A minha empresa realmente precisa de um software de manutenção?
Não categorizado

A minha empresa realmente precisa de um software de manutenção?

Escrito por Engeman

Gerenciar todos os aspectos da manutenção de uma empresa é um trabalho árduo e constante. São muitos serviços, equipamentos e recursos distribuídos diariamente para uma equipe que também precisa ser orientada. Se você é o responsável por tudo isso, talvez seja a hora de considerar o investimento em um software de manutenção.

Estamos falando de um programa desenvolvido especificamente para ajudar na gestão dessa área. Há uma série de vantagens que transformam a vida de supervisores de manutenção, otimizando seu trabalho cotidiano e permitindo mais tempo de qualidade no ambiente profissional.

Neste artigo, explicamos como o sistema funciona, quais são suas características e seus benefícios. A ideia é que você termine o conteúdo com todas as informações necessárias para decidir se o programa compensa para a sua realidade. Você verá que essa decisão não é das mais difíceis, é só continuar a leitura!

Entenda o funcionamento de um software de manutenção

A ferramenta oferece soluções de controle e de planejamento de serviços de manutenção. Não importa o tipo de produção ou o porte da empresa: se o sistema for de qualidade, haverá adaptabilidade suficiente para lidar com qualquer situação. É o caso da Engeman, conhecida por sua flexibilidade. O nosso software traz as seguintes características, entre outras:

  • cadastro de dados de qualquer tipo referente à manutenção;
  • nivelamento de recursos materiais, humanos e financeiros;
  • planejamento de execução de serviços;
  • programação automática da execução de serviços;
  • acompanhamento de serviços já realizados;
  • criação de históricos de eventos, gráficos e cronogramas;
  • controle de consumo de estoque;
  • análise de custos, de ocorrências e de perdas de produção;
  • indicadores de desempenho;
  • emissão automática de alarmes e de documentos referentes aos serviços.

Cada função pode ser acessada de maneira simplificada pela interface do programa, e há algumas subsessões que personalizam ainda mais a experiência do usuário. O ponto central é o controle de dados — de custos, de tempo ou de desempenho. O gerenciamento rápido de dados é, inclusive, a grande vantagem da informatização da manutenção.

As funcionalidades falam por si só, mas que tal desvendar as vantagens do uso do software de manutenção na prática? Afinal, há muitos programas de gestão pelo mercado que não têm foco no setor de manutenção, mas são de qualidade. Será que eles dariam certo nesse caso? Confira a seguir os benefícios de ferramentas próprias para o setor e descubra a resposta.

Conheça os benefícios do software de manutenção

Vamos colocar os pingos nos is: o que a empresa ganha com uma ferramenta desse tipo? Mais ainda: o que o próprio supervisor e sua equipe ganham? A verdade é que existem benefícios para todo mundo.

Fácil utilização e adaptação

Muitas pessoas fogem de atualizações tecnológicas nos ambientes de trabalho por medo de não se adaptarem a elas. Ainda que o receio seja compreensível, cada vez menos ele faz sentido no cenário em que vivemos. A automação de processos é um requerimento em boa parte do mercado. Por isso mesmo, o uso de sistemas desse tipo é acessível. A interface é descomplicada e a incorporação ao cotidiano é rápida.

Maior previsibilidade

Com processos programáveis, dá para ter noção de como a semana ou o mês acontecerá. É claro que imprevistos ainda são possíveis, mas a informatização os torna mais improváveis. Os atrasos também são reduzidos significativamente, não atrapalhando, portanto, nas previsões e planejamentos.

Agilidade na supervisão

O supervisor deve estar sempre atento às rotinas de inspeção e consertos realizados pelos funcionários. Só esse trabalho já costuma ocupar boa parte do dia a dia do profissional, que acaba sem tempo para realizar outras atividades mais produtivas.

Com o software, o monitoramento e a comunicação são facilitados. Por vezes, nem é preciso fazer uma checagem pessoalmente, já que o sistema automatiza as informações inseridas pela equipe.

Otimização do desempenho dos equipamentos

Com uma agenda de manutenção mais bem controlada, as manutenções preventivas e preditivas serão realizadas corretamente. Com o tempo, isso se traduzirá em equipamentos bem cuidados e com menos risco de falhas. O trabalho de todos fica mais fácil, e a empresa não precisa se preocupar com perda de tempo e dinheiro, o que nos leva ao próximo ponto.

Redução de custos

A cada hora que uma máquina fica parada, a organização perde dinheiro. Os números são diferentes em cada empreendimento, mas qualquer um prefere reduzir custos, certo? Com dispositivos controlados e analisados constantemente, não só o desempenho aumenta como se torna possível diminuir o tempo de inatividade.

Mais do que isso, os custos também caem pela redução de horas extras. Se os equipamentos quebrarem menos, os funcionários não precisarão extrapolar seus horários para consertá-los, o que é uma vantagem para ambos os lados. As contas no final do ano mostrarão o resultado dessas mudanças.

Melhor estabilidade e performance

Lembra que mencionamos outros programas de gestão? O comparativo entre eles é válido, principalmente para mostrar as vantagens do software de manutenção sobre sistemas gerenciais (ERPs) padrões. No primeiro caso, estamos falando de um especialista; no segundo, de uma ferramenta generalizada.

Mesmo que a empresa já utilize um ERP para outros setores, não vale a pena usá-lo também na área de manutenção. Primeiro porque isso significa mais dados, mais usuários e, consequentemente, uma infraestrutura maior. Segundo porque as funções dos ERPs raramente são apropriadas para a manutenção.

Ou seja, seria preciso desenvolver novas adaptações só para esse fim, o que sairia bem mais caro do que a aquisição de uma nova ferramenta, além de levar bastante tempo. Contudo, se a sua preocupação é a integração dos bancos de dados, não se preocupe: é perfeitamente possível fazer isso tanto on-line (se for no mesmo servidor e instância) quanto off-line (por meio de importação de arquivos ou web service).

Experimente a ferramenta

Esperamos que este artigo tenha trazido as informações que você queria encontrar a respeito de software de manutenção. Agora, entendendo melhor como ele funciona e alguns de seus diversos benefícios, que tal adquirir um para a sua empresa? Você e os outros gestores rapidamente verão resultados a partir dessa iniciativa.

É só entrar em contato conosco para saber mais sobre o Engeman! Ficaremos felizes em tirar suas dúvidas e guiar você, conforme necessário, para um futuro automatizado na sua área.

Sobre o autor

Engeman

Deixar comentário.

Share This