Manutenção: tipos e tendências

Acompanhe neste artigo os tipos de manutenção, como eles são aplicadas na indústria e as principais tendências para que a sua empresa não fique para trás diante de tantos avanços tecnológicos.

manutencao-tipos-e-tendencia-engeman

A manutenção pode ser entendida como todas as ações que são realizadas para manter ou conservar determinado ativo. Para que este ativo se mantenha em perfeitas condições, a manutenção usa estratégias para corrigir quando acontece alguma falha. Trazendo para o cenário industrial, estas ações contribuem para o correto funcionamento de máquinas e equipamentos com o objetivo de evitar paradas inesperadas. 

Se fizermos uma linha do tempo listando a evolução da manutenção, veremos que ela precisou se adaptar aos avanços tecnológicos e com as demandas cada vez mais crescentes do mercado. Gestores que querem manter a sua empresa em patamares de destaque, sempre buscam se atualizar e levar novidades, acompanhando sempre as tendências. 

Neste artigo, falaremos brevemente sobre os tipos de manutenção, como eles são aplicadas na indústria e ainda sobre as principais tendências para que a sua empresa não fique para trás diante de tantos avanços tecnológicos. Acompanhe conosco até o final!

Compartilhe!

Quais são os tipos de manutenção?

Existem diversos tipos de manutenção e cada um deles possui uma forma de aplicação e um momento certo para ser realizado. Cada empresa tem suas particularidades e precisam conhecer bem os tipos de manutenções para saber qual será o mais adequado para a sua organização.

Por vezes verificamos que, entre o pessoal de manutenção, ainda existe alguma confusão quanto à nomenclatura utilizada para definir os tipos de manutenção. Isso se verifica em função de:

  • Adoção de nomes diferentes de uma indústria para outra;
  • Neologismo próprio por vezes derivado de traduções de algumas línguas estrangeiras;
  • Disseminação do nome dos tipos de manutenção, nem sempre bem explicado ou entendido, mas que ganha o costume local ou particular.

Portanto, os nomes podem até variar, mas o conceito deve estar bem compreendido. A firme conceituação permite a escolha do tipo mais conveniente para um determinado equipamento, instalação ou sistema.

Consideramos bastante adequada a seguinte classificação em função dos tipos de manutenção:

  • Manutenção corretiva;
  • Manutenção preventiva;
  • Manutenção preditiva;
  • Manutenção detectiva;
  • Manutenção prescritiva;
  • Engenharia de manutenção.

Vejamos a seguir, como podem ser caracterizados cada tipo de manutenção.

Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva é a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. Corretiva vem da palavra Corrigida.  A Manutenção Corretiva também é conhecida como Manutenção Reativa, por abordar os problemas das máquinas somente quando eles aparecem, como uma forma de reação ao problema. A Manutenção corretiva pode ser dividida em duas classes:

  • Manutenção Corretiva Não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou seja, é a correção da falha ou desempenho menor que o esperado após a ocorrência do fato. Esse tipo de manutenção implica em altos custos pois causa perdas de produção; a extensão dos danos aos equipamentos é maior. Quando só existe corretiva, a manutenção é comandada pelos equipamentos;
  • Manutenção Corretiva Planejada – é a correção que se faz em função de um acompanhamento preditivo, detectivo, ou até pela decisão gerencial de se operar até a falha. Esse tipo de manutenção é planejado. Tudo que é planejado é sempre mais barato, mais seguro e mais rápido.

Em algumas indústrias esses 2 tipos de manutenção corretiva são conhecidos como Manutenção Corretiva Previsível e Manutenção Corretiva Não Previsível.

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva é a atuação realizada para reduzir ou evitar falhas ou queda no desempenho, obedecendo a um planejamento baseado em Intervalos Definidos de TEMPO.

Um dos segredos de uma boa preventiva está na determinação dos intervalos de tempo. Como, na dúvida, temos a tendência de sermos mais conservadores, os intervalos normalmente são menores que o necessário, o que implica em paradas e troca de peças desnecessárias.

Portanto, a preventiva tem grande aplicação em instalações ou equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente; sistemas complexos e/ou de operação contínua.

Como a Manutenção Preventiva está baseada em intervalos de tempo, é conhecida como Time Based Maintenance – TBM ou Manutenção Baseada no Tempo.

Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva é um conjunto de atividades de acompanhamento das variáveis ou parâmetros que indicam a performance ou desempenho dos equipamentos, de modo sistemático, visando definir a necessidade ou não de intervenção.

Quando a intervenção, fruto do acompanhamento preditivo, é realizada, estamos fazendo uma MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA.  

Esse tipo de manutenção é conhecido como  Condition Based Maintenance – CBM ou Manutenção Baseada na Condição. Permite que os equipamentos operem por mais tempo e a intervenção ocorra com base em dados e não em suposições.

Portanto, algumas empresas adotam uma classificação onde a Preventiva engloba as Manutenção Baseada no Tempo e a Manutenção Baseada na Condição, isto é a Preditiva seria um ramo da Preventiva. Optamos por mantê-la separada tendo em vista as características diferentes das duas.

Manutenção Detectiva

Manutenção Detectiva é a atuação efetuada em sistemas de proteção ou comando buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. Um exemplo clássico é o circuito que comanda a entrada de um gerador em um hospital. Se houver falta de energia e o circuito tiver uma falha o gerador não entra.

Na medida em que aumenta a utilização de instrumentação de comando, controle e automação nas indústrias, maior a necessidade da manutenção detectiva para garantir a confiabilidade dos sistemas e da planta. Esse tipo de manutenção é novo e por isso mesmo muito pouco mencionado no Brasil.  

Manutenção Prescritiva

A Manutenção Prescritiva utiliza as tecnologias mais atuais para fazer medições e análises de forma remota e em tempo real. Neste modelo o técnico não necessita se deslocar ao campo onde está o equipamento para fazer uma avaliação minuciosa. 

Pode ser parecida com a manutenção preditiva, mas a prescritiva vai além, pois não se delimita a apenas realizar recomendações, ela age. Ela fornece um diagnóstico, aciona uma ordem de serviço e ainda gera relatórios depois que o técnico realizou os reparos, por exemplo. Isso tudo é realizado através de sistemas integrados e com o uso da Inteligência Artificial.  

Engenharia de Manutenção

Engenharia De Manutenção  é o conjunto de atividades que permite que a confiabilidade seja aumentada e a disponibilidade garantida. É deixar de ficar consertando, convivendo com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas.

Normalmente quem está apagando fogo, vivendo de manutenção corretiva não planejada, não terá tempo para fazer engenharia de manutenção. Mas possivelmente terá tempo para continuar apagando fogo e convivendo com péssimos resultados. É necessário mudar, incorporar a preventiva, preditiva e fazer engenharia de manutenção.

Quais as tendências para a manutenção?

As tendências atuais, analisadas as empresas que são benchmark, indicam a adoção cada vez maior de técnicas preditivas e a prática da engenharia de manutenção. Mas com o crescente avanço da tecnologia e o uso da indústria 4.0, algumas técnicas modernas têm sido incorporadas à manutenção e garantido aos gestores mais competitividade. Veja a seguir algumas tendências que já são utilizadas e que são essenciais para o sucesso de qualquer negócio: 

Internet Industrial das Coisas (IIoT)

Algumas vezes você já deve ter se deparado com os termos Internet das Coisas (IoT), e a Internet Industrial das Coisas (IIoT). Elas são tecnologias inovadoras na revolução da digitalização. 

A IoT se refere à conexão entre dispositivos ou com um sistema por meio de uma rede sem fio (wireless). Na prática, eles passam a formar uma rede inteligente. Com dados coletados de diferentes dispositivos, é possível automatizar tanto o monitoramento quanto o controle de diversos atores nessa rede. 

A Internet Industrial das Coisas (IIoT) é utilizada na indústria, com o uso de sensores inteligentes para monitorar e operar de forma remota o funcionamento de máquinas e equipamentos. Estes sensores, instrumentos ou máquinas são conectados através de aplicativos de gestão industrial. É a conectividade sendo utilizada para otimizar as estratégias de gestão dentro da indústria. Por meio da conexão, os dispositivos podem receber e enviar dados que podem ser integrados a um software — localmente ou na nuvem (Cloud).

Computação em nuvem

Na computação em nuvem ou “cloud computing” sua empresa não precisa dispor de grandes infraestruturas ou softwares para armazenar todos os dados. Você simplesmente contrata um provedor e envia todos os seus dados para ser hospedado em  um servidor remoto. 

A empresa tem benefícios como redução de custos, segurança de dados, recuperação de desastres de forma mais rápida, entre outros. Atualmente muitas empresas têm utilizado softwares com hospedagem em nuvem com o objetivo de reduzir custos com infraestrutura e garantir maior segurança de seus dados.  

Realidade aumentada (AR)

A Realidade Aumentada (AR) reúne informações visuais para integrar o ambiente industrial à projeções virtuais. O uso de tal tecnologia quando aplicada no ambiente industrial pode ajudar no aumento da produtividade, eficiência e segurança. Envolve uso de óculos de proteção especializados, óculos ou aplicativos de smartphone para sobrepor informações digitais à visão da vida real de uma pessoa em seu trabalho.

Como a tecnologia pode auxiliar na manutenção industrial?

Os avanços tecnológicos têm trazido para as empresas muitos benefícios, além de ser um ponto crucial para o bom desempenho das organizações. Empresas que utilizam softwares de gestão conseguem uma série de benefícios, o que as deixam em patamares de destaque. Elas se tornam mais competitivas e isso traz mais lucratividade ao negócio. 

Diminuição de custos, centralização de informações, controle e planejamento de manutenções estão entre os vários benefícios que o uso da tecnologia tem levado às empresas. 

Manutenção é uma atividade de importância estratégica nas empresas, pois ela deve garantir a disponibilidade dos equipamentos e instalações com confiabilidade, segurança e custos adequados. Entender cada tipo de manutenção e aplicar o mais adequado, corretamente, é fator de otimização da nossa atividade. Este conhecimento atrelado à tecnologia, traz êxito a qualquer negócio.

Sendo assim, conheça o software Engeman®, produzido especificamente para gestão de manutenções. Flexível, portanto, pode ser adaptado para os mais diferentes tipos de empresa, desde as pequenas e médias até as grandes corporações, se adequando às necessidades específicas do negócio. 

Quer saber mais sobre o software de manutenção Engeman®? Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas com nossos especialistas!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos