Entendendo o WCM: Manutenção de Classe Mundial

A Manutenção de Classe Mundial se baseia em conceitos que promovem a confiabilidade, produtividade, redução de custos e aumento da qualidade da sua empresa e manutenção. Saiba mais!

entendendo-o-wcm-manutencao-classe-mundial

Cumprir com os indicadores de classe mundial na manutenção é decisivo para garantir o sucesso de um negócio. Isso porque as boas práticas na manutenção têm impacto direto na eficiência operacional, na qualidade do produto, na satisfação do cliente e na competitividade global. 

Manter todos os setores de uma organização alinhados, não é uma tarefa fácil. Existem alguns conceitos que visam facilitar o desenvolvimento das atividades, para manutenção o conceito de WCM (World Class Maintenance) pode ajudar. 

Entenda melhor o conceito de WCM e todos os pilares para aplicação desta metodologia na sua manutenção. Acompanhe!

Compartilhe!

O que é WCM ou Manutenção de Classe Mundial?

WCM – Manutenção de Classe Mundial ou World Class Maintenance é a soma de vários conceitos a princípios e técnicas de liderança aplicados em uma determinada empresa. 

É uma metodologia focada na gestão de processos operativos de uma organização e seu intuito é envolver a todos de forma a comprometer-se em reduzir custos, melhorar processos otimizando as tarefas da produção, mantendo o funcionamento das máquinas sem paradas desnecessárias e que de preferência tenha zero desperdício e é claro, com segurança e qualidade.   

Para facilitar a aplicabilidade e entendimento, os pilares foram divididos em dois grupos: Gerenciais e Técnicos.   

Sem os pilares gerenciais, dificilmente será possível aplicar os pilares técnicos. Podemos afirmar que os pilares gerenciais são a base de sustentação. Com eles será possível ter clareza, engajamento e objetividade para as mudanças organizacionais e melhorias que serão necessárias neste processo. 

Podemos dizer ainda que os pilares gerenciais se referem a um nível estratégico do WCM. Quando esses pilares estão bem estruturados pela alta administração, torna-se mais fácil implementar os pilares técnicos, com resultados mais satisfatórios. 

Qual o principal objetivo do WCM?

Podemos dizer que o principal objetivo do WCM é atingir o maior grau de excelência em todas as áreas de gestão da empresa. O setor de manutenção é um dos setores mais custosos para uma organização, pois afeta diversas outras áreas se não houver planejamento. Um equipamento parado por falta de manutenção, acarreta por exemplo:

  • Interferência na produção e ou no tempo de trabalho da máquina;
  • Custo elevado para execução, por se tratar de uma manutenção corretiva não programada;
  • Desgaste do equipamento, por não possuir um cronograma preventivo e ou preditivo;

Só nestes exemplos já afetou os setores:  financeiro, produção, comercial e de logística. E convenhamos que problemas assim não compactuam com excelência nos processos de gestão!

Para atingir essa excelência, é necessário se atentar aos pilares descritos no WCM e aplicá-los em sua organização.

Quais são os pilares técnicos do WCM?

A correta aplicação do WCM depende da ligação entre os diversos setores envolvidos no processo de manutenção. O WCM é sustentado por dez pilares técnicos, listados abaixo:

