A qualificação dos processos de manipulação e movimentação de equipamentos e componentes

O uso de novas tecnologias, como um software de gestão e o controle de manutenção pode otimizar os processos de manipulação
Compartilhe!

A rotina de trabalho na indústria é repleta de desafios que precisam ser superados por uma gestão de manutenção. Nessas horas, é fundamental acompanhar as novidades do mercado, conhecer as necessidades dos trabalhadores, garantir a qualidade dos equipamentos, utilizar técnicas modernas e entender os desejos dos clientes e facilitar os processos de manipulação.

Alguns gestores têm grandes dificuldades, pois perdem o controle do histórico de movimentação de aplicações. Como uma planta industrial é muito grande e complexa, qualquer detalhe pode colocar em risco o equilíbrio das atividades.

A falta de planejamento e de informações confiáveis dificulta a obtenção de resultados positivos, e você precisa evitá-la a todo custo.  

Essas situações também acontecem na construção civil e em gestões hospitalares, já que existem várias ferramentas envolvidas nos trabalhos e grandes riscos a serem mitigados.

Dessa forma, o uso de novas tecnologias, como um software de gestão e o controle de manutenção, é essencial. Além de mostrar que o seu negócio se preocupa em otimizar os processos, ele elimina o uso de planilhas e trabalha com um banco de dados atualizado e acessível.

Por isso, este post vai mostrar para você os obstáculos que podem atrapalhar o seu desempenho quando uma boa estratégia de manutenção não é realizada. Além disso, falamos dos benefícios do software de manutenção.

Tenha atenção em sua leitura e acabe com todas as suas dúvidas.

O que caracteriza a manipulação e a movimentação de equipamentos e concorrentes?

O ambiente de trabalho de cada empresa oferece risco aos trabalhadores e processos em execução. Cada caso precisa ser analisado separadamente para que seja criada uma estratégia eficiente.

De qualquer forma, a manipulação e a movimentação de equipamentos são uma questão muito importante. Por exemplo, quando um equipamento é deslocado ou retirado do seu local de origem e posicionado erroneamente, um profissional desavisado pode sofrer um acidente ou não encontrá-lo no futuro.

A falta de comunicação e o desencontro de informações desestabilizam o ambiente de trabalho e prejudicam a manipulação de equipamentos na empresa. 

Existem gargalos de produção nesse processo?

É perceptível que essas situações atrapalhem a performance de todos. Na maioria dos casos, a falta de um histórico de movimentação diminui a produtividade da equipe. Isso acontece pois fica impossível saber em quais locais o equipamento esteve, quais funções ele desempenhou e quem o manuseou.

Como consequência disso, não existem informações confiáveis disponíveis e você não consegue traçar e realizar um plano de manutenção eficiente.

A apuração de custos, o levantamento de danos e a identificação de falhas não acontecem, e isso prejudica a qualidade de vida e a obtenção de resultados positivos no trabalho.

Lembre-se também de que o uso de planilhas engessa o fluxo de informações. Elas não permitem a integração de processos e também não geram relatórios automatizados e atualizados.

Como um software pode ajudar nesses processos de manutenção?

A gestão de manutenção nem sempre é um setor que recebe o devido reconhecimento que merece. Ela só é lembrada quando acontece alguma falha e uma atividade produtiva é paralisada. Em situações mais extremas, acidentes acontecem e as consequências são muito maiores.

Por isso, é necessário ter uma equipe dotada de técnicas e estratégias que melhoram o funcionamento do setor produtivo. Com o avanço das tecnologias, um software de gestão de manutenção se torna obrigatório.

Ele facilita a tomada de decisões por parte do supervisor e organiza as informações de forma correta. Com uma plataforma intuitiva, é possível monitorar os processos e acompanhar o andamento das atividades. O nivelamento dos recursos humanos, materiais e financeiros também é outro de seus principais benefícios.

Porém, quando se trata do histórico de movimentação de aplicações, essa ferramenta de trabalho é a melhor opção que o mercado pode oferecer. A funcionalidade “movimentação visual” permite movimentar itens entre vários locais, armazenando, de forma completa e por tempo ilimitado, todo o histórico de movimentação.

Um software de qualidade é aquele que disponibiliza modelos visuais-padrão já inseridos em sua programação. Desse modo, o usuário precisa apenas escolher um modelo e promover as movimentações que deseja. As informações na tela indicam quando os equipamentos e materiais estão ou não posicionados onde deveriam.

Ademais, é possível agrupar componentes de acordo com as suas respectivas aplicações e ainda gerar ordens de serviço. Por consequência, você otimiza a sua rotina e agiliza os trabalhos.

Qual é a importância de simular a movimentação das aplicações?

As decisões de um supervisor de manutenção são fundamentais para o bom desempenho da empresa. Quando ele não tem informações verdadeiras e atualizadas, diversos processos podem ser paralisados e acidentes podem ser causados.

Por isso, trabalhar com um bom histórico de movimentação de aplicações já é não um diferencial, mas uma necessidade de uma gestão de sucesso.

Ao simular atividades, você consegue estudar as consequências positivas e negativas das estratégias que está planejando. Dessa forma, é possível ter mais autonomia e segurança para solucionar os problemas que impossibilitam a continuidade das ações.

Outra questão muito importante está relacionada à redução de custos. Qualquer empresa deseja diminuir despesas e otimizar os lucros, não é mesmo?

Pois então, com o histórico de movimentação de aplicações fornecido por um software de gestão de manutenção, você acessa relatórios e visualiza informações verdadeiras sobre o processo produtivo.

Processo Produtivo 

Assim, os gargalos operacionais são encontrados com muito mais facilidade e a produtividade é aprimorada. Não se esqueça de que as programações são todas seguidas e você apresenta resultados positivos aos seus superiores com mais facilidade.

Seja na construção civil, seja na indústria, seja na manutenção hospitalar, as aferições dos processos de manutenção garantem a segurança de trabalhadores e usuários. Um equipamento com falhas ou erros operacionais pode provocar acidentes que trazem consequências financeiras, ou, até mesmo, matar uma pessoa.

Portanto, as decisões de um supervisor devem ser baseadas em dados confiáveis. Ao trabalhar com um software de gestão de manutenção, você acessa informações com mais facilidade e aumenta a produtividade de todos os envolvidos.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre uma empresa que disponibilize uma ferramenta que seja flexível e adaptada às suas necessidades.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Quer contar com um histórico de manutenção de aplicações de qualidade em sua gestão? Basta entrar em contato com a nossa empresa e descobrir a nosso produto! 

$0fmypfy17n4 - A qualificação dos processos de manipulação e movimentação de equipamentos e componentes  $jyiiuziavzq - A qualificação dos processos de manipulação e movimentação de equipamentos e componentes    $nza322fswpg - A qualificação dos processos de manipulação e movimentação de equipamentos e componentes

Siga-nos