SLA, o combinado não sai caro

sla - SLA, o combinado não sai caro

A disputa por novos clientes está cada vez mais acirrada em todos os setores — e não poderia ser diferente para as gestões que trabalham com manutenção. Nessas horas, é preciso ter muito empenho e dedicação para prestar um bom serviço. O mercado quer pagar um preço justo por um trabalho de qualidade. O tempo de entrega e a experiência fazem toda a diferença para sair na frente de seus concorrentes.

Em meio a esse cenário, empresas e clientes buscam novas formas para aprimorar esse relacionamento. O Service Level Agreement (SLA) vem ganhando cada vez mais adeptos, já que oferece vários benefícios para todos os envolvidos.

Mas você, nosso leitor, sabe o que ele é ou qual é o seu funcionamento? Pois então não se preocupe! Este post vai explicar tudo sobre esse conceito. Além disso, falaremos sobre suas vantagens e como uma ferramenta de gestão de manutenção melhora ainda mais esse relacionamento. Confira a seguir.

O que é SLA?

O SLA ou ANS, Acordo de Nível de Serviços, se resume a um contrato entre cliente e prestador de serviço, que visa manter um padrão de atendimento focado no tempo. Normalmente, é conhecido por ser aplicado ao TI, mas outras áreas, incluindo a manutenção, se apropriaram desse conceito.

Os parâmetros do contrato começam com a definição dos requisitos a serem atendidos. Observe algumas perguntas que nos ajudam a identificá-los:

  • Quais equipamentos serão englobados?

  • Quais serviços serão executados?

  • Qual o tempo máximo de atendimento por equipamento, serviço ou contrato?

  • Quais os indicadores a serem extraídos desse controle?

  • Haverá multa em caso de não cumprimento deste acordo? Qual o valor ou percentual?

Trabalhando essas respostas, no contexto da empresa, é possível acompanhar, em cada serviço, se o tempo para a execução está dentro do limite; aplicar multas que se fizerem necessárias; e, com o histórico detalhado, verificar se os prestadores de serviço têm capacidade para atender à demanda da empresa.

Existem várias vantagens para o prestador de serviços que terá seu trabalho baseado em uma rotina bem definida, com prazos e custos previamente planejados. Dessa forma, a programação dos recursos necessários (mão de obra, materiais e equipamentos) será muito mais simples.

É importante, ainda, permitir uma interrupção do processo, ou seja, possibilitar que alguns atrasos ocorram sem necessariamente gerar penalizações. Imagine que o prestador de serviço chegue para executar uma manutenção preventiva e, por uma dificuldade imposta pelo próprio cliente, não tenha acesso ao equipamento ou local. Nesse caso, o atraso não é culpa do contratado, por isso uma penalização não seria justa.

Em resumo, o SLA é uma espécie de garantia de que o contratante está acompanhando os atendimentos, minimizando ou eliminando os atrasos, e o prestador de serviços pode comprovar a sua eficiência e fidelizar clientes.

Quais são os seus principais benefícios?

Agora, você vai conhecer as vantagens que apenas o SLA pode proporcionar para o seu negócio. Veja os exemplos mais importantes abaixo:

Garantia de sucesso

Ter êxito no mercado é uma tarefa complicada. Apesar disso, decisões inteligentes e acertadas o ajudam a alcançar os resultados que você deseja. O SLA melhora o valor da marca com os clientes, pois mostra que o seu negócio tem capacidade de atingir níveis elevados de excelência.

Esse diferencial, em alguns casos, onera o valor do contrato, porém, ele é a garantia de que todo o combinado será entregue. Com isso, os clientes sentem mais confiança e ficam mais dispostos a negociar com a sua empresa.

Melhor gestão de contrato

Provavelmente, a sua empresa trabalha com vários clientes ao mesmo tempo, certo? Cada um deles tem exigências e demandas diferentes. Portanto, é necessário ter muita atenção para respeitar todas elas. A desorganização e a falta de controle são características de uma gestão que não desempenha um bom serviço.

Nessas horas, o SLA ajuda a monitorar o desempenho de cada contrato, fornecendo informações, indicadores e critérios a serem analisados. Apenas com isso é possível medir o trabalho de cada agente, de acordo com as chamadas em seu trabalho diário.

Lembre-se de que os documentos são mantidos atualizados constantemente também. Dessa maneira, nada passa despercebido e você tem o controle periódico das atividades realizadas.

Além disso, os clientes saem ganhando, já que têm mais autonomia para determinar se o serviço está de acordo com as características do contrato.

Otimização de custos

Reduzir gastos e aumentar os lucros são objetivos de muitos empreendimentos. Entretanto, muitos gestores têm dificuldades para alcançá-los. Seja pela falta de preparo ou pela tomada de decisões erradas — vários fatores podem atrapalhar o desempenho de uma empresa.

O Service Level Agreement ajuda a otimizar o orçamento financeiro porque é bem específico e claro. Ele informa tudo o que deve ser realizado, fazendo com que você saiba como e onde deve investir em recursos, colaboradores e materiais. No final das contas, é possível evitar o desperdício e manter o equilíbrio econômico do negócio.

Como aplicá-lo com sucesso?

É necessário analisar muito bem todas as condições internas e externas da empresa antes de tomar qualquer atitude. Agir por impulso ou arbitrariamente não é uma boa ideia na hora de realizar um contrato SLA. Por isso, estude as características de cada cliente e descubra como é possível abordá-las com as potencialidades de sua instituição.

Após isso, defina o que fará parte do Service Level Agreement, indicando quais equipamentos e serviços estão dentro do escopo do projeto. Não se esqueça de determinar os níveis de penalizações para cada erro e atraso — isso ajuda a dar transparência à comunicação e mostrar que existem critérios rígidos de qualidade. É possível, também, explicar quais são as exceções e onde elas podem ser aplicadas.

Outra questão muito importante está relacionada ao prazo do contrato. Como o tempo é uma medida fundamental em todas as nossas relações, estipule o período de duração que esteja dentro dos padrões de produtividade e operação do seu negócio.

Lembre-se de discriminar todos os dados das partes envolvidas, como CPF ou CNPJ, o valor do serviço, a forma de pagamento e o número de identificação dos documentos.

De que forma as funcionalidades do Engeman Mobile podem simplificar o SLA?

A adoção de ferramentas tecnológicas em sua rotina de trabalho já não é mais um fator para se destacar — se tornou uma premissa essencial para ter qualidade e eficiência na manutenção. Tentar gerenciar informações e funcionários manualmente é algo que abre brechas para erros e imprevistos.

O SLA pode ser criado em um editor de textos normal, mas essa ferramenta não oferece todas as funções necessárias para otimizá-lo. Um software especializado em manutenção, como o Engeman Mobile, permite que você receba alertas personalizados para evitar que os prazos estipulados estourem.

Além do mais, ele conta com um dashboard interativo e de fácil compreensão, que exibe todas as ordens de serviço e suas informações. A mobilidade proporcionada por essa solução aumenta a sua produtividade porque facilita o desempenho de suas funções, a qualquer hora e lugar.

Saiba, também, que essa solução melhora o monitoramento das áreas críticas e a priorização de mão de obra em reparos emergenciais, reduzindo despesas e garantindo a continuidade da produção.

Solução Melhora o Monitoramento

Existem, de fato, várias questões que devem ser analisadas por um supervisor de manutenção. Além de dialogar com clientes e fornecedores, acompanhar as novidades do mercado e aplicar tecnologias de ponta, esse profissional precisa prestar um serviço de qualidade.

Os contratos com Service Level Agreement (SLA) dão garantias e melhoram a comunicação entre consumidores e empresas. Eles fornecem todas as informações necessárias e facilitam o acompanhamento da evolução dos trabalhos.

A gestão corporativa é aprimorada quando os acordos são redigidos e atualizados corretamente. Além do mais, o uso de uma ferramenta tecnológica integra profissionais e possibilita o monitoramento em tempo real.

Dessa maneira, encontre uma empresa que ofereça uma solução flexível e pronta para atender às demandas do seu negócio. Não fique preso aos critérios financeiros e descubra novas oportunidades para crescer no mercado.

E então, gostou do nosso post? Quer conhecer um software otimizado e com alto nível de customização? Basta entrar em contato com a nossa empresa!

 

cta manual sla ebook engeman - SLA, o combinado não sai caro

Deixar comentário.

1 + onze =

Share This