Manutenção em Prestadoras de Serviços
Manutenção

Manutenção em Prestadoras de Serviços

Engeman
Escrito por Engeman

Sem dúvida, a prestação de serviços é o ramo da manutenção com maiores divergências quanto a sua forma de gestão. Tanto empresas que terceirizam suas manutenções, como as que prestam este serviço, têm dúvidas quanto à melhor forma de gerir e inserir esta atividade no universo da informação. Há alguns anos venho atendendo a muitas empresas prestadoras de serviços que me procuram na busca pela informatização dos seus processos. Algumas já explicitam suas necessidades com grande clareza, porém outras, embora saibam dos benefícios trazidos por um software de manutenção, carecem de acompanhamento e orientação. Neste caso, um estudo apurado das suas reais necessidades torna-se indispensável para que seja definida a melhor forma para adequar suas atividades ao contexto informatizado.A prestação de serviços é um ramo de atividade que requer atenção, porque existe muita diversidade quando comparado às formas convencionais de gestão da manutenção, primeiro pelo fato de o prestador de serviços não tratar primordialmente da manutenção dos seus próprios ativos, mas sim do patrimônio dos seus clientes e também por ser a relação prestador x cliente bastante heterogênea.

Contudo, é fato que os dois lados são beneficiados com a informatização. No caso do prestador de serviços, ter um software representa diferencial frente a seus concorrentes e em muitos casos é possível estabelecer uma relação interativa, compartilhando informações de interesse tanto do fornecedor do serviço quanto do cliente. Isto estabelece um vínculo de real mutualismo no qual o prestador passa a ter condições de oferecer um serviço de maior qualidade, o que naturalmente beneficia também a seu cliente que passa a ter um fornecedor mais eficiente e um serviço com mais diferenciais agregados.

Analisando os diferentes lados desta relação, podemos concluir que as vantagens obtidas são:
Além de passar a ter total controle sobre os seus serviços, custos e recursos envolvidos (humano, material e financeiros), ainda é possível analisar o desempenho da equipe, medir tempos e deslocamentos, assim como ter maior controle sobre contratos em vigência.Também auxilia na gestão de questões complexas como a gestão da reterceirização. Quanto à questão mercadológica, ter um software também passa a ser um diferencial competitivo, tanto para a saúde da empresa quanto para oferecer melhores serviços aos clientes. Vale lembrar que em muitos quesitos de avaliação de fornecedores de serviços de manutenção para empresas privadas e públicas (via edital) já vem sendo exigido que o contratado tenha um software de manutenção. A primeira vantagem é o lógico ganho de informação e documentação estabelecidos nesta relação, o que evita a perda de informações importantíssimas para a gestão futura do contratante. Outra questão relevante é a possibilidade de abrir chamados e acompanhar todo o processo de atendimento por recursos como a internet e em alguns casos acesso direto a base do fornecedor.  Existem empresários que acreditam não ser necessário possuir um software de manutenção, pois terceirizam seus serviços, daí o grande engano. Deve-se ter consciência de que seus ativos são patrimônio da instituição e não do prestador de serviços e todos os históricos que envolvam custos, eficiência e indicadores diversos são informações imprescindíveis para as suas tomadas de decisões e estes dados muitas das vezes são perdidos com a falta de um software.

  • Para o prestador de serviços:

  • Para o cliente:

  • Para empresas que terceirizam seus serviços:

Ainda existem outras formas de relacionamento, porém se levado em conta o princípio fundamental da informação, os ganhos com qualidade e produtividade serão inevitáveis. Embora sejam normais as dúvidas para a implementação de um software para a área de prestação de serviços, orientação e um pouco de informação a respeito podem tornar o processo mais simples e prático do que se imagina.

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This