  1. Produtividade: associado diretamente à disponibilidade do equipamento. Isso porque quanto maior a disponibilidade, maior a produtividade;
  2. Custo: a manutenção é um investimento que reduz custos. Esse pilar é sustentado em uma técnica de 7 passos, que possibilita a identificação de cada um dos custos com desperdícios e perdas.
  3. Moral: nunca deixe de investir na equipe de manutenção, seja própria ou terceirizada. É necessário também educar, ajudar e treinar os colaboradores para que responsabilizem a si mesmos e aos colegas na implantação e manutenção dos pilares do WCM; 
  4. Confiabilidade: é a garantia de disponibilidade do equipamento para a produção.
  5. Qualidade: quanto mais confiável o maquinário for, melhor será a qualidade do produto. Aqui há ainda a busca por zero defeitos, zero desperdícios, zero resíduos e zero falhas. Isso significa, primeiro de tudo, qualidade total nas operações, pois quando isso ocorre, o custo de manutenção é minimizado;
  6. SSMA: a Segurança, Saúde e Meio Ambiente impactam diretamente em todos os pilares. O foco em segurança previne acidentes, incorporando atitudes e comportamentos seguros à cultura organizacional. O foco em meio ambiente é para diminuir e controlar o impacto ambiental das operações empresariais.
  7. Estoque: é necessário um bom controle de peças, realizando inventários periodicamente. A metodologia ainda pode priorizar a busca por inventário zero visando eliminar ou reduzir custos com armazenamento, além da maximização do manuseio de produtos;
  8. Flexibilidade: capacidade de executar serviços nos mais diversos horários e dias. É importante também iniciar novos equipamentos, ou produtos, para auxiliar na competitividade.
  9. Pontualidade: sempre entregar os serviços no prazo combinado. Isso está ligado à busca de 100% da satisfação do cliente;
  10. Liderança e Gerenciamento: bons líderes vão garantir que todos estes pilares sejam bem executados. Além disso, é importante observar os 10 pilares gerenciais do WCM, sobre os quais vamos falar adiante.

Antes de iniciar o WCM, é necessário que a organização tenha um certo nível de maturidade. A informatização do processo é primordial para chegar até esse ponto, pois, como resultado,  possibilita acesso a históricos de manutenção.

Para que seja possível alcançar os resultados desejados com o WCM, provavelmente, os gestores devem encarar esse processo como uma ferramenta que gera resultados. Assim, podemos utilizar esse conceito para transformar a manutenção em uma forma contínua de melhoria focada nos objetivos da empresa.

 

Quais são os pilares gerenciais do WCM?

Os 10 pilares técnicos sustentam em conjunto a continuidade do WCM, porém, a ausência de um não invalida os demais. Os 10 pilares gerenciais são como premissas para qualquer coisa a ser feita no âmbito organizacional.

Desse modo, um bom planejamento supõe, ao menos, os 10 pilares gerenciais presentes. Isso porque, em qualquer projeto, há a possibilidade de ocorrerem falhas; contudo, em um projeto com a ausência de qualquer um dos 10 itens gerenciais, a falha é iminente e quase certa.

Portanto, é necessário conhecer bem quais são eles e saber como afetam um projeto de manutenção. Veja abaixo a nossa listagem:  

  1. Compromisso e Responsabilidade de Gestão: a gestão precisa estar comprometida com os pilares do WCM, como resultado, pois os gestores servirão como exemplos para os demais. Sem a ajuda dos líderes, dificilmente você conseguirá levar adiante o WCM; 
  2. Clareza de Objetivos: os propósitos devem estar claros. Geralmente, o WCM é aplicado para aumentar a transparência das ações, otimizar a produtividade e aprimorar a comunicação entre as áreas. Isso gera maior produtividade, qualidade e sustentabilidade para a manutenção e empresa;
  3. Mapa de Rotas para WCM: definição de rotas de manutenção para o processo de manutenção autônoma;
  4. Direcionamento de Pessoal Altamente Qualificado para Áreas Modelos: é vital direcionar pessoal qualificado para um setor específico. Nele, provavelmente, os pilares do WCM serão aplicados primeiramente, de modo que sirva de exemplo para os demais departamentos.
  5. Compromisso da Organização: a organização precisa se compromissar com a implantação dos 10 princípios, fornecendo o suporte necessário para isso;
  6. Competência da Empresa para Aperfeiçoamento: a empresa deve buscar o aperfeiçoamento contínuo, além da padronização e da aplicação das técnicas mais apropriadas.
  7. Tempo e Orçamento: é preciso planejar e sincronizar corretamente tempo e orçamento com as necessidades do projeto;
  8. Grau de Detalhe: os detalhes são vitais quando a indústria quer entender melhor sua estrutura de perdas.
  9. Grau de Expansão: para gerar um impacto real, vários projetos são necessários. Para isso, é necessário criar as áreas modelos, que serão usadas como ilhas de excelência. Os projetos precisam ser expandidos para máquinas que têm grande impacto na performance empresarial;
  10. Motivação dos Operadores: é importante focar em processos de motivação dos operadores e demais participantes. Para isso, é vital investir em formação, treinamento e desenvolvimento profissional.

