Gestão de manutenção: como um software pode otimizar os seus processos?

Gestão de manutenção como um software pode otimizar os seus processos
Compartilhe!

Para superar obstáculos e alcançar objetivos positivos, um supervisor de manutenção deve atuar de maneira correta e certeira, sempre levando em consideração as demandas do mercado e a capacidade produtividade de sua equipe na gestão de sua manutenção.

Assim, todas as decisões que esse profissional toma fazem a diferença na performance do negócio. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, você deve conhecer muito bem o funcionamento do seu processo produtivo.

Nessas horas, uma gestão de manutenção eficiente faz toda a diferença no sucesso do empreendimento. Mas você sabe o porquê disso?

Com a leitura do nosso post de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre esse assunto. Confira a seguir!

O que é gestão de manutenção?

Por mais bem preparada e capacitada que sua gestão seja, imprevistos e problemas ainda podem acontecer. Entretanto, nessas horas, você deve fazer todo o possível para solucionar esses impasses rapidamente.

Quando isso não acontece, em alguns casos, seu processo produtivo pode ser prejudicado ou, até mesmo, paralisado. Dessa forma, o prazo de entrega pode ser comprometido e a qualidade do serviço é colocada em risco.

Assim, a gestão de manutenção se faz extremamente necessária. Com ela, seu empreendimento se beneficia das seguintes maneiras:

  • redução das dificuldades em buscar históricos de peças e equipamentos confiáveis;
  • auxílio na tomada de decisões;
  • conformidade com as normas de qualidade total;
  • melhor planejamento das atividades;
  • diminuição de paradas de equipamentos com interferência na produção;
  • cumprimento do cronograma e do planejamento de serviços.

Como um software pode ajudar na gestão de manutenção?

À medida que o tempo passa, novas tecnologias e metodologias de trabalho são desenvolvidas, beneficiando as atividades de uma empresa.

Assim, atualmente, os softwares de gestão de manutenção vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Essas ferramentas são fundamentais para abordar os principais conceitos referentes ao controle e planejamento das manutenções em seu processo produtivo.

Dessa forma, é possível criar um calendário periódico com atividades cumulativas, por tendências, datas específicas ou eventos. Ademais, por ter uma interface própria para esse tipo de atividade, a navegabilidade de seus usuários é facilitada e aperfeiçoada.

Não se esqueça também da flexibilidade que eles oferecem, fazendo com que sua ferramenta de trabalho seja adaptada às necessidades específicas de sua empresa.

Alguns profissionais acreditam que as ferramentas convencionais de Enterprise Resource Planning (ERP) têm esse mesmo potencial, mas essa ideia está equivocada e pode trazer consequências para o negócio.

Isso ocorre porque os ERP tradicionais não têm recursos específicos para a elaboração de uma gestão de manutenção eficiente. Por mais que tenham módulos de manutenção integrados, eles não conseguem associar todos os fatores relacionados aos problemas funcionais dos equipamentos, como as condições de manutenções, as análises de causa e efeito e os cálculos de perdas.

Porém, lembre-se ainda de que eles são extremamente importantes para o controle de contábeis ativos e fornecimento de outras informações essenciais para as decisões que um supervisor deve tomar.

Quais os desafios da gestão de manutenção?

Na maioria dos casos, na ausência de processos bem estruturados e equipados, o grande problema é alocação de mão de obra. Quando não se tem um planejamento das atividades e um histórico de seus utensílios de trabalho, é impossível mensurar o tempo e as quantias financeiras gastas em suas atividades.

Além do mais, as situações de emergência acontecem quando menos se espera, por isso, sua atuação deve prezar pela prevenção desses casos e na apresentação de soluções rápidas e eficientes.

Nessas horas, muitos empreendedores acreditam que o correto seria contratar mais funcionários, acarretando ainda mais no aumento das despesas e improdutividade. Contudo, para alocar funcionários com eficiência e reduzir os prejuízos com máquinas paradas, é necessário utilizar um software de manutenção, elevando o valor estratégico do empreendimento.

Empresas que fazem a gestão de manutenção com um software:

Para fixar ainda mais a importância desse assunto, mostramos, abaixo, alguns exemplos de empresas que alavancaram seus resultados com a utilização de um software de manutenção.

Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, assim, ela tem metas arrojadas para aumentar sua participação no mercado. A fim de alcançar esse objetivo, é necessário muita dedicação e sabedoria por parte de seus gestores e diretores.

Por meio da sistematização dos processos de gerenciamento de manutenção, as informações de sua linha de produção são geridas com eficiência, facilitando a manutenibilidade dos equipamentos.

Além disso, de acordo com as necessidades desse empreendimento, a flexibilização e a personalização dos relatórios, gráficos e das funcionalidades específicas fizeram toda a diferença na obtenção de resultados positivos.

Os principais resultados obtidos pela empresa foram:

  • apuração de informações reais e sólidas;
  • geração de índices de manutenção atualizados;
  • diminuição do tempo e de despesas na preservação dos equipamentos;
  • aumento de produtividade.

Hershey do Brasil

A Hershey do Brasil já é amplamente conhecida no mercado nacional. Porém, para que isso acontecesse, sua gestão precisou analisar as oportunidades de nossa economia e os costumes de nossa sociedade.

Apesar disso, novos desafios surgiram e esse sucesso só foi alcançado com o uso de um software de manutenção. Com a sua implantação, todos os equipamentos de fábricas e os materiais do almoxarifado foram cadastrados, organizados e controlados.

Desse modo, as manutenções corretivas, preventivas e preditivas puderam ser planejadas e executadas, sempre levando em consideração as ordens de serviços. Nesse caso, estima-se uma economia de 5 a 10 mil reais por mês.

Minerita Minérios

A Minerita Minérios apresentava problemas para controlar a manutenção de ferramentas de trabalho, pois utilizava planilhas eletrônicas. Ao utilizar um software moderno e adaptado às suas necessidades, as seguintes atividades foram beneficiadas:

  • controle de pneus;
  • controle de consumo de combustíveis;
  • diminuição de custos;
  • melhoria do planejamento das manutenções preventivas, acumulativas e preditivas.

O dia a dia de trabalho de um supervisor de manutenção é muito corrido e exigente. Por isso, ao valorizar a instituição e seus clientes, ele consegue superar obstáculos e melhorar a qualidade do serviço prestado.

Nessas situações, o uso de um software de manutenção melhora o planejamento e o registro das ações, facilitando todas as atividades de seu processo produtivo. Como consequência disso, a gestão de manutenção é aprimorada e é possível reduzir despesas, evitar prejuízos e aumentar a produtividade.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos