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Gestão de Backlog de Manutenção

Escrito por Engeman

Backlog de manutenção refere-se, geralmente, a ordens de serviço que estão pendentes. Há outras definições que se referem ao backlog como planejamento à espera de geração das ordens de serviço, mas o comum é que se refira aos itens pendentes.

É importante que qualquer que seja a definição usada, certifiquemo-nos de que todos na organização sabem o significado que é utilizado ali.

Ordens de Serviço

As ordens de serviço podem permanecer não finalizadas por uma variedade de razões: 

1. Peças de reposição ou consumo não disponíveis para completar o serviço: as ordens de serviço de manutenção preventiva devem prever com antecedência as peças e materiais que serão necessários. No Engeman, usando relatórios de Consumo de materiais previstos, você poderá manter essas compras ou requisições em ordem.

2. Os técnicos de manutenção não estão disponíveis para o serviço: isso pode acontecer quando o equipamento necessita de habilidades especializadas para corrigir os problemas ou executar as ações. Sempre informe no Engeman qual é a escala de trabalho e as qualificações de cada funcionário para que ele possa alertá-lo se e quando estão disponíveis os funcionários.

3. Problemas com o equipamento que necessitam de solução de especialista externo terceirizado: embora semelhante ao problema mencionado anteriormente de técnicos não disponíveis, serviços terceirizados é algo que geralmente temos menos controle. Use o controle de SLA dos contratos no Engeman para acompanhar os tempos de execução e aplicar penalidades quando necessário. 

4. O Serviço parou porque uma tarefa de maior prioridade surgiu: isso é algo que pode acontecer com bastante frequência. É importante organizar uma agenda onde é possível descartar tarefas de baixa prioridade quando emergências de maior prioridade acontecerem. Para essas tarefas descartadas é preciso definir uma reprogramação ou cancelamento informando os motivos.

Manutenção Preventiva

5. A Ordem de serviço não é mais necessária: por exemplo, você pode ter uma verificação de manutenção preventiva mensal em que um filtro seja substituído. A ordem de serviço já não é mais necessária neste mês. Por isso é importante que a ordem de serviço esteja corretamente preenchida no Engeman, informando exatamente o que foi executado.

6. Não é possível obter acesso ao equipamento/localização, pois está em uso: Isso indica falha de comunicação. Use os cronogramas do Engeman para informar a produção sobre as manutenções programadas e negociar remanejamentos. Neste ponto, o departamento de manutenção provavelmente irá levar a culpa! Faça uso dos cronogramas para reduzir esse tipo de tempo perdido.

7. Alguém esqueceu: isso acontece com mais frequência do que imaginamos, especialmente quando se tem muitas ordens de serviço para acompanhar. Aqui o Engeman é realmente indispensável e pode ajudá-lo a acompanhar a manutenção perdida, bem como dar-lhe lembretes, conforme necessário.

É importante ter uma maneira de acompanhar o seu backlog de manutenção.  O Engeman é muito útil para acompanhar essas ordens de serviço pendentes e ajudá-lo a garantir que elas sejam fechadas ou canceladas conforme necessário e com as informações corretas para que o Backlog esteja sempre na meta.

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Engeman

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