Como se estrutura uma manutenção de classe mundial?

Para que eles possam ser aplicados na sua empresa, existem dois fatores que possuem vital importância: os treinamentos e a preparação da própria organização.

O primeiro item diz respeito à implantação de programas de treinamento voltados a disseminar os pilares do WCM na corporação. Para isso, é preciso fornecer meios para que os colaboradores consigam aprender e incorporar à cultura da empresa os princípios apontados.

É essencial entender que competência não é um estado imóvel, tanto para pessoas quanto para grupos e organizações. Eles não são já qualificados, mas qualificantes, pois estão sempre em um processo dinâmico de crescimento e aperfeiçoamento.

É indicado que a organização comece a adaptar seus processos, passando a adotar estratégias pontuais inicialmente para depois expandir o WCM para todos os setores.

Por exemplo, adotando uma área modelo como ponto de partida, será possível testar e realizar modificações necessárias nos pilares sem impactar toda a empresa. Com os resultados, basta fazer ajustes e começar a disseminar as práticas mais efetivas para os demais departamentos.

Vale destacar que a cultura organizacional é a chave para o WCM. A mudança de cultura é essencial para a execução de cada um dos 10 pilares gerenciais.

Qual a importância dos pilares WCM para o sucesso da manutenção?

O objetivo do método é focar na elevação da qualidade, produtividade e sustentabilidade. Em conjunto, todos os pilares técnicos apontados colaboram para se alcançar esses 3 pontos .

Separadamente, os itens 1, 2, 3, 4 e 7 estão essencialmente vinculados à produtividade. Já o item 6 está ligado principalmente à sustentabilidade, pois insere o trabalho da organização na vida das pessoas que atuam, ou não, nela e dão percepção de seriedade ao mercado.

Os pontos 5 e 9 asseguram a qualidade geral do método e das atitudes/ações tomadas com métricas e metas corretamente estipuladas. Isso, é claro, desde que os pilares gerenciais sejam seguidos adequadamente pela gestão (pilar 10).

Como um software CMMS pode ajudar na aplicação do WCM?

A adoção de um software de automação também ajuda no processo de implantação dessa metodologia, facilitando o processo de controle e manutenção. Contar com um software CMMS pode ajudar a resolver problemas como: 

  • Paradas indesejadas de máquinas;
  • Dificuldades em buscar históricos confiáveis;
  • Dificuldades nas tomadas de decisões;
  • Não cumprimento do cronograma de serviços;
  • Falta de Informações Gerenciais;
  • Não conformidade com as normas de Qualidade Total;
  • Dificuldades no Planejamento e Controle da Manutenção;

A forma mais eficaz, é através de uma ferramenta CMMS. Vale destacar como a tecnologia está a nosso favor! E com a evolução da indústria, não há motivos para estagnar sua gestão! Utilizar ferramentas que trarão resultados confiáveis e muito mais rápido é contribuir para a saúde e permanência de seu negócio.

Como visto nas informações acima, implantar essa metodologia na gestão de manutenção é importante para quem deseja elevar seus níveis de qualidade e eficácia, visando obter melhores resultados. Para isso, é importante integrá-la na sua gestão estratégica de manutenção também, para que possa ser alinhada às principais ações e processos que envolvem essa área.

Agora que você já conhece sobre o WCM, que tal aprender como estruturar e aplicar o PCM? Preparamos um e-book especial com os principais pontos dessa metodologia para você. Confira.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos