O dia a dia do profissional de manutenção é cheio de desafios. Afinal, muitos se deparam com a falta de capacitação das equipes envolvidas tanto na gestão quanto na execução das atividades. Você sabia que uma das melhores formas de aprimorar o conhecimento do seu time é por meio de podcasts sobre gestão?
Esse meio de comunicação e disseminação de informações valiosas vem sendo cada vez mais difundido, já que possibilita uma série de facilidades e vantagens em relação às formas de capacitação convencionais, como a praticidade de acesso e escuta do material.
Pensando em aprimorar cada vez mais o seu conhecimento, conversamos nossos colaboradores da Engeman sobre os principais podcasts sobre gestão de manutenção, de equipes e inovação. Acompanhe!
O que são podcasts sobre gestão?
Como você provavelmente já sabe, podcasts sobrre gestão são programas de áudio realizados sob demanda, ou seja, um arquivo de áudio disponibilizado em plataformas digitais, como o Spotify, para que o público ouça quando desejar, atuando de forma contrária aos programas de rádio tradicionais.
A partir desse formato diferenciado, surgiu uma nova perspectiva no processo de estudo e atualização de conhecimentos técnicos e até científicos: eles podem ser acessados a qualquer momento. Isso oferece uma grande facilidade para os ouvintes, uma vez que podem escutar enquanto realizam outra atividade.
Além disso, o podcast pode ser feito em diversos episódios ou contar com apenas um áudio longo (entre 30 e 50 minutos) que trabalha os pontos principais do tema. É por isso que ele é uma ótima ferramenta para estudar.
Quais são os podcasts sobre gestão mais indicados pela equipe Engeman?
A seguir, separamos os principais nomes indicados pela equipe Engeman para você acompanhar e ficar por dentro de todas as inovações no mundo de gestão e implementar todos os seus processos no seu dia a dia. Confira as indicações de podcasts de gestão!
1. Qualicast: para quem busca conhecer sobre gestão da qualidade
Acompanhar a gestão da qualidade é fundamental para garantir uma boa manutenção. Isso porque quando o profissional reconhece a forma como os equipamentos funcionam e se eles atingem sua potencialidade máxima, fica muito mais fácil determinar os períodos de revisões.
Consequentemente, é possível mapear os erros, estabelecendo a manutenção preditiva, além de elencar os prazos de trabalho preventivo, algo que evita os processos de ajustes corretivos — que, por sua vez, levam mais tempo e trazem maiores desafios para o seu dia a dia.
Nesse sentido, o Qualicast é indicado para quem deseja conhecer mais sobre os processos de gestão de qualidade. Os programas trazem temas como cultura organizacional, gestão de riscos, indicadores de qualidade, produtividade e organização pessoal.
2. Líder HD: indicado para aprofundamento em gestão de equipes
Um dos pontos fundamentais para o aperfeiçoamento do processo de manutenção é conhecer os pilares da gestão de equipes. Afinal, a manutenção não se resume a ajustar equipamentos: ela também envolve trabalho coletivo e conhecimento técnico e organizacional para garantir os melhores resultados.
Quando trabalhamos a gestão de equipe, as transformações obtidas pela empresa e seus colaboradores agregam não só no dia a dia dos profissionais, mas principalmente na otimização do tempo e valorização do setor de manutenção, visto que permite a melhora contínua das atividades.
O podcast Líder HD foi indicado pela equipe Engeman porque oferece excelentes conteúdos sobre liderança e formação de times potentes e ativos. A partir do conceito de liderança evolutiva, você aprenderá sobre inspiração, engajamento, valorização e organização de equipes.
3. TED Talks Negócios: indispensável para conhecer sobre inovação
Com certeza você já ouviu falar sobre inovação. É um termo que está presente em qualquer ambiente de trabalho e é muito valorizado pelos líderes empresariais. Isso porque ele alia tecnologia à produção ativa das equipes e à alta produtividade de cada colaborador, o que oferece melhores resultados para as organizações.
Conhecer sobre inovação e identificar as novas tendências do mercado é um diferencial que você pode — e deve! — integrar ao setor de manutenção, pois agrega valor ao seu trabalho.
No TED Talks Negócios, você encontra diversos áudios de palestras realizadas por inovadores, líderes, pesquisadores e grandes executivos ao redor do mundo que compartilham suas experiências e ideias sobre os mais variados negócios. Assim, além de fortalecer o seu trabalho, ele expande sua visão de atuação.
4. Roberto Chaguri: para conhecer sobre gestão de processos
Assim como conhecer profundamente a gestão de qualidade é fundamental para o crescimento e valorização do setor de manutenção, aprofundar sua aprendizagem na área de processos também garante excelentes frutos, já que contribui para o acompanhamento de todas as atividades.
Monitorar, analisar e identificar tudo que acontece no setor de manutenção amplia sua visão de atuação e permite o desenvolvimento de estratégias preditivas e preventivas, algo que aumenta a vida útil dos equipamentos e, de quebra, fortalece a sua profissão e postura de liderança.
O podcast do Roberto Chaguiri é excelente para iniciar os seus estudos na área de gestão de processos. Com apenas dois episódios, você aprende sobre produtividade e melhorias nas atividades, qualidade dos serviços e produtos, planejamento estratégico e mapeamento de processos organizacionais.
5. Manutenção em Ação: fundamental para aprofundar sobre gestão de manutenção
No início deste artigo, falamos sobre alguns dos desafios que os profissionais de manutenção enfrentam no dia a dia. Investir no conhecimento técnico e prático da área é uma das principais formas de garantir o aumento na produtividade da sua equipe e otimizar o tempo da sua atuação.
O Manutenção em Ação é um dos principais programas para aprofundar conhecimentos sobre as diversas práticas de gestão. Nos episódios, os participantes falam sobre softwares de manutenção, controle de custo, indústria 4.0 e características fundamentais que um gestor de manutenção deve ter. Lembre-se de que, ao acompanhar um podcast, sobretudo sobre os processos de manutenção, você conta com diversos benefícios, como:
- comodidade e facilidade de acesso;
- conteúdo gratuito;
- educação de forma descontraída;
- economia de tempo em relação a outras formas de aquisição de conhecimentos (livros, vídeos, artigos, treinamentos etc.).
Atuar no setor de manutenção envolve repensar os processos de trabalho, identificar os erros cometidos e criar ações estratégicas para auxiliar o crescimento da empresa e, é claro, da sua carreira. Por isso, estudar por meio de um podcast sobre gestão é uma forma eficiente de aprimorar o seu conhecimento.
Pronto para ouvir as dicas dos especialistas? Aproveite para se aprofundar ainda mais e conheça o nosso guia para estruturar o PCM da sua organização!