A informatização da manutenção garante impactos positivos

A informatização de uma empresa pode trazer inúmeros benefícios. Veja neste artigo as vantagens da informatização da manutenção e os impactos positivos que ela garante.

A informatização da manutenção impactará positivamente na rotina da sua empresa, forçando a automatização dos processos dentro das empresas.

Como está o controle de manutenção no seu setor? Você tem percebido que as planilhas não são suficientes para manter uma boa programação? A realidade é que muitas empresas não estão conseguindo cuidar bem do seu maquinário e isso está gerando prejuízo. Um dos motivos dessa dificuldade é a falta de informatização, que pode trazer diversas limitações a um negócio.

A manutenção de máquinas e equipamentos é essencial para que a empresa tenha uma boa produtividade e seja lucrativa. Porém, somente aderindo à transformação digital é possível fazer uma boa gestão de manutenção. Por isso, continue lendo este artigo e entenda o que é a transformação digital e de que forma é possível implantá-la no seu setor.

Compartilhe!

O que é transformação digital?

É necessário trabalhar com informações gerenciais organizadas, confiáveis e de fácil acesso. Porém, isso só é possível com a automatização dos processos, independentemente do porte ou do ramo de atividade da empresa.

A transformação digital não é alcançada apenas com a criação de um blog corporativo ou um perfil empresarial em uma rede social. Ela envolve informatizar a empresa, de forma que a tecnologia assuma um papel central nos processos. Informatizar significa aplicar os métodos e os recursos da informática a um fato, problema, atividades industriais, de administração ou de documentação etc.

Usar a tecnologia é essencial para que a organização aumente o desempenho e alcance resultados cada vez melhores. Porém, isso é algo que diversas empresas nascidas antes do surgimento da internet estão tendo dificuldades para fazer.

Na gestão da manutenção a informatização tem sido um fator chave para garantir a competitividade das empresas, uma vez que agiliza a tomada de decisões com dados altamente confiáveis. 

Problemas pela falta de informatização

Se os planejadores da manutenção não sabem quando foi a última manutenção realizada em um equipamento que causa interferência na produção se parado sem aviso prévio, ou ainda não tem estruturado qual equipe fará as manutenções planejadas, ou ainda, qual custo real disso, uma organização tem problemas gravíssimos! 

Outros problemas enfrentados que podemos exemplificar são:

  • Falta de materiais para execução da manutenção por não haver controle de estoque bem definido;
  • Falta de dados de eficiência do funcionário, devido à ausência de parâmetros para levantamento das horas e custos previstos e reais de cada funcionário dentro de um determinado período, e a sua eficiência de trabalho; 
  • Falta de padronização nas aberturas de solicitações de serviços (quando ocorrem);
  • Falta de indicadores da manutenção por não ter dados como a quantidade falhas, tempo de reparo efetivo;
  • Ou ainda informações como disponibilidade da aplicação. 

Motivos para informatizar a gestão de manutenção

Há tempos, a manutenção se tornou um setor estratégico, já que garante a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos. A informatização de uma empresa pode trazer inúmeros benefícios. Veja algumas tendências e benefícios que a tecnologia tem proporcionado para a gestão da manutenção:

Agilidade nos processos

A informatização permite uma maior agilidade nos processos. Com a automação de diversas atividades, há um aumento na eficiência. Isso beneficia quem faz a manutenção, por passar a realizar um trabalho com maior qualidade. Além disso, os gerentes do negócio também são beneficiados por ter informações disponíveis para acesso rápido, o que auxilia na tomada de decisões.

Quando um gestor precisa acessar um projeto em andamento, dados calculados, informações gerenciais, manual de utilização etc., em poucos cliques, as informações estão acessíveis e nas mãos dos responsáveis.

Inovação

Uma das dificuldades das empresas não informatizadas é a falta de agilidade ao realizar mudanças. O mercado é dinâmico e isso exige que as organizações também sejam dinâmicas. Assim, à medida que se observa uma mudança no comportamento do consumidor, é necessário que os negócios se adaptem à nova realidade.

A informatização permite que as empresas tenham à mão as informações necessárias no momento de tomar decisões, de forma que as mudanças sejam feitas com rapidez. Dessa forma, os processos internos são simplificados e as inovações surgem com maior facilidade.

Segurança nas transações

Muitos gestores temem a perda da segurança nas transações. Entretanto, a informatização traz consigo mecanismos de segurança que são capazes de proteger, até mesmo, dados confidenciais.

Utilizar de ferramentas que agrupam as informações empresariais trará muito mais segurança para as organizações, uma vez que não mais será refém de processos retrógrados ou terceiros. Procure por sistemas que estão em conformidade com a lei LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Assertividade nas decisões

Outro ponto de destaque está relacionado à assertividade na hora de tomar decisões importantes. Entender como está a disponibilidade de mão de obra, o orçamento para as intervenções, o estoque de peças de reposição e etc. são decisões que podem ser otimizadas com o uso da tecnologia.

