Qualidade na Manutenção com a ISO 9001
ARTIGOS Manutenção

Qualidade na Manutenção com a ISO 9001

Engeman
Escrito por Engeman

O Engeman® facilita o processo de certificação e implantação da norma.

A manutenção vem ganhando cada dia mais confiabilidade e respeito nas empresas, afinal é o setor que garante que maquinários estejam sempre disponíveis para produção. Mesmo com o processo da manutenção funcionando perfeitamente melhorias sempre são bem vindas e exigidas.

A adoção das normas de qualidade é uma maneira de comprovar que o processo de manutenção está no caminho certo. A ISO 9001 é uma norma técnica que modela gestão de qualidade que deve ser seguida pelas empresas. A função é estabelecer um padrão de produtos e serviços, que seja permanente ou que seja aperfeiçoado, mas nunca abaixo do que a norma diz. 

Estas certificações estão presentes em diversos ramos de atividades. Na manutenção a ISO 9001 é cada vez mais desejada pelas organizações. Uma vez certificada, a empresa comprova que seu processo é extremamente eficiente. Isso significa satisfação de trabalho dos empregados, garantia de segurança e principalmente o que rege a certificação, que a empresa estabelece uma gestão de qualidade. Os benefícios são bastante significativos, tais como:

  • O aumento da competitividade: No mercado nacional e internacional, visto que a ISO está presente em cerca de 160 países. 
  • Satisfação do cliente: o PCDA (planejar, fazer, checar, agir) da norma ISO 9001 garante que as necessidades dos clientes estão sempre sendo atendidas. 
  • Aumento da produtividade: a certificação demonstra que a entidade é seria, isso traz novos investidores para empresa, aumento do número de clientes e acaba com as barreiras comerciais. 
  • Redução de custos: O aumento de investimentos e a estrutura organizacional evita desperdícios e melhora a eficiência da manutenção.

Para conseguir esta certificação as empresas devem passar por auditorias externas que comprovem o padrão de qualidade organizacional. Estas auditorias seguem critérios pré-definidos pela ISO. Dentre estes critérios está presente a padronização, monitoramento, revisões e rotinas dos processos da manutenção além de diversos outros processos em todas as áreas. 

Para ser certificado pela norma não é necessário apenas realizar planos de manutenções preventivos, preditivos e corretivos. É preciso comprovar os resultados obtidos e também a capacidade de melhoria contínua, através de relatórios, cronogramas e previsões das manutenções, ferramentas para análises de falhas, históricos, gráficos e demais informações gerenciais.

Muitas destas empresas têm dificuldades de conseguir a certificação da ISO 9001 devido à falta gerenciamento e controle das manutenções exigidas pela norma. Para facilitar o processo elas buscam auxilio em ferramentas estruturadas capazes de gerenciar e padronizar o processo de manutenção da empresa. Estas ferramentas são capazes de trazer organização, controle de rotinas, previsões de manutenções, atendimento ao cliente e controlar demais processos exigidos. 

O Engeman® é um software especialista em controle da manutenção e frequentemente é procurado para facilitar o processo de implantação da ISO 9001. A flexibilidade, facilidade operacional e vasta gama de informações gerenciais, direciona a empresa a caminhar com passos largos para aprovação da norma. Com grande influência e experiência no mercado há mais de 20 anos, o Engeman® traz grande credibilidade à empresa que almeja a certificação ISO 9001.

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This