ARTIGOS Planejamento Sin categorizar

Kaizen

kaizen - Kaizen
Escrito por Engeman

O nosso tema de hoje é a filosofia Kaizen, que em tradução livre do japonês para o português significa mudança para melhor.

Trata-se de uma série de práticas, com foco na melhoria contínua dos processos de manufatura, dentre outros processos.

O método foi implementado, pela primeira vez, em várias empresas japonesas, depois da Segunda Guerra Mundial. Desde então, se espalhou por todo o mundo e agora já pode ser encontrado em ambientes além de negócio.

O conceito de Kaizen tornou-se tão presente no mundo corporativo que, dificilmente, pode ser considerado “só o clichê da vez”. Acredite! Ainda há quem pense assim. Mas o Kaizen não é um conjunto de projetos ou eventos especiais, é parte integrante do dia a dia da organização, deve e precisa ser tratado como filosofia organizacional, e não apenas como um simples método ou ferramenta de redução de custos. É fato que após semanas de implantação, mudanças estratégicas serão desencadeadas, por consequência. Mas não só em ações e sim no modo de ver e entender o negócio.

O Kaizen bem implantado busca, continuamente, prevenir ou impedir que o inesperado aconteça, reagindo aos defeitos, focando em conduzir o sistema sempre de volta ao padrão e  mediante “análises de causas-raiz”, previnem que os erros se repitam.

Sobre o autor

Engeman

Deixar comentário.

quinze − 7 =

Share This