Rotina de Inspeções no Engeman®
ARTIGOS Engeman Software de Manutenção

Rotina de Inspeções no Engeman®

Engeman
Escrito por Engeman

Inspeções são muito importantes para a manutenção, durabilidade e confiabilidade dos equipamentos e ativos. Infelizmente, muitas empresas veem as inspeções como uma forma de desperdiçar tempo e dinheiro, pois, segundo elas, as inspeções devem ser inseridas nos cronogramas e orçamentos que, normalmente, já estão muito comprometidos. Aos poucos, este tipo de pensamento vem mudando, com as inspeções sendo vistas como excelentes oportunidades para se coletar informações que ajudarão a evitar paradas não programadas de manutenção. Isso não só reduz drasticamente os custos de manutenção como também o tempo de execução, através da redução de manutenções corretivas não programadas.

De nada adianta realizar as inspeções, se os dados coletados nas mesmas não forem utilizados de maneira adequada. Isso normalmente acontece quando não se trabalha com um software especialista em manutenção.

Com o Engeman, programar e realizar inspeções é bem simples. Veja um breve descrito de um fluxo de inspeção realizado com o auxílio do software:

Programação das inspeções ou rotas de inspeções:

  • Quais os itens serão verificados e em quais equipamentos?
  • Qual é o valor aceitável para cada variável coletada?
  • Quais são as ferramentas e instrumentos necessários?
  • Quais são os procedimentos de segurança?

Geração nas Ordens de Serviço de Inspeção:

  • As Ordens de Serviço podem ser impressas, enviadas por e-mail ou para um celular ou tablet.

Coleta dos dados:

  • Com as Ordens de Serviço em mãos, os técnicos irão coletar as informações solicitadas e as mesmas serão envidas para ao Engeman.
  • Tensão, corrente, temperatura, pressão e vibração são exemplos típicos de dados coletados. Uma grande vantagem do Engeman é que os pontos de controle ou variáveis são definidos pelo próprio usuário, permitindo inúmeras outras possibilidades além das citadas anteriormente,
  • Caso a empresa deseja automatizar ainda mais, é possível criar um recurso customizado para integrar Engeman com algum software supervisório onde das coletas de dados serão importadas para o Engeman automaticamente e utilizadas nas programações de manutenção.
  • Processamento e Análise dos dados:
  • Com os dados no sistema, o profissional poderá analisar os gráficos gerados através das coletas de dados, receber alertas ou gerar as Ordens de Serviço para a correção dos problemas encontrados antes que o equipamento sofra uma parada não programada, evitando custos desnecessários e tendo tempo suficiente para programar a intervenção.

Comece agora mesmo a executar as inspeções e a obter excelentes resultados!

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This