ARTIGOS Frota

Manutenção de Frota e a Dificuldade de Gerenciamento

canada 784392 1920 810x542 - Manutenção de Frota e a Dificuldade de Gerenciamento
Escrito por Engeman

Manutenção de frota – Controle de Pneus, de combustíveis, disponibilidade da frota são alguns dos desafios.

Foi-se o tempo em que a gestão de frotas era feita de forma amadora e baseada no binômio “quebrou-consertou”. Com orçamentos cada vez mais enxutos e grande pressão para redução de custos os gestores precisam de aliados que possibilitem eficiência e profissionalismo. A adoção de um programa de gestão da manutenção de frota do mesmo modo é um diferencial que garante competitividade e aumenta o rendimento.

O principal fator da procura de soluções provavelmente para melhorar o controle de manutenção da frota é a redução de custo. As manutenções inesperadas/ corretivas influenciam nas jornadas de trabalho, enquanto provavelmente  do mesmo modo gasto com materiais e principalmente interfere na produtividade.

O controle do consumo de combustível     conseqüentemente é outro importante fator a ser considerado enquanto um bom programa de gestão da manutenção da frota. 

As manutenções preventivas e preditivas na frota são de suma importância. Com medidores de pontos de controle hodômetros e horímetros, e conseqüentemente indicadores de desempenho.

Custo da manutenção da frota

Os principais fatores responsáveis pelo alto são:

  • Manutenções corretivas: normalmente a manutenção mais cara da empresa. Quando acontece apenas a manutenção corretiva há elevado índice de quebras e perdas, pois gera grande interferência e desconforto.
  • Desperdício de materiais: a falta de controle de estoque pode provocar falta de materiais necessários para realizar os serviços.
  • Demora na troca de componentes: a disponibilidade da frota é garantida pelas revisões realizadas em tempo correto. A demora na troca de componentes pode ocasionar mal funcionamento em efeito dominó e acabar gerando quebras, perdas e paralisações.
  • Controle de Combustível: o consumo aleatório de combustível sem controle impossibilita descobrir qual é a media de quilômetros. Como combustível não é barato este é um dos principais gastos da frota.
  • Vida útil dos Pneus: De tempos em tempos são realizadas as trocas de pneus.

Para fazer o controle efetivo da frota, as empresas vêm adotando softwares de gerenciamento das manutenções

Ebook Gestão de Frotas

Sobre o autor

Engeman

Deixar comentário.

17 − 10 =

Share This