contribuem para o aumento da produtividade e rentabilidade da empresa.

No entanto, manter todas essas informações organizadas é essencial para o sucesso de todo o processo. Assim, ao final de cada manutenção, é importante que alguns dados sejam registrados, como:

  • data e horário da execução da manutenção;

  • tipo de problema encontrado;

  • possíveis causas para a falha no equipamento;

  • funcionário responsável pelo trabalho;

  • concerto realizado;

  • custo da manutenção;

  • necessidade de troca de peças.

Esse histórico gerado em cada trabalho realizado será utilizado para embasar a tomada de decisões dos gestores e administradores da empresa.

Mas, como manter todas essas informações devidamente organizadas e armazenadas para que possam ser consultadas sempre que surgir essa necessidade? De fato, o grande volume de dados pode dificultar essa tarefa e, por isso, é aconselhável que se automatize esse processo.

Nesse cenário, o uso de um software de gestão e controle de manutenção pode simplificar bastante essa tarefa. Esse tipo de ferramenta permite que o gestor cadastre e acesse qualquer tipo de dado referente às manutenções realizadas e, assim, tenha um controle maior das atividades desenvolvidas no setor.

Ademais, por meio dessa tecnologia também é possível programar manutenções, acompanhar o andamento dos trabalhos, emitir relatórios e gráficos e, ainda, controlar o consumo de materiais em estoque.

Portanto, assim como em todos os setores de uma empresa, o setor de manutenção pode ser favorecido com a utilização de recursos tecnológicos que contribuem para tornar o cotidiano dos funcionários menos burocrático e mais produtivo.

Chegamos ao final do post de hoje e, conforme demonstrado ao longo desse material, é possível concluir que os históricos de manutenção são dados essenciais para que o negócio opere sempre em alto nível. A disputa acirrada por um espaço no mercado faz com que as empresas se preocupem cada vez mais em manter sua produtividade em alta e o setor de manutenção pode ser o segredo para a conquista desse objetivo. Portanto, aposte em tecnologia e aproveite todos os recursos que um software de gestão e controle de manutenção possa lhe oferecer.

Gostou desse conteúdo? Quer ficar sempre por dentro das novidades para o setor? Então, não perca tempo: curta nossa página no Facebook e no LinkedIn e acompanhe nossas publicações!

 

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This