Gestão de manutenção industrial: principais aspectos

A gestão da manutenção engloba um rol de ajustes nos processos industriais de manutenção com ênfase na função estratégica do setor. A seguir, confira os principais aspectos da gestão de manutenção industrial!

Os principais aspectos da gestão de manutenção industrial

Em uma realidade cada vez mais globalizada e digitalizada, a chave para o sucesso no empreendedorismo é o acompanhamento minucioso de todos os processos diretos e indiretos.

Reconhecer a importância da manutenção industrial é dar o primeiro passo para uma gestão de custos muito mais eficiente e, consequentemente, para a conquista de uma inteligência estratégica muito mais assertiva. No entanto, para além do reconhecimento do status do setor em uma empresa, o gestor deve, antes de tudo, entender quais são os principais aspectos da gestão.

E é exatamente por isso que estamos aqui hoje! Preparado? Então continue acompanhando!

Compartilhe!

O que é gestão de manutenção industrial?

A gestão da manutenção engloba um rol de ajustes nos processos industriais de manutenção com ênfase na função estratégica do setor. A seguir, confira quais deverão ser os seus principais focos.

Quais os 3 tipos de manutenção industrial?

Manutenção preditiva

O fato de que a manutenção é indissociável de todos os processos industriais é indiscutível. Por esse motivo, é primordial enfatizar a função estratégica dessa área potencializando as medidas de manutenção.

Portanto, nunca deixe de fazer avaliações periódicas e check ups rotineiros na sua fábrica e maquinário. Tais avaliações exigem uma elevada precisão de análise das condições de funcionamento dos equipamentos industriais.

Em um cenário ideal, a manutenção preditiva jamais gera alterações na planta da indústria, apenas fornece diagnósticos que garantem uma melhor gestão do setor de manutenção.

Manutenção corretiva

Outro ponto central da gestão de manutenção industrial é a chamada manutenção corretiva. Ela pode ser dividida entre duas categorias: a não previsível (ou não planejada) e a previsível (ou planejada).

Como a própria nomenclatura já indica, a manutenção corretiva não planejada é a que gera mais gastos, uma vez que ela não foi prevista em orçamento e geralmente é aplicada para consertos ou correções de máquinas defeituosas.

O ideal é que esse tipo de manutenção seja reduzido ao mínimo possível, com a utilização da manutenção preditiva. Entretanto, mesmo em administrações articuladas e bem planejadas é possível acontecer imprevistos. Desse modo, evitam-se paralisações na produção ou comprometimento orçamentário de outras frentes do negócio.

A Gestão da manutenção corretiva planejada, por outro lado, compõe um plano previamente articulado de inspeção e monitoramento. Em alguns casos, ela pode até admitir a troca de peças ou utilização de máquinas até o esgotamento e perda total.

Manutenção preventiva

A gestão da manutenção preventiva é focada no estabelecimento de períodos de intervalos — sempre muito bem definidos — de tempo para a monitoração, reparo e correção das máquinas da fábrica.

O foco desse tipo de manutenção é a prevenção. Quando organizada adequadamente, a manutenção preventiva é uma excelente aliada para evitar a ocorrência da manutenção corretiva sem planejamento.

A gestão manutenção industrial é uma ferramenta estratégica?

Uma das principais medidas do sucesso de um negócio é o chamado ROI (do inglês, Return on Investment) que, em tradução livre, é o denominado Retorno sobre o Investimento. Essa ferramenta é utilizada para medir o quanto de retorno cada tipo de investimento traz para o empreendimento.

Mas, enquanto isso, como isso se aplica desta forma à manutenção industrial? Com uma boa gestão de manutenção industrial você evitará gargalos em frentes diversas, como: ritmo de produção, equilíbrio orçamental, minimização de imprevistos e fluidez de processos. Logo, com todas essas melhorias, há, naturalmente, melhor aplicação de recursos.

Como posso melhorar o processo de gestão da manutenção industrial?

Desde o final dos anos de 1940, a indústria mundial passou a reconhecer a importância de uma gestão de manutenção industrial de qualidade. Esse processo foi gradativamente se acentuando ao longo das décadas.

Por essa razão, empresários industriais do mundo inteiro passaram a investir na manutenção preventiva e preditiva.

Isso deixa claro que economias e estratégias mal elaboradas de redução de custos costumam acarretar muito mais prejuízos (no longo prazo).

É claro que reduzir custos é uma medida imprescindível para ampliação de lucros empresariais. No entanto, a real inteligência estratégica é aquela que alimenta perspectivas a longo prazo.

Portanto, evite a tentação de dispensar uma logística mais completa de gestão da sua manutenção por isso parecer mais barato. Essa economia inicial poderá representar grandes gastos com manutenções corretivas não planejadas e prejudicar toda a sua produção e lucratividade.

Como a tecnologia pode auxiliar na gestão manutenção industrial?

Nossa realidade está cada vez mais digitalizada e isso gera uma série de possibilidades.

Existem softwares de gestão de processos impressionantes que aprimoram pontos cruciais do gerenciamento de manutenção industrial, tais como:

  • cadastro de dados referentes à manutenção;
  • planejamento de serviços que serão executados pela manutenção;
  • acompanhamento das atividades de manutenção;
  • programação da execução dos serviços por meio de controles automáticos;
  • nivelamento de recursos materiais, humanos e financeiros;
  • emissão automática de alarmes e documentos referentes aos serviços;
  • criação de históricos dos eventos e elaboração de cronogramas e gráficos;
  • análise de perdas na produção, cálculo de custos e análise de ocorrências;
  • controle do consumo de materiais em estoque e executantes dos serviços.

O que é indústria 4.0 e manutenção 4.0?

Para conhecer ainda mais sobre manutenção industrial, dois conceitos precisam ser tratados: indústria 4.0 e manutenção 4.0.

A indústria 4.0

A indústria 4.0 é considerada a quarta revolução industrial. Trata-se de um conceito recente, moderno, resultante da evolução tecnológica global que afeta a sociedade em geral e a economia em particular.

Assim, a indústria 4.0 envolve as mais importante novidades da tecnologia na área da automação, TI e controle quando utilizadas nos processos de produção industrial ou manufatura. Caracteriza-se principalmente pela descentralização dos processos, já que  assim, as decisões podem ser tomadas pelo próprio sistema autônomo.

Portanto, esses processos estão se tornando cada vez mais eficazes, personalizáveis e autônomos a partir de Sistemas Ciber-Físicos, Internet dos Serviços e Internet das Coisas.

O Sistema Ciber-Físico é, acima de tudo, formado por elementos de computação que colaboram entre si a fim de manter sob controle algumas entidades físicas. Sua aplicação é abrangente, envolvendo os segmentos aeroespacial, automotivo, infraestrutura civil, energia, manufatura, processos químicos e assim por diante.

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede objetos físicos, edificações, veículos e demais elementos que têm tecnologia embarcada, sensores e conexão com a rede de internet, sendo capaz de recolher e transmitir dados.

A Internet dos Serviços (IoS) consiste na prática de atrelar os serviços à IoT ou a IoT produzindo serviços que estão ligados a ela.

Os princípios

A Indústria 4.0 apresenta os seguintes princípios: capacidade de operação em tempo real; descentralização; virtualização (cópia virtual das indústrias); modularidade (produção a partir de módulos, respeitando a demanda); orientação a serviços (conceito de IoS).

Os pilares

A Quarta Revolução Industrial está ancorada em três pilares:

  • Big Data Analytics (estruturas muito complexas de dados que usam novas abordagens para coletar, analisar e gerir as informações);
  • Internet das Coisas;
  • segurança.

Os impactos

Um dos principais impactos da Indústria 4.0 é que ela afetará (e já está afetando) o mercado de um modo geral. Como o mercado está se tornando mais exigente, as organizações procuram ajustar as necessidades de cada cliente ao produto ou serviço prestado.

A personalização prévia do produto será mais uma variável no ciclo de produção. Mas as fábricas inteligentes (aquelas que aderiram à Indústria 4.0) podem assim certamente considerar as necessidades de cada cliente e , em conclusão, customizar seus produtos/serviços.

Outros impactos se referem às pesquisas e ao desenvolvimento em segurança de TI, interação máquina-máquina e maior confiabilidade na produção industrial. Os recursos da tecnologia devem evoluir o suficiente para ajustar as organizações ao novo modelo de indústria emergente.

Também será necessária a adaptação dos profissionais, pois, l acima de tudo, a automação otimizada desta forma,  criará novas demandas e outras deixarão de existir. Os trabalhadores precisam se qualificar e saber como atuar com a tecnologia diversificada das fábricas inteligentes.

Como é a manutenção preditiva na indústria 4.0?

Já falamos sobre a importância da manutenção preditiva na manutenção industrial. Ela é um conceito altamente ligado ao de indústria 4.0. Esse tipo de manutenção busca sempre prever cenários futuros, antecipando-se aos problemas e, dentro das possibilidades, evitando-os e eliminando-os.

As ferramentas que preveem o futuro complementam sensores nas máquinas de monitoramento. São elas:

A CAMM (Gestão da Manutenção Assistida por Computador)

É uma ferramenta que possibilita prever panes e avarias, ajudando os elementos de uma determina linha de produção a serem reparados de forma a evitar interrupções não planejadas. O fornecimento de informações por parte da CAMM contribui para tomar decisões.

Os controladores digitais

São controladores usados para a programação e a operação de máquinas-ferramentas. Eles permitem analisar os dados de motores para definir o seu estado de deterioração e programar sua troca.

Os softwares de monitoramento

São aplicativos que relatam problemas em tempo real, servindo como auxiliares valiosos na manutenção preditiva. Por exemplo, da mesma forma, se essas ferramentas estiverem em conexão com aplicativos de CAMM, elas poderão  assim ativar solicitações de manutenção assim que uma falha de produto for identificada.

Vimos que a manutenção industrial vem sendo reformulada, principalmente com o desenvolvimento da manutenção preditiva e da Indústria 4.0. Portanto, as organizações precisam se ajustar aos novos modelos para se tornarem mais competitivas no mercado nacional!

Gostou do nosso post? Aproveite para assinar a newsletter e receber conteúdo exclusivo!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos