O poder de um sistema de manutenção flexível
ARTIGOS

O poder de um sistema de manutenção flexível

Escrito por

Muitos profissionais ainda relacionam os processos de manutenção com gastos de última hora para uma gestão. Quem ainda tem essa ideia passa por diversos apuros em sua rotina de trabalho. Isso acontece porque é fundamental analisar todos os processos e garantir a continuidade da produção.

Como o mercado consumidor está cada vez mais concorrido e exigente, essa metodologia de trabalho deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade. Assim como em diversos outros setores, o uso de novas tecnologias auxilia a análise de informações e a tomada de decisões de um supervisor de manutenção.

Os softwares para manutenção industrial já são utilizados por gestões de sucesso, e você não pode ficar de fora disso.

Este post vai abordar questões muito importantes para o bom desempenho em uma indústria. Além disso, mostraremos como uma ferramenta de qualidade, como o sistema Engeman, é uma ótima opção para quem deseja alcançar resultados melhores. Confira a seguir!

Quais são os principais problemas enfrentados por uma gestão de manutenção?

Cada tipo de empresa enfrenta desafios diferentes que precisam ser superados da melhor maneira possível. De qualquer forma, é essencial contar com informações atualizadas sobre as atividades da linha de produção.

Um profissional que não se mantém atualizado acaba tomando atitudes equivocadas e que atrapalham o desempenho de todos. Infelizmente, muitos ainda utilizam processos manuais para acompanhar tudo o que acontece sob sua supervisão.

A falta de investimentos em novas técnicas e em profissionais especializados também agrava muito essa situação. Investir no setor de manutenção é uma premissa básica de qualquer indústria de sucesso, não importando o seu campo de atuação.

Outro problema também está relacionado à falta de organização de ordens de serviço, documentos e informações sobre as máquinas industriais. Na maioria dos casos, uma planta é composta por vários setores, equipamentos e funcionários. Todo o planejamento é colocado em risco quando eles não trabalham em sintonia e sem comunicação.

O uso de planilhas dificulta a análise de informações e pode pregar peças em um profissional muito experiente. Além disso, alguns softwares para manutenção industrial mais atrapalham do que ajudam, pois não oferecem soluções atualizadas e adaptadas às condições de trabalho de cada cliente.

O que significa o termo “manutenção flexível”?

Por mais que cada indústria exija cuidados especiais, certos critérios devem ser aplicados em todas as situações. Em vista disso, planejar e aplicar uma manutenção flexível é uma característica primordial de uma solução eficiente.

Os conceitos básicos da manutenção devem ser adaptados à realidade de cada empresa para que elas possam gerar relatórios e acompanhar as suas ordens de serviços.

Com isso, é possível contar com as técnicas mais utilizadas pelo mercado e ajustá-las às questões do seu negócio. Lembre-se também de analisar como os seus concorrentes agem nessas situações, e veja como essas medidas podem ser aproveitadas em sua rotina de trabalho.

Como os softwares para manutenção industrial podem ajudar?

Percebe-se que há uma grande necessidade em adotar um software que auxilie o dia a dia de um supervisor de manutenção. Existem várias opções no mercado, cada uma com os seus benefícios e desvantagens.

O sistema Engeman é um dos que mais se destacam, pois permite a adoção de medidas flexíveis e que melhoram vários aspectos do negócio. Mostramos os seus principais benefícios abaixo:

Redução de custos

A questão financeira é uma das mais importantes para uma indústria, não é mesmo? Os softwares para manutenção industrial, em um primeiro momento, podem parecer gastos em seu orçamento. Porém, é necessário ter uma visão projetada para o futuro nessas horas.

Ao automatizar processos, você consegue reduzir o número de manutenções corretivas e concentrar os esforços nas preventivas e preditivas. As paradas inesperadas são evitadas e a linha de produção trabalha a todo vapor.

O sistema Engeman faz com que você preveja os problemas e mantenha o alto padrão de performance de cada equipamento, acompanhando os desgastes e realizando trocas sempre que necessário.

Tomando essas medidas, a vida útil das máquinas aumenta e os funcionários não precisam mais realizar horas extras. Dessa forma, o orçamento global da planta é reduzido.

Portanto, cada recurso gasto em um sistema de manutenção flexível, como o Engeman, deve ser entendido como um investimento.

Otimização das rotinas de manutenção

A linha de produção de uma indústria é composta por funcionários e máquinas que trabalham seguindo regras e padrões previamente estabelecidos. Além de atuar quando um problema acontece, o time de manutenção deve acompanhar e monitorar a eficiência de todos.

A realização de medidas preventivas, paradas programadas e trocas de peças são boas maneiras de assegurar a continuidade das atividades. Quem utiliza softwares para manutenção industrial consegue armazenar todas essas informações em um só lugar e acessá-las com facilidade.

Assim, o planejamento é realizado de acordo com as necessidades do negócio e a produção não perde a sua qualidade.

O Engeman permite criar uma programação totalmente adaptada aos equipamentos e à estrutura do negócio. Ela é constituída pelos seguintes aspectos:

  • periodicidade;

  • acumulativa;

  • data específica;

  • preditiva;

  • eventual;

  • baseada em ocorrências.

Após determinar esses fatores, o programa é executado uma única vez e gera ações automatizadas.

Por exemplo: uma localização que vá receber um equipamento de ar-condicionado e que precise inspecioná-lo a cada 15 dias poderá fazer uso das programações periódicas e por datas específicas.

Para os casos em que os riscos e as consequências das paradas são maiores, podem ser usadas as manutenções sob condição, com um monitoramento constante de variáveis de tendência, como pressão e temperatura.

É válido lembrar que o Engeman disponibiliza mais de 250 relatórios, gráficos, listagens e cronogramas onde todas as informações como custos, volume de ordens de serviço, análise de falhas, MTBF, MTTR, disponibilidade, horas paradas, eficiência da equipe, consumo de peças podem ser extraídos a qualquer momento.

De uma forma geral, os prazos são cumpridos e a satisfação dos clientes também é garantida com a utilização de softwares para manutenção industrial.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer acessar uma plataforma moderna e pronta para melhorar a sua rotina de trabalho? Basta entrar em contato com a nossa equipe e solicitar orçamento!

Sobre o autor

Deixar comentário.

Share This