A importância da manutenção hospitalar
Gestão Manutenção Sem Categoria

A importância da manutenção hospitalar

Engeman
Escrito por Engeman

O gerenciamento da manutenção hospitalar garante o bem estar dos pacientes

A pessoa que pensa que um hospital ou clínica precisa apenas de uma equipe médica eficiente e qualificada está realmente enganada. 

Equipes que atuam por trás do tratamento dos pacientes, como a equipe de manutenção, possuem igual importância ou até superior. Nenhum atendimento que depende de equipamentos hospitalares poderia ser executado com qualidade, e em tempo hábil, sem que a manutenção mantenha o bom funcionamento dos mesmos. 

Por isso é muito importante realizar uma programação de manutenção hospitalar que deve ser seguida rigorosamente. Utilizando um sistema de gerenciamento e controle de manutenção que auxilie neste planejamento, o engenheiro de manutenção poderá extrair diversos resultados:

• TMEF (Tempo médio entre falhas);

• TMPR (Tempo médio para reparos);

• Disponibilidade;

• Custo de manutenção;

• Tempo de parada;

• Atrasos;

• Tempo médio de atendimento;

Ao se implantar um sistema de manutenção de equipamentos hospitalares é necessário considerar a importância do serviço a ser executado e principalmente a forma de gerenciar a realização desse serviço. Não basta a uma equipe de manutenção simplesmente consertar um equipamento, é preciso conhecer o nível de importância do equipamento nos procedimentos clínicos, a que grupo ele pertence, estrutura, sobressalentes que podem ser substituídos, entre outras informações.

Todos esses dados vão auxiliar o técnico na análise de falhas, no conhecimento da urgência da realização do serviço, no estabelecimento de uma rotina de manutenção preventiva e na obtenção do nível de confiabilidade exigido, já que uma manutenção hospitalar inadequada poderá colocar em risco a vida do paciente.

Podemos concluir dizendo que a equipe de manutenção, organiza a retaguarda da equipe médica garantindo a segurança operacional dos equipamentos, sempre racionalizando custo e tempo, sem esquecer o alvo principal, o paciente. 

eBook Engeman® Em Poucas Palavras

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This