RCM – Manutenção Centrada na Confiabilidade

A RCM, Manutenção Centrada na Confiabilidade, é um método estruturado para estabelecer a melhor estratégia de manutenção. Essa metodologia reúne as melhores técnicas de manutenção. Confira!

A RCM, Manutenção Centrada na Confiabilidade - RCM, é um método estruturado para estabelecer a melhor estratégia de manutenção.

Em tempos de competitividade acirrada no mundo corporativo, é cada dia mais comum que empresas pertencentes aos mais diversos setores persigam incessantemente a inovação. Afinal, é preciso destacar-se e estar à frente quando o assunto é o uso de tecnologias.

Dentro deste contexto, manter a produtividade alta exige que o tipo de manutenção dos ativos seja cuidadosamente escolhido e aplicado. Qual método se aplica melhor à companhia: manutenções corretivaspreventivas ou preditivas?

Embora à primeira vista essa possa parecer uma tarefa difícil, provavelmente, assim,  ela é essencial para toda e qualquer empresa que deseje alcançar bons resultados e manter seu potencial competitivo. A boa notícia é que existe uma metodologia estruturada, que auxilia no estabelecimento da melhor estratégia de manutenção de determinado sistema ou equipamento, garantindo confiabilidade, segurança e redução de custos: a Manutenção Centrada na Confiabilidade, ou RCM (Reliability Centred Maintenance).

Quer saber mais sobre esta metodologia e suas vantagens? Então continue acompanhando a leitura deste artigo, pois é exatamente sobre isso que ele trata. Confira!

Compartilhe!

O que é a manutenção centrada em confiabilidade?

A RCM, do inglês Reliability Centred Maintenance ou  traduzindo, Manutenção Centrada na Confiabilidade, é um método estruturado para estabelecer a melhor estratégia de manutenção. Essa metodologia reúne, de maneira equilibrada, as melhores técnicas de manutenção .

Ao garantir a confiabilidade e disponibilidade de itens considerados críticos para a produção de uma empresa, certamente, a RCM surge como uma excelente estratégia de gestão de ativos dentro de uma companhia. Por outro lado, da mesma forma,por ser uma metodologia que envolve custos relativamente altos e por nem todos os equipamentos serem críticos em relação à manutenção, utilizar outras técnicas, como o TPM (Manutenção Produtiva Total), assim,  em complemento à RCM, pode ser uma alternativa viável e igualmente eficiente.

Breve histórico sobre RCM

A RCM – Manutenção Centrada na Confiabilidade teve seu início há mais de 25 anos em indústrias aéreas, por meio da análise das políticas de manutenção da aviação civil. No início dos anos 1970, os primeiros conceitos da RCM foram desenvolvidos e documentados em trabalhos científicos.

Esse método de manutenção tem como paradigma a “preservação da função do sistema”. Estão entre as principais preocupações operacionais: analisar falhas; probabilidades de recorrências; definição de procedimentos; critérios de priorização baseados em fatores econômicos e práticas eficientes e seguras envolvendo o custo-benefício no combate às falhas.

Em que conceitos baseia-se a RCM na manutenção de ativos?

A confiabilidade de um ativo é baseada na probabilidade de uma aplicação desempenhar sua função necessária em um determinado espaço de tempo.

A probabilidade, por sua vez, certamente, é um conceito estatístico expressado por:

N casos favoráveis / N casos possíveis, tal que o valor seja menor ou igual a 1

Sendo o valor representado por 1 a indicação de que haverá, com certeza, a ocorrência do problema e o valor representado por 0 indicando a probabilidade nula de o evento acontecer. Esse índice de probabilidade pode ser expresso por valores entre 0 a 10, ou em porcentagem de 0 a 100%.

As características das falhas possuem seis tipos básicos, que podem ser diagnosticados por distintas curvas, representadas abaixo no gráfico “Falhas X Tempo”:

manutencao centrada na confiabilidade 300x220 - RCM - Manutenção Centrada na Confiabilidade

Gráfico: Taxa da Falha X Tempo

As curvas representam a probabilidade das falhas em um determinado intervalo de tempo. A curva A e B representam os problemas mais simples, devido a,  com elevadas taxas de falhas relacionadas à idade do componente. Já as curvas C, D, E, e F, provavelmente, indicam graficamente as ocorrências mais complexas, além disso, com taxas de falhas constantes.

Quais as etapas do RCM e como se aplica a metodologia na prática?

Após o processo de implementação da Manutenção Centrada na Confiabilidade,  chega o momento de colocar em  prática. Isso se dá a partir de sete perguntas. São elas:

  1. Quais são as funções e padrões de desempenho do sistema/equipamento no seu contexto atual de operação?
  2. Como o sistema pode falhar ao realizar essas funções?
  3. O que pode causar a falha funcional?
  4. O que acontece quando a falha ocorre?
  5. Quais podem ser as consequências da ocorrência da falha?
  6. O que pode ser feito para detectar ou prevenir a ocorrência da falha?
  7. O que deve ser feito se não for identificada uma tarefa de manutenção?

Ao responder a essas sete perguntas, é possível evidenciar o que cada ativo em revisão realiza em seu contexto de produção.

Como implantar Manutenção Centrada em Confiabilidade?

Em um contexto geral, a implantação da Manutenção Centrada na Confiabilidade se dá através das seguintes etapas:

  • definição do sistema (fronteiras/interfaces);
  • funções e análises das falhas funcionais;
  • análise dos modos falha e seus efeitos (FMEA);
  • diagrama de decisão para seleção de tarefas de manutenção;
  • formulação e implantação do plano de manutenção baseado na RCM.

Qual o objetivo da Manutenção Centrada na Confiabilidade?

O principal objetivo da implementação da Manutenção Centrada na Confiabilidade em uma organização é o de aumentar a produtividade e disponibilidade dos equipamentos, consequentemente.

Por fim, a Manutenção Centrada na Confiabilidade gera ganhos significativos em outras áreas da companhia. Quando se extrapola a análise dos resultados após a implementação da metodologia, é possível notar, a médio e longo prazos:

  • maior confiabilidade;
  • maior segurança;
  • melhoria na qualidade dos produtos;
  • ausência de danos ao meio ambiente;
  • maior custo eficaz (quando assegura-se, por meio de práticas acertadas de manutenção, que o capital investido tenha o melhor retorno).

Como medir os resultados da RCM?

Toda e qualquer metodologia de gestão, que vise melhorar processos e aumentar a produtividade dentro de uma companhia, como é o caso da RCM, necessita ser gerenciada e monitorada.

Portanto, dentro desse contexto, para o bom gerenciamento da Manutenção Centrada na Confiabilidade, é indispensável traçar e medir indicadores de desempenho, que comprovem que a técnica está trazendo as vantagens esperadas.

Confira abaixo alguns dos indicadores mais utilizados para medir a eficiência de um plano de RCM dentro de uma companhia:

Todos esses indicadores, consequentemente, aumentam a confiabilidade dos processos, mas é necessário, que eles sejam coletados e medidos de forma precisa. E é aí que os softwares de automação atuam no âmbito da Manutenção Centrada na Confiabilidade.

RCM – Manutenção Centrada na Confiabilidade

Especialmente quando se fala da monitoração do ativo e na resposta rápida às suas tendências de falha.

Quantidade de itens produzidos, anomalias em vibrações,  pressões ou temperaturas são alguns exemplos de indicadores que podem ser medidos.

Engeman® é um software especialista no controle de PCM (Planejamento e Controle da Manutenção) e gerencia todo o processo da RCM, com mais de 280 relatórios padrões, diversos KPI’s e ferramentas para análise de falhas e serviços (confira aqui alguns dos relatórios disponíveis no software).

Você gostou deste conteúdo e acha que ele foi útil para você? Então siga a página da Engeman nas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo! Estamos no FacebookInstagram e Telegram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos