Os 5 melhores podcasts sobre gestão na opinião dos especialistas Engeman!

Você sabia que uma das melhores formas de aprimorar o conhecimento do seu time é por meio de podcasts sobre gestão? Confira!

O dia a dia do profissional de manutenção é cheio de desafios. Afinal, muitos se deparam com a falta de capacitação das equipes envolvidas tanto na gestão quanto na execução das atividades. Você sabia que uma das melhores formas de aprimorar o conhecimento do seu time é por meio de podcasts sobre gestão?

Esse meio de comunicação e disseminação de informações valiosas vem sendo cada vez mais difundido, já que possibilita uma série de facilidades e vantagens em relação às formas de capacitação convencionais, como a praticidade de acesso e escuta do material.

Pensando em aprimorar cada vez mais o seu conhecimento, conversamos nossos colaboradores da Engeman sobre os principais podcasts sobre gestão de manutenção, de equipes e inovação. Acompanhe!

O que são podcasts sobre gestão?

Como você provavelmente já sabe, podcasts são programas de áudio realizados sob demanda, ou seja, um arquivo de áudio disponibilizado em plataformas digitais, como o Spotify, para que o público ouça quando desejar, atuando de forma contrária aos programas de rádio tradicionais.

A partir desse formato diferenciado, surgiu uma nova perspectiva no processo de estudo e atualização de conhecimentos técnicos e até científicos: eles podem ser acessados a qualquer momento. Isso oferece uma grande facilidade para os ouvintes, uma vez que podem escutar enquanto realizam outra atividade.

Além disso, o podcast pode ser feito em diversos episódios ou contar com apenas um áudio longo (entre 30 e 50 minutos) que trabalha os pontos principais do tema. É por isso que ele é uma ótima ferramenta para estudar.

Quais são os mais indicados pela equipe Engeman?

A seguir, separamos os principais nomes indicados pela equipe Engeman para você acompanhar e ficar por dentro de todas as inovações no mundo de gestão e implementar todos os seus processos no seu dia a dia. Confira as indicações de podcasts de gestão!

1. Qualicast: para quem busca conhecer sobre gestão da qualidade

Acompanhar a gestão da qualidade é fundamental para garantir uma boa manutenção. Isso porque quando o profissional reconhece a forma como os equipamentos funcionam e se eles atingem sua potencialidade máxima, fica muito mais fácil determinar os períodos de revisões.

Consequentemente, é possível mapear os erros, estabelecendo a manutenção preditiva, além de elencar os prazos de trabalho preventivo, algo que evita os processos de ajustes corretivos — que, por sua vez, levam mais tempo e trazem maiores desafios para o seu dia a dia.

Nesse sentido, o Qualicast é indicado para quem deseja conhecer mais sobre os processos de gestão de qualidade. Os programas trazem temas como cultura organizacional, gestão de riscos, indicadores de qualidade, produtividade e organização pessoal.

2. Líder HD: indicado para aprofundamento em gestão de equipes

Um dos pontos fundamentais para o aperfeiçoamento do processo de manutenção é conhecer os pilares da gestão de equipes. Afinal, a manutenção não se resume a ajustar equipamentos: ela também envolve trabalho coletivo e conhecimento técnico e organizacional para garantir os melhores resultados.

Quando trabalhamos a gestão de equipe, as transformações obtidas pela empresa e seus colaboradores agregam não só no dia a dia dos profissionais, mas principalmente na otimização do tempo e valorização do setor de manutenção, visto que permite a melhora contínua das atividades.

O podcast Líder HD foi indicado pela equipe Engeman porque oferece excelentes conteúdos sobre liderança e formação de times potentes e ativos. A partir do conceito de liderança evolutiva, você aprenderá sobre inspiração, engajamento, valorização e organização de equipes.

3. TED Talks Negócios: indispensável para conhecer sobre inovação

Com certeza você já ouviu falar sobre inovação. É um termo que está presente em qualquer ambiente de trabalho e é muito valorizado pelos líderes empresariais. Isso porque ele alia tecnologia à produção ativa das equipes e à alta produtividade de cada colaborador, o que oferece melhores resultados para as organizações.

Conhecer sobre inovação e identificar as novas tendências do mercado é um diferencial que você pode — e deve! — integrar ao setor de manutenção, pois agrega valor ao seu trabalho.

No TED Talks Negócios, você encontra diversos áudios de palestras realizadas por inovadores, líderes, pesquisadores e grandes executivos ao redor do mundo que compartilham suas experiências e ideias sobre os mais variados negócios. Assim, além de fortalecer o seu trabalho, ele expande sua visão de atuação.

4. Roberto Chaguri: para conhecer sobre gestão de processos

Assim como conhecer profundamente a gestão de qualidade é fundamental para o crescimento e valorização do setor de manutenção, aprofundar sua aprendizagem na área de processos também garante excelentes frutos, já que contribui para o acompanhamento de todas as atividades.

Monitorar, analisar e identificar tudo que acontece no setor de manutenção amplia sua visão de atuação e permite o desenvolvimento de estratégias preditivas e preventivas, algo que aumenta a vida útil dos equipamentos e, de quebra, fortalece a sua profissão e postura de liderança.

O podcast do Roberto Chaguiri é excelente para iniciar os seus estudos na área de gestão de processos. Com apenas dois episódios, você aprende sobre produtividade e melhorias nas atividades, qualidade dos serviços e produtos, planejamento estratégico e mapeamento de processos organizacionais.

5. Manutenção em Ação: fundamental para aprofundar sobre gestão de manutenção

No início deste artigo, falamos sobre alguns dos desafios que os profissionais de manutenção enfrentam no dia a dia. Investir no conhecimento técnico e prático da área é uma das principais formas de garantir o aumento na produtividade da sua equipe e otimizar o tempo da sua atuação.

O Manutenção em Ação é um dos principais programas para aprofundar conhecimentos sobre as diversas práticas de gestão. Nos episódios, os participantes falam sobre softwares de manutenção, controle de custo, indústria 4.0 e características fundamentais que um gestor de manutenção deve ter. Lembre-se de que, ao acompanhar um podcast, sobretudo sobre os processos de manutenção, você conta com diversos benefícios, como:

  • comodidade e facilidade de acesso;
  • conteúdo gratuito;
  • educação de forma descontraída;
  • economia de tempo em relação a outras formas de aquisição de conhecimentos (livros, vídeos, artigos, treinamentos etc.).

Atuar no setor de manutenção envolve repensar os processos de trabalho, identificar os erros cometidos e criar ações estratégicas para auxiliar o crescimento da empresa e, é claro, da sua carreira. Por isso, estudar por meio de um podcast sobre gestão é uma forma eficiente de aprimorar o seu conhecimento.

Pronto para ouvir as dicas dos especialistas? Aproveite para se aprofundar ainda mais e conheça o nosso guia para estruturar o PCM da sua organização!

Share This