Nivelamento de Recursos
Engeman Software de Manutenção

Nivelamento de Recursos

Engeman
Escrito por Engeman

A solução para conflitos de custo, materiais e mão de obra.

É comum quando estamos lidando com planejamento de serviços surgirem conflitos de custo, materiais e principalmente de mão de obra e a solução nesse caso é realizar o nivelamento dos recursos. Então, resolvi falar um pouco sobre este recurso do Engeman® visto que, quando bem utilizado, é uma das ferramentas de destaque que o software tem a oferecer   

É muito frequente, quase inevitável, que quando utilizada a ferramenta de Geração de Ordens de Serviço Preventivas do Engeman®, existam recursos que tenham um nível de utilização que é superior à sua disponibilidade, seja relacionado a material, orçamento ou mão de obra.

Uma situação frequente é quando um determinado funcionário está alocado a duas Ordens de Serviço simultaneamente, sendo que, em cada uma delas participa a 100%. O que podemos fazer para resolver é contratar ou alocar outro funcionário ou atrasar uma das Ordens de Serviço para que um deles seja disponibilizado para a outra, dessa forma estaremos realizando um Nivelamento de Recursos.

Porém nem sempre podemos aumentar os custos, ou o recurso é tão específico que não é possível aumentar a sua quantidade, e nesse caso a compra ou contratação é inviável, em outros casos a data programada da Ordem de Serviço é um pré-requisito inegociável, o que inviabiliza a escolha da segunda opção que é atrasar a execução.

A principal função da ferramenta Nivelamento de Recursos é distribuir a execução das Ordens de Serviço ao longo do tempo de forma que mão de obra, materiais e orçamentos que estão alocados no planejamento possam cumprir suas tarefas.

Muitos gerentes de manutenção, erroneamente, fazem o Nivelamento de Recursos já na execução das Ordens de Serviço, quando percebem que não possuem tantos recursos como planejado. E após a aplicação do método, chegam à conclusão que precisam reorganizar os prazos de execução, pois os picos de super-alocação foram pulverizados e assim o tempo para execução do período estendido.

É preciso ter em mente que o nivelamento de recursos é uma ferramenta, um algoritmo que norteia o gerente de manutenção no planejamento e na tomada de decisão de como esse planejamento de serviços será executado.

Muitas vezes, gerentes de manutenção apenas realizam e aprovam o Nivelamento de Recursos e isso é um fato preocupante, pois, muitos deles não sabem ou não entendem a lógica aplicada nessa técnica. Muitas vezes o nivelamento de recursos irá resolver o problema de super-alocação, mas o resultado disso quase sempre é um atraso no período de execução das manutenções. Portanto, sempre que executado um Nivelamento de Recursos é interessante que o gerente da manutenção faça uma análise de custo x benefício visualizando as suas opções, ou seja, é melhor atrasar ou alocar outro funcionário? É melhor atrasar ou comprar mais material? É melhor atrasar ou disponibilizar mais dinheiro para execução na data programada?

Essas decisões nenhum software toma! É preciso que haja uma cabeça pensante controlando o sistema para que as decisões sejam acertadas. Use o Nivelamento de Recursos, é um importante aliado nas tomadas de decisões mas, acima de tudo, use a cabeça!. “O Homem é a medida de todas as coisas”. (Protágoras500-410 a.C).

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This