Com os dados reunidos em um único lugar, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas, e impactar inclusive nos custos da empresa. 

 

Confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos

Infelizmente, quando se trata de manutenção, ainda existem empresas que insistem na gestão manual, o que dificulta a organização e disponibilização de dados importantes. Em alguns casos ainda mais graves, a gestão de manutenção nem existe!

Muitas vezes, a falta de informatização acontece porque o setor de manutenção é visto como não-produtivo, caro e, além disso, com pouco retorno sobre os investimentos. Porém, na realidade, é exatamente o contrário!

Há tempos, a manutenção se tornou um setor estratégico, já que garante a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos. Esses fatores são essenciais em manter a produção dentro do planejado.

Quais são os benefícios da informatização na gestão de manutenção?

Além de beneficiar a empresa como um todo, a tecnologia pode trazer melhorias especificamente para a gestão de manutenção. Veja algumas vantagens da informatização:

  • otimização de custos;
  • melhoria da produtividade dos equipamentos e da equipe de manutenção;
  • padronização dos processos de execução de manutenção;
  • aumento da qualidade dos produtos produzidos;
  • implementação de procedimentos de segurança;
  • redução das taxas de retrabalho;
  • fornecimento de informações gerenciais de forma rápida e precisa;
  • redução dos índices de manutenção corretiva não-planejada;
  • trabalho em conformidade com as normas de qualidade total;
  • auxílio na obtenção de certificações internacionais;
  • possibilidade de acompanhamento de históricos de equipamentos e máquinas;
  • rastreamento do consumo de materiais e insumos de manutenção;
  • implantação do programa de PCM (Planejamento e Controle de Manutenção);
  • aumento da competitividade da empresa.

Como informatizar a gestão de manutenção?

Não restam dúvidas de como a tecnologia pode ser de grande ajuda na gestão de manutenção. Porém, a informatização não se trata apenas de utilizar um computador e planilhas para realizar os controles. Afinal, ferramentas simples, como planilhas e tabelas, não são suficientes para fazer uma boa gestão desse setor.

Para informatizar a manutenção, é necessário ter uma ferramenta própria para essa finalidade, já que essa área tem particularidades e critérios específicos. Por exemplo, o software Engeman® oferece mobilidade, além de facilidade de acesso e de integração com qualquer outro sistema de gestão.

Com o Engeman® a sua gestão pode:  

  • Controlar materiais: controle seus materiais por almoxarifado, localização, alertas de estoque mínimos e validade, requisições e devoluções, classe de materiais, preço de custo, reserva de materiais e inventários, dentre outros; 
  • Controlar os planejamentos: crie planejamentos periódicos, com datas específicas, como controles de horímetros e hodômetros, ou ainda controles de tendência como vibração, temperaturas, planejamentos a partir de eventos ou serviços realizados etc.
  • Controlar as informações de funcionários: apropriação de mão de obra, acompanhamento diário de funcionário, acompanhamento de qualificações, ausências, etc.
  • Informações de custos: faça o levantamento dos principais custos previstos e realizados da ordem de serviço dentro do período desejado, valor da compra x custo manutenção.
  • Indicadores da manutenção: exiba de forma gráfica indicadores de TOP 10 das aplicações em cada um dos indicadores MTBF, MTTR, Taxa de Confiabilidade e Taxa de Falhas ordenando do pior caso para o melhor e informações gerenciais.

O Engeman® possui uma variedade de recursos que se encaixam à sua necessidade de gestão. Por ser uma ferramenta altamente flexível, ela consegue se adaptar e ser desenhada levando em consideração a realidade da sua empresa. 

A informatização da manutenção não se trata apenas de utilizar um computador e planilhas para realizar os controles. Afinal, ferramentas simples, como planilhas e tabelas, não são suficientes para fazer uma boa gestão desse setor e pode trazer consequências desagradáveis para a sua empresa. Portanto, o Engeman® é uma excelente ferramenta para uma gestão assertiva do seu setor de manutenção.

Conclusão

Conforme você viu neste artigo, aderir à informatização é essencial para a produtividade e a lucratividade da empresa. Um software de gestão de manutenção é apenas uma das ferramentas que ajudarão sua empresa na informatização. 

Com uma boa organização gerencial na composição como um todo, será possível reduzir custos e aumentar a competitividade do negócio. Informações bem consolidadas e informatizadas têm total relevância para o sucesso de uma gestão. Deixar de usufruí-las é correr o risco de perder para a concorrência. 

Tenha em mente o quanto sua empresa pode evoluir com ferramentas facilitadoras como o Engeman®. Agende uma demonstração com nosso time de especialistas e encontre a melhor solução para você. 

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos