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Gestão da Manutenção com CMMS

gerenciamento estratégico da manutenção está cada vez em maior evidência. Em um cenário mercadológico extremamente exigente e competitivo, já não cabe a cultura da manutenção corretiva não planejada. Ou as empresas adotam uma postura de produção eficiente, da mesma forma,  pela razão que, com qualidade e baixo custo.

Durante décadas, enquanto as empresas trataram o setor de manutenção como fonte de gastos, departamento só lembrado em situações de emergência.

Após padecerem com altos prejuízos decorrentes da deterioração dos seus ativos e constante insatisfação dos seus clientes, devido, entre outros fatores,  como resultado, a atrasos nas entregas e queda na qualidade dos produtos, os empresários foram obrigados a investir em engenharia de manutenção.

Manutenção Produtiva Total

Os novos tempos induziram à maior capacitação dos colaboradores e adoção de técnicas como preventivas preditivas, da mesma forma muitas das vezes aliadas a programas como manutenção produtiva total, enquanto manutenção centrada na confiabilidade. A parada não programada de uma máquina se tornou inadmissível dentro dos conceitos modernos de manutenção. Tal necessidade exige um perfil mais intelectual e menos manual dos envolvidos. Daí, provavelmente,  a então inevitável tendência da informatização dos processos.

Além de proporcionar uma natural dinamização das rotinas tanto dos operadores quanto dos gestores de manutenção, provavelmente, automatizando programações e facilitando a acessibilidade aos dados em geral, porque, devido a um CMMS tem um papel importantíssimo para a gestão moderna, que é colaborar para uma maior previsibilidade das atividades, além disso, o que muito contribui para questões como gestão racional de suprimentos.

Visto sua indispensabilidade na gestão estratégica da manutenção, consequentemente as empresas desenvolvedoras de CMMS –softwares especialistas em gestão de manutenção – cresceram em números elevados na última década. 

Softwares de Manutenção de Qualidade

Muitos são modernos, também flexíveis e de fácil implantação e adequação às necessidades de qualquer ramo de atividade. Empresas de qualquer porte podem adquiri-los. Existem, assim,  pacotes básicos e avançados com ótimo custo benefício.

Algumas das funções mais comuns a um CMMS – sistema de gerenciamento de manutenção:

  • Cadastramento das aplicações em geral (equipamentos, estruturas prediais, componentes).
  • Cadastramento e gestão de suprimentos e recursos humanos de manutenção.
  • Criação de planos de manutenção.
  • Programação de serviços (periódicos, acumulativos – horas ou Km, preditivas, agendadas e por eventos e falhas).
  • Abertura de solicitações de serviços com acompanhamento desde a aprovação até a conclusão.
  • Geração de Ordens de serviços tanto por processos automatizados quanto manuais.
  • Geração de relatórios gerenciais, gráficos e KPI’s – indicadores de desempenho de acompanhamento de serviços, custos, materiais, perda produtiva com paradas, disponibilidade, acompanhamento de funcionários, cronogramas, confiabilidade, análise de falhas – causa e efeito e Backlog.

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