Indicadores de Manutenção – Qual a importância dos indicadores para a manutenção?

Os Indicadores de Manutenção são instrumentos de gerenciamento, que medem os resultados de uma empresa. No caso específico da manutenção podemos dizer que os indicadores de performance nos permitirão fornecer dados importantes para os processos. Continue a leitura e saiba quais são os exemplos mais importantes para a manutenção!

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A obtenção de resultados e indicadores de manutenção em uma empresa só é possível quando todos trabalham em conjunto. Ter uma equipe bem preparada, se relacionar bem com os clientes e fornecedores e acompanhar as mudanças do mercado são características essenciais de um supervisor de manutenção de sucesso.

Além de todos esses fatores, é preciso conhecer muito bem todos os setores e as atividades de sua gestão.

Como a manutenção é uma atividade presente em vários negócios e indústrias, não existe um passo a passo universal. De qualquer forma, você deve entender muito bem as relações entre os seus funcionários e equipamentos.

O uso de indicadores de manutenção é a maneira ideal para encontrar gargalos, solucionar problemas e propor novas medidas. Lembre-se de que ocorre redução significativa dos custos quando eles são bem utilizados.

Por isso, este post vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos explicar a importância desse tema e como ele influencia em sua performance. Mostraremos também os indicadores que não podem faltar em uma gestão de sucesso. Confira a seguir.

O que são os indicadores de manutenção?

Os indicadores de manutenção são instrumentos de gerenciamento, que medem os resultados de uma empresa. Dessa forma, é possível acompanhar tudo o que acontece em sua gestão. Saiba também que os indicadores de desempenho mostram o quão positiva ou negativa está sendo cada atividade.

De uma forma bem simples: eles geram valores numéricos, que ajudam a mensurar a efetividade dos trabalhos.

Qual a importância dos indicadores de desempenho para a manutenção?

No caso da manutenção, os indicadores de manutenção fornecem dados significativos, como:

  • distribuição das atividades por tipo de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva;
  • estoques de materiais e política dos sobressalentes;
  • planejamento da manutenção;
  • treinamento e capacitação de funcionários;
  • resultados operacionais;
  • paradas de manutenção.

Todas essas informações otimizam a análise da situação e fazem com que você ganhe tempo. Ademais, também é possível economizar dinheiro, já que você evita erros e decisões precipitadas.

Como escolher os indicadores de desempenho corretos?

Escolher os indicadores de desempenho corretos é uma tarefa difícil. Cada gestão tem as suas particularidades, certo? Pois então, uma estratégia que funciona na empresa vizinha pode não apresentar bons resultados para você.

Por isso, é fundamental que você analise muito bem os insumos disponíveis e quais são os objetivos de sua organização.

Um indicador de qualidade precisa ter:

  • objetividade e clareza para transmitir informações, não sendo complexo ou difícil de ser analisado;
  • resultados reais, que condizem com as atividades da empresa;
  • precisão para evitar duplicidade de dados;
  • representatividade para mostrar algo palpável e importante para o negócio;
  • unicidade, ou seja, ter uma regra ou medida estabelecida;
  • ter alcance e sinalizar as causas dos problemas;
  • desafios que motivam o engajamento da equipe.

Ao utilizar esses requisitos, você terá facilidade para encontrar um padrão em suas decisões, sempre visando à melhoria contínua dos processos de manutenção.

Em quais departamentos devo aplicá-los?

Após conhecer as vantagens dos indicadores de manutenção, você deve estar se perguntando quais são as melhores áreas para introduzi-los, não é mesmo? Na verdade, não existe uma regra para isso. Você precisa analisar as atividades desempenhadas em cada departamento, a fim de encontrar a melhor solução.

Existem também conselhos que vão ajudá-lo em sua caminhada. Uma boa estratégia é distingui-los por áreas, fornecendo apenas informações que são relevantes.

O setor de manutenção, por exemplo, não precisa saber qual foi o número de acessos no site da empresa, assim como o número de peças trocadas não é algo útil para a área de marketing.

Nessas horas, o excesso de dados pode atrapalhar o entendimento dos funcionários. Então fique atento.

Quais são os principais indicadores de manutenção?

Agora, chegou o momento de você descobrir os exemplos mais importantes para a manutenção. Veja-os abaixo:

Disponibilidade

A automação derrubou as barreiras produtivas. Hoje em dia, o setor de uma empresa é todo interligado e monitorado em tempo real. Então, todos os equipamentos são necessários para o funcionamento de todo o sistema em muitos casos.

A disponibilidade revela a probabilidade de uma máquina estar acessível e funcional em um dado momento. Ela garante o atendimento das metas produtivas e ajuda no acompanhamento de outros indicadores.

Custo de manutenção

A questão financeira também é muito importante para qualquer tipo de negócio. As despesas relacionadas à manutenção não podem extrapolar os valores estipulados pelo orçamento empresarial. Geralmente, o custo de manutenção é a somatória básica dos recursos materiais, sobressalentes, pagamento de funcionários e as despesas de intervenção.

Quando a gestão tem um conhecimento mais aprofundado e está bem treinada, também é possível tratar dos custos de oportunidade, perdas produtivas e custos próprios.

Porém, não apenas utilize esse indicador de desempenho para analisar a sua performance e gerar os relatório de indicadores de manutenção. Basear-se unicamente em valores financeiros nem sempre é uma boa ideia, portanto, faça uma análise global antes de tomar uma atitude.

Mean Time Between Failure – MTBF

Problemas e falhas acontecem em empresas muito bem preparadas. Por isso, é essencial que você saiba com qual frequência eles acontecem. Com essa informação em mãos, você cria um planejamento de manutenções preventivas, corretivas e preditivas.

O MTBF é o indicador de desempenho representado pelo tempo médio entre a ocorrência de uma falha e a próxima. Entenda melhor com o exemplo a seguir:

Uma máquina trabalha em 3 turnos, totalizando 24 horas de disponibilidade (1.440 minutos). Durante esse tempo, acontecem 4 falhas, com um tempo total de 120 minutos parados. Então,

MTTR = (tempo de trabalho – tempo paralisado) / número de falhas

MTTR = (1440 – 120) / 4 = 330 minutos

Conclui-se, então, que uma falha acontece a cada 330 minutos.

Mean Time to Repair – MTTR

O MTTR é muito importante no dia a dia de trabalho de um supervisor de manutenção. Isso acontece porque ele aponta o tempo que a equipe demanda para reparar uma falha. Além disso, o MTTR compreende todas as atividades envolvidas no reparo, sejam elas da equipe de compras ou do laboratório.

Saiba também que esse indicador ajuda na gestão do estoque, já que indica a quantidade de peças de reposição necessárias para manter o fluxo de produção contínuo. O planejamento de mão de obra também é facilitado, pois é possível descobrir o número ideal de funcionários disponíveis nas execuções programadas.

Uma consequência direta da aplicação do MTTR está relacionada à diminuição das paradas produtivas e dos custos de manutenção.

Confiabilidade

Os sistemas industriais, geralmente, são grandes e complexos. Dessa maneira, os funcionários devem ter segurança para trabalhar, já que o menor descuido pode provocar acidentes e perdas financeiras.

A confiabilidade representa a probabilidade de um equipamento funcionar corretamente durante um determinado período de tempo, em condições normais. Quando esse indicador é baixo, a produtividade do negócio é colocada em risco. Portanto, você deve utilizá-lo com muita cautela.

Ele também dá o grau de confiabilidade de cada máquina, auxiliando o gerenciamento das folgas dos funcionários e a realização de manutenções emergenciais.

Backlog

O backlog de manutenção é um indicador de tempo que é utilizado para medir as atividades que estão pendentes de conclusão. O backlog de manutenção na indústria se refere ao tempo em que uma ordem de serviço precisa esperar para que ela seja solucionada. 

Podemos definir também como o tempo em que a equipe responsável pelo trabalho precisa para finalizar as suas atividades. A análise correta do backlog auxilia ao gestor da manutenção para que ele conheça a realidade operacional de toda a sua equipe e a partir desse conhecimento tomar decisões mais assertivas. 

Dado à sua importância, então como calcular o backlog da manutenção?  Seu cálculo pode ser feito utilizando a fórmula Backlog = HHE / HHD, onde o HHE se refere a quantidade de homens-horas estimados para a realização das ordens de serviço (pendentes, programadas e em execução)  e HHD se refere a quantidade de homens-hora disponíveis para executá-las. Como é um indicador de tempo, o backlog é calculado em minutos, horas, dias, semanas, etc.

Benchmarking

As empresas que detêm as melhores práticas voltadas à manutenção, se bem geridas, devem proporcionar redução significativa dos seus custos de produção ou serviços. Para isso, a manutenção deve considerar a importância do seu papel; da necessidade que a organização tem dela e o desempenho dessa atividade em seus concorrentes.

É importante buscar informações sobre o que fazem empresas de sucesso e procurar encontrar o que se tem de melhor; e isso é possível por meio do benchmarking, que nada mais é do que um processo de melhoria de performance pela busca, compreensão e adoção de práticas que são encontradas dentro e fora das organizações.

Antes de aplicar o benchmarking, você deve ter critérios bem consolidados, a fim de extrair apenas aquilo que é favorável para o seu negócio.

Existem, de fato, várias questões que influenciam na rotina de trabalho de um supervisor de manutenção. De qualquer forma, é necessário ficar antenado às novidades do mercado e aplicar tecnologias e estratégias que representam aquilo que há de mais moderno. .

Nessas horas, os indicadores de manutenção ampliam o seu campo de visão, fornecendo informações relevantes, em tempo real. Por mais que sejam representados por simples números, eles facilitam a compreensão das relações em sua empresa e ajudam na redução de custos e no aumento da segurança no trabalho.

Por isso, faça uma análise criteriosa para encontrar aqueles que mais se adequam ao seu perfil e descubra boas oportunidades para provar o valor na instituição.

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