Tomada de Decisão em Situações de Crise. Saiba como agir:
ARTIGOS Manutenção

Tomada de Decisões em Situações de Crise

Escrito por Engeman

​No mundo dos negócios a tomada de decisão não é apenas uma escolha sobre qual rumo tomar. Antes de qualquer definição, o tomador de decisões precisa analisar a situação de forma minuciosa. Eis alguns pontos que precisam ser verificados nessa etapa:

• Identificação do problema

Identificar o problema , do mesmo modo, analisar o impacto direto na organização. Sem preocupar-se com a causa,  enquanto que será analisada depois da solução, para evitar recorrência. 

• Classificação das opções de decisão

Significa exatamente definir o que pode ser feito para solucionar o problema, enquanto,  e quais as consequências envolvidas em cada escolha. Nem sempre a solução mais rápida é a melhor, na verdade, provavelmente, a solução mais rápida gera um estresse maior para a equipe e um custo futuro para o processo da organização na maioria dos casos. Quando estamos falando de satisfação de clientes, a escolha mais rápida costuma ser a melhor opção

• Consulta das pessoas envolvidas

O gestor precisa/deve conversar com a equipe assim que executará a solução, enquanto com as pessoas que receberão seu impacto para ter uma visão mais ampla dos efeitos de cada opção, do mesmo modo,assim,  visando sempre minimizar o prejuízo da organização e evitar ao máximo possível desviar do processo de trabalho.

Para questões de grande complexidade, consequentemente é importante definir um checklist com os passos a serem executados e todos os recursos necessários. Seguindo essas orientações, da mesma forma,  a execução tende a ser bem realizada.

 Mesmo utilizando-se de todas as manobras conhecidas, não existe uma escolha perfeita. Sempre haverá perdas, essa situação deve ser aceita pelos gestores e pela organização.

Sobre o autor

Engeman

Deixar comentário.

Share This