ARTIGOS Software de Manutenção

Nivelamento de Recursos

hand 523231 960 720 810x444 - Nivelamento de Recursos
Escrito por Engeman

A solução para conflitos de custo, materiais e mão de obra.

É comum quando estamos lidando com planejamento de serviços surgirem conflitos de custo, materiais e principalmente de mão de obra e a solução nesse caso é realizar o nivelamento dos recursos. Então, resolvi falar um pouco sobre este recurso do Engeman® visto que, quando bem utilizado, é uma das ferramentas de destaque que o software tem a oferecer   

É muito frequente, quase inevitável, que quando utilizada a ferramenta de Geração de Ordens de Serviço Preventivas do Engeman®, existam recursos que tenham um nível de utilização que é superior à sua disponibilidade.

Uma situação frequente é quando um determinado funcionário está alocado a duas Ordens de Serviço simultaneamente.

Ordens de Serviço

Porém nem sempre podemos aumentar os custos, ou o recurso é tão específico que não é possível aumentar a sua quantidade, e nesse caso a compra ou contratação é inviável, em outros casos a data programada da Ordem de Serviço é um pré-requisito inegociável.

Muitos gerentes de manutenção, erroneamente, fazem o Nivelamento de Recursos já na execução das Ordens de Serviço. E após a aplicação do método, chegam à conclusão que precisam reorganizar os prazos de execução, pois os picos de super-alocação foram pulverizados e assim o tempo para execução do período estendido.

Muitas vezes, gerentes de manutenção apenas realizam e aprovam o Nivelamento de Recursos e isso é um fato preocupante. É melhor atrasar ou comprar mais material? É melhor atrasar ou disponibilizar mais dinheiro para execução na data programada?

Essas decisões nenhum software toma! É preciso que haja uma cabeça pensante controlando o sistema para que as decisões sejam acertadas. Use o Nivelamento de Recursos, é um importante aliado nas tomadas de decisões mas, acima de tudo, use a cabeça!. “O Homem é a medida de todas as coisas”. (Protágoras500-410 a.C).

Sobre o autor

Engeman

Deixar comentário.

nove + 20 =

Share This