Importância do Software de Manutenção para a Carreira
Software de Manutenção

Importância do Software de Manutenção para a Carreira

Não é novidade o benefício que a sistematização da manutenção traz a uma empresa. Mas e seus usuários? Como são beneficiados?

A cultura da informatização dos processos gerenciais, principalmente na figura dos ERPs -Sistemas Coorporativos Integrados – já é uma realidade estabelecida no meio empresarial. Primeiro deu-se importância a rotinas administrativas básicas como compras, vendas, estoques, finanças e contabilidade. Aos poucos, foram-se agregando rotinas como: RH, custos, produção e por último, manutenção. Com o mercado de software extremamente aquecido nos últimos anos, cada vez mais torna importante conhecer e se preparar para esta tendência, principalmente a este último item citado que se refere à área que mais cresce no mercado da informatização, sistemas gerenciais de manutenção. Este fenômeno está diretamente ligado à busca pela competitividade.

Os empresários estão tomando ciência de que a implantação de uma ferramenta como esta não só representa melhorias sistêmicas como também consolida uma nova proposta cultural. É mais ou menos o equivalente ao que representou para a humanidade a ruptura com a idade média (representada pela cultura da manutenção corretiva), com o florear do Iluminismo, era de novas idéias e possibilidades, (representada pelo o que há de melhor em técnicas de manutenção).

Portanto, ao adquirir um software de manutenção, a empresa traz atrelada a necessidade de mudanças e quebra de paradigmas e, conseqüentemente, o perfil dos seus profissionais deverá condizer com as exigências do que podemos chamar de “Novo Profissional de Manutenção”, que deverá apresentar um estilo mais intelectual e menos braçal, capaz de aproveitar os benefícios da informação e convertê-los em resultados e ações pró-ativas que reduzam o número de falhas e aumentem a produtividade da sua planta.

Assim sendo, o conhecimento em softwares de manutenção já começa a ser fator fundamental para a formação dos profissionais da área, tornando um detalhe preponderante na hora da contratação, pois as empresas certamente privilegiarão profissionais que tenham no seu currículo vivência em ambientes informatizados.

Olhando por outra perspectiva, profissionais que buscam recolocação profissional devem valorizar empresas que possuam processos informatizados, pois é sinal de ambiente organizado e de oportunidades. Geralmente seus profissionais são mais valorizados e têm maior possibilidade de realizar bons trabalhos.

Para os profissionais que dominam softwares de manutenção e estão ingressando em uma empresa que ainda não possui ambiente informatizado, será um bom momento para levar este novo conceito e lograr reconhecimento com o sucesso do novo programa. Outro fator importantíssimo é o motivacional. Embora possa encontrar resistência por parte de alguns membros da equipe, principalmente os que temem perder o emprego por não se adequarem, a informatização cria um ambiente mais interessante para o trabalho e conseqüentemente os profissionais treinados se tornam mais capacitados e polivalentes, utilizando a informação gerada como fonte para serem mais úteis e precisos nas tomadas de decisões.

Nos últimos anos, pude observar diversos profissionais que obtiveram ascensão profissional com a implantação de um sistema. Entenderam o processo como oportunidade para colocar seus conhecimentos em prática e também se reciclar, visto que um bom software de manutenção permite ao manutentor implementar conceitos de engenharia de manutenção com técnicas preditivas, preventivas, análise de falhas, confiabilidade, manutenção produtivatotal e outras técnicas consagradas. Portanto, ter conhecimento em softwares de manutenção, hoje, sem dúvida, não só agrega muito valor ao currículo como também vem se tornando um quesito indispensável para trabalhar em boas empresas.

Deixar comentário.

Share This