O que é Nivelamento de Recursos e qual o impacto no setor de manutenção?

O Nivelamento de Recursos é uma estratégia que tem a função de garantir a provisão de recursos necessários para a execução dos processos.  Saiba mais neste artigo!

nivelamento-de-recursos-na-manutencao

O planejamento é uma etapa muito importante para que um projeto seja concluído com sucesso. Através dele é possível visualizar todas as demandas e recursos necessários, sejam eles com matéria-prima ou mão de obra.  

A gestão adequada dos recursos permite que o projeto, ou produção, tenha as ferramentas necessárias para a conclusão das tarefas otimizando os gastos e sem passar por escassez em momentos de alta demanda.

É comum quando estamos lidando com planejamento de serviços surgirem conflitos de custo, materiais e principalmente de mão-de-obra e a solução nesse caso é realizar o nivelamento dos recursos.

O Nivelamento de Recursos é uma ferramenta de gestão que vai impedir paradas na sua produção e um controle mais assertivo do seu negócio. Para entender um pouco mais sobre esta estratégia, continue a leitura!

Compartilhe!

O que é Nivelamento de Recursos?

O Nivelamento de Recursos é uma estratégia de gestão de projetos que tem a função de garantir a provisão de recursos necessários para a execução dos processos. 

Os recursos de um projeto ou produção podem incluir equipamentos, materiais, pessoas e outros ativos que são fundamentais para a conclusão do projeto. Portanto ele garante que não haverá falta nem desperdício durante a execução das tarefas. 

Conhecido também através do inglês Resource Leveling é uma estratégia base para que a empresa possa garantir um equilíbrio financeiro, pois permite que a gestão faça uma administração sólida, conciliando as demandas e os recursos na dose certa. 

O que é considerado Recurso?

Para ficar ainda mais claro o Nivelamento de Recursos, vamos entender um pouco o que é considerado Recurso dentro de um negócio. Existem 3 tipos de recursos em um planejamento, que são: 

  • equipes;
  • recursos físicos;  
  • recursos financeiros.

O objetivo do Nivelamento de Recursos é distribuir os tipos de recursos de forma que não falte para nenhum setor. Caso haja alguma falta, é possível fazer a reprogramação dentro de um prazo razoável e que não prejudique a disponibilidade operacional.

Um ponto importantíssimo que precisa ficar claro é que o nivelamento de recursos é apenas o final de todo um processo de planejamento e gestão.  É uma ferramenta aplicada ao plano que, sem uma boa construção anterior, pode não produzir os resultados esperados. 

Qual a função do gerenciamento de recursos?

O principal objetivo do Nivelamento de Recursos é otimizar os recursos, como equipamentos, materiais e inclusive mão de obra, de maneira a equilibrar o trabalho ao longo do tempo, minimizando os picos de demanda e evitando que alguns recursos fiquem sobrecarregados enquanto outros permanecem ociosos. 

Com o Nivelamento de Recursos a sua empresa terá condições de ter um bom planejamento associado a uma execução bem definida, sem recursos faltantes e a preocupação gerencial poderá ficar voltada principalmente para variáveis externas, fora do controle do planejamento. 

Como fazer o Nivelamento de Recursos?

Para fazer o Nivelamento de Recursos é necessário primeiramente identificar os recursos necessários, as funções, responsabilidades e competências. O ponto mais importante do nivelamento de recursos são as pessoas, afinal, sem elas geralmente não há execução possível. Além disso, para o nivelamento de recursos, informações relevantes como movimentações de ausência, qualificações técnicas, escalas de trabalho, etc precisam ser levadas em consideração.

Para que as pessoas possam realizar as tarefas do seu dia a dia é necessário que haja ferramentas, instrumentações, peças e insumos para consumir. Por isso, para um bom nivelamento, esses itens precisam estar, além de bem planejados, também bem definidos em seu sistema de registros.

Por último, mas não menos importante, estão os recursos financeiros. Como o dinheiro não é ilimitado, precisamos definir bem os orçamentos para assim visualizar a situação do negócio e planejar as ações. Avalie se todos os custos se enquadram nos orçamentos disponíveis para execução.

Você vai gostar de ler também: Por que fazer o nivelamento de recursos? Descubra aqui!

Nivelamento de Recursos na manutenção

Na manutenção, os recursos devem ser bem controlados pois a falta de ferramentaria para as intervenções corretivas, principalmente, tem impacto direto na produção da empresa. Portanto, adequar a disponibilidade de recursos humanos, financeiros e de materiais a uma programação de serviços, certamente otimizará a gestão de manutenção.  

Nivelar recursos  na manutenção significa adequar a disponibilidade destes a uma programação de serviços inicialmente programada, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos nos planos de manutenção. Os recursos na manutenção referem-se a:

  • Mão de obra para execução dos serviços;
  • Disponibilidade de utilização de insumos e peças de reposição necessárias;
  • Manter o custo dos serviços programados dentro do orçamento predeterminado.

O planejamento eficiente dos recursos vai impedir que paradas não planejadas aconteçam e coloquem em xeque toda a produção esperada. Esse planejamento pode ser feito através de sistemas que já realizam todos os cruzamentos de dados necessários para uma gestão assertiva.

O nivelamento de recursos pode ser facilmente controlado através do software Engeman®. No e-book abaixo, você encontrará todos os detalhes de como a nossa solução pode otimizar os seus recursos de manutenção. Acesse no link a seguir:

 

Software para Nivelamento de Recursos

Para que todo o processo de Nivelamento de Recursos não precise ser feito manualmente pelo gestor de manutenção, o software Engeman® disponibiliza esta funcionalidade para otimizar a sua gestão.

Nem sempre podemos aumentar os custos, ou o recurso é tão específico que não é possível aumentar a sua quantidade, e nesse caso a compra ou contratação é inviável, em outros casos a data programada da ordem de serviço é um pré-requisito inegociável.

Muitos gerentes de manutenção, erroneamente, fazem o nivelamento de recursos já na execução das ordens de serviço. E após a aplicação do método, chegam à conclusão de que precisam reorganizar os prazos de execução, pois os picos de super-alocação foram pulverizados e assim o tempo para execução do período estendido.

Para evitar problemas assim, contar com um sistema especialista faz a diferença. As empresas mais competitivas no mercado conseguem se destacar através de uma gestão inteligente dos seus recursos. Agora você já sabe o que é o Nivelamento de Recursos e a importância para o seu negócio! Mas você sabia que é possível executá-lo de forma prática no nosso software de manutenção? 

Este recurso é uma das principais funcionalidades da versão Plena do Engeman®. Conheça mais a fundo tudo que o Engeman® pode oferecer para a sua empresa! Agende um bate papo com nossos especialistas e saiba como o Software Engeman® pode potencializar os seus resultados.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos