Software Online ou Offline: Entenda as diferenças de funcionamento na Manutenção!

Software online ou offline? Qual o modelo de software ideal para cada tipo de empresa e na gestão da manutenção. Entenda.

software-online-offline-engeman

Você se depara com várias questões importantes para o sucesso de uma empresa ao acompanhar o nosso blog. Treinar funcionários, acompanhar as tendências do mercado, dar e receber feedbacks e conhecer todos os tipos de manutenção são apenas alguns exemplos que você deve seguir.

O uso de tecnologias também é outro assunto muito importante. Elas mudaram a forma como você enxerga e interage com o seu processo produtivo. Um profissional que não segue esse caminho não alcança os resultados que deseja. Por isso, é fundamental que você utilize ferramentas tecnológicas em sua gestão, como softwares de manutenção.

Existem várias opções no mercado. Os softwares de manutenção online oferecem qualidades, mas também proporcionam riscos. Desse modo, os softwares de manutenção offline são ótimas escolhas nessas horas. Mas você sabe o porquê disso ou como eles funcionam?

Pois então, não se preocupe. Este post vai explicar qual é a situação atual desse setor, como as tecnologias podem ajudá-lo e quais são os pontos que você deve considerar em sua decisão. Confira!

Compartilhe!

Qual é a importância de softwares especializados em manutenção?

Provavelmente, a sua rotina de trabalho é muito corrida e atarefada, não é mesmo? A pressão por resultados positivos exige muito empenho e dedicação em suas atividades. Dessa forma, é essencial utilizar estratégias para automatizar tarefas e melhorar o desempenho de todos.

Em muitos casos, o setor de manutenção não tem chances para errar, já que toda linha de produção pode ser prejudicada. A paralisação dos processos e os acidentes de trabalho são péssimas consequências, e você deve evitá-las a todo custo.

Alguns profissionais tentam utilizar softwares de gerenciamento comumente encontrados no mercado. Entretanto, eles resolvem apenas uma parte do problema, pois a manutenção de máquinas exige características e programações diferentes.

O uso de um software especializado em manutenção facilita os seus trabalhos porque ele é desenvolvido especialmente para solucionar os problemas da gestão, gerando ordens de serviço com muito mais facilidade. Por exemplo: com poucos cliques no mouse é possível extrair informações e relatórios de todo o setor produtivo.

Lembre-se também de que uma ferramenta de gestão comum trabalha com um grande fluxo de dados e vários usuários simultaneamente. Nessas horas, o investimento em infraestrutura deve ser alto para suportar o acesso e não atrapalhar o desempenho da equipe.

Já uma ferramenta tecnológica desenvolvida para a manutenção aborda um número menor de funcionários e não exige um sistema complexo.

O que considerar antes de escolher um software?

As decisões de um profissional determinam o êxito do negócio. Basear-se em informações obsoletas e que não condizem com a realidade da gestão apenas atrapalha a sua performance. Você deve analisar todos os dados disponíveis para tomar uma atitude.

As políticas de tecnologia da informação são essenciais. Elas determinam aquilo que pode ou não ser feito em sua empresa. A infraestrutura e a velocidade de conexão também são outras questões que podem fazer mudar de ideia. Adotar uma solução que não é comportada por suas máquinas e sistemas é uma péssima ideia.

Não se esqueça do treinamento de seus funcionários. Eles devem conhecer os procedimentos necessários para manusear os softwares e dúvidas não podem existir. Quando você for aplicar um produto novo, faça questão de realizar treinamentos, que preparam a equipe e aumentam a produtividade de todos.

O orçamento financeiro do negócio é outro item muito importante similarmente. Sempre trabalhe com uma solução que caiba em seu bolso. Fazer grandes dívidas pode atrapalhar o funcionamento da gestão e o pagamento de suas contas.

Softwares de manutenção online ou offline: qual é o melhor?

A internet é uma ferramenta que expandiu as fronteiras de uma empresa. Com ela é possível conversar com clientes e fechar negócios a qualquer hora e lugar. Ela também é utilizada em situações pessoais, proporcionando vários outros benefícios.

O uso empresarial da internet, em alguns casos, é muito benéfico. Porém, é necessário ter muita atenção com os softwares de manutenção online. Nem toda empresa nacional tem uma conexão estável e de qualidade. Uma solução que trabalha na internet tem o seu desempenho afetado quando a internet cai.

Assim, os funcionários não conseguem lançar informações, os gerentes não são capazes de acompanhar o que está acontecendo e o planejamento de manutenções é comprometido. O gerenciamento de outros setores, como o de relacionamentos humanos e de estoque, também não é realizado com eficiência nesses casos.

Percebe-se, então, que os softwares de manutenção offline oferecem várias vantagens para o seu negócio.

Tenha em mente que eles sempre vão funcionar, com ou sem internet. Os custos são reduzidos, pois não há necessidade de hospedá-lo na rede virtual. Além do mais, é possível também ter mais segurança, já que as informações do negócio estão seguras e fora do alcance de invasores externos.

Imagine a seguinte situação: você cria um planejamento de manutenção correto e baseado em informações verdadeiras. Porém, você utiliza um software de manutenção online e passa por problemas de conexão em um determinado momento. Nesse dia, você terá dificuldades para analisar as atualizações das ordens de serviço.

Em casos mais extremos, todo o setor pode ser paralisado caso não haja internet o tempo todo. De qualquer forma, um software de manutenção offline não passa por esse problema.

Rotina de Trabalho

Os equipamentos e as soluções utilizadas em sua empresa podem facilitar (ou não) a sua rotina de trabalho. Portanto, trabalhe com produtos adequados às suas necessidades e veja como é possível alcançar os seus objetivos.

Os softwares de manutenção online colocam em risco o funcionamento de suas atividades e não proporcionam a segurança que você necessita. Já os softwares de manutenção offline são mais práticos e facilitam o seu planejamento.

Não depender da internet, nessas horas, é uma característica que permite a continuidade do processo produtivo. Dessa forma, faça uma pesquisa de mercado e encontre um parceiro de trabalho que adote uma solução com a cara do seu negócio. Opte por uma solução flexível e que permite a gestão do processo de manutenção.

O que você achou do nosso conteúdo? Descobriu as diferenças de funcionamento nos softwares de manutenção? Que tal seguir a Engeman® nas redes sociais para acompanhar mais novidades? Estamos no FacebookInstagram e Telegram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos