A importância do Software de Manutenção para a Carreira
ARTIGOS Software de Manutenção

Importância do Software de Manutenção para a Carreira

Não é novidade o benefício que a sistematização da manutenção traz a uma empresa. Mas e seus usuários? Como são beneficiados?

A cultura da informatização dos processos gerenciais, principalmente na figura dos ERPs -Sistemas Coorporativos Integrados – já é uma realidade estabelecida no meio empresarial. Primeiro deu-se importância a rotinas administrativas básicas como compras, vendas, estoques, finanças e contabilidade. Aos poucos, foram-se agregando rotinas como: RH, custos, produção e por último, manutenção. Com o mercado de software extremamente aquecido nos últimos anos, cada vez mais torna importante conhecer e se preparar para esta tendência, principalmente a este último item citado que se refere à área que mais cresce no mercado da informatização, sistemas gerenciais de manutenção. Este fenômeno está diretamente ligado à busca pela competitividade.

Benefício da Sistematização

Os empresários estão tomando ciência de que a implantação de uma ferramenta como esta não só representa melhorias. É mais ou menos o equivalente ao que representou para a humanidade a ruptura com a idade média (representada pela cultura da manutenção corretiva).

Portanto, ao adquirir um software de manutenção, a empresa traz atrelada a necessidade de mudanças e quebra de paradigmas e, conseqüentemente, o perfil dos seus profissionais deverá condizer com as exigências do que podemos chamar de “Novo Profissional de Manutenção”,  e convertê-los em resultados e ações pró-ativas que reduzam o número de falhas e aumentem a produtividade da sua planta.

Assim sendo, o conhecimento em softwares de manutenção já começa a ser fator fundamental para a formação dos profissionais da área.

Olhando por outra perspectiva, profissionais que buscam recolocação profissional devem valorizar empresas que possuam processos informatizados. Geralmente seus profissionais são mais valorizados e têm maior possibilidade de realizar bons trabalhos.

Software de Manutenção

Para os profissionais que dominam softwares de manutenção e estão ingressando em uma empresa que ainda não possui ambiente informatizado. Outro fator importantíssimo é o motivacional. 

Nos últimos anos, pude observar diversos profissionais que obtiveram ascensão profissional com a implantação de um sistema. Entenderam o processo como oportunidade para colocar seus conhecimentos em prática e também se reciclar, visto que um bom software de manutenção permite ao manutentor implementar conceitos de engenharia de manutenção com técnicas preditivas, preventivas, análise de falhas, confiabilidade, manutenção produtiva total e outras técnicas consagradas. Portanto, ter conhecimento em softwares de manutenção agrega muito valor ao currículo.

Deixar comentário.

Share This