Existem demandas que surgem sem aviso prévio devido a eventos externos que consequentemente aquecem o mercado para a necessidade de produtos e ou serviços específicos. As altas demandas, também são chamadas de período sazonal, ou demanda sazonal exigem que os equipamentos trabalhem de forma ininterrupta ou com o mínimo de paradas possíveis.
Quando se aproxima um período de alta demanda — seja devido a sazonalidade, aumento de produção, promoções ou até mesmo grandes eventos —, é fundamental que a manutenção seja ajustada para atender às necessidades do momento, sem comprometer a disponibilidade e o desempenho dos ativos.
Neste artigo, discutiremos como realizar um planejamento de manutenção eficaz para períodos de alta demanda, abordando as melhores práticas, as ferramentas que podem ser utilizadas e as estratégias que garantem o sucesso dessa operação. Comprove!
- Como identificar os períodos de alta demanda?
- Qual o impacto dos períodos de alta demanda na gestão da manutenção?
- Como se preparar para os períodos de alta demanda?
- Como o Engeman® auxilia na gestão de manutenção no período de alta demanda?
- Quais as vantagens em utilizar o software Engeman®?
- Conclusão
Como identificar os períodos de alta demanda?
Os períodos de alta demanda podem ser influenciados por fatores sazonais, lançamentos de produtos, aumento de vendas ou eventos específicos. Antes de qualquer outra ação, é essencial identificar:
- Quando ocorrerão os picos de demanda;
- Quais produtos ou serviços terão maior demanda.
Para identificar o período de alta demanda é necessário entender os ramos de atividade. Peguemos por exemplo uma indústria automobilística que costuma lançar novos modelos de carros nos meses de setembro e outubro. Certamente nos meses que antecedem o lançamento, há uma alta demanda para desenvolver os novos modelos de veículos. Sendo primordial o bom funcionamento de seu maquinário, a fim de evitar atrasos no lançamento e até mesmo de não prejudicar as vendas.
Por outro lado, para uma empresa do ramo hoteleiro, por exemplo, sua maior demanda está compreendida nos meses de férias escolares e feriados prolongados. O que faz com que seja necessário um bom funcionamento dos ares-condicionados para ambientes muito quentes, ou até mesmo que as manutenções prediais estejam em dia, a fim de evitar problemas estruturais durante a estadia dos hóspedes.
Já para áreas hospitalares, há equipamentos que são necessários o ano todo, mas isso não isenta esse ramo de atividade de passar por período sazonal. O período seco, por exemplo, é comum o aumento de pessoas com problemas respiratórios procurarem hospitais e clínicas para tratar de problemas crônicos como bronquite, rinite etc.
Há ainda eventos não programados, como tivemos a pandemia de 2019, ou às vezes eventos climáticos que também podem fazer com que seja um período de alta demanda.
Para todos esses casos, é necessário estar preparado, para o mínimo de dano colateral possível. É necessário que as empresas se programem para altas demandas a fim de suprir as necessidades exigidas nesses períodos.
Qual o impacto dos períodos de alta demanda na gestão da manutenção?
Neste momento entra a gestão da manutenção. Já sabemos que períodos sazonais exigem maior disponibilidade de máquinas ou ambientes bem estruturados e isso só é possível quando se faz manutenções regulares. Se são realizadas manutenções preventivas, preditivas ou até mesmo corretivas programadas, a probabilidade de ter de parar um equipamento às pressas, cai consideravelmente, e isso é bom principalmente nos períodos de alta demanda.
O principal impacto que as altas demandas têm em relação à manutenção, é que fica mais difícil programar atividades neste período, sobretudo manutenções que exigem grandes paradas. Um bom gestor, se antecipará e fará as programações dessas paradas, fora dos períodos de altas demandas.
Para isso, ele precisa ter o controle:
- dos procedimentos que serão realizados durante a manutenção;
- saber qual o tempo médio para a execução de cada atividade definida em checklist;
- saber a quantidade de homem-hora necessária;
- quais são os materiais a ressuprir em caso de uma troca de peças.
Por isso é tão importante entender as particularidades de cada ramo de atividade. Conhecer seus ativos, ter um bom time de manutentores e ainda ter um programador de manutenção para acompanhar e registrar tudo que acontece no dia a dia da manutenção, fará com que sua empresa não tenha impactos negativos nos períodos de alta demanda.
Como se preparar para os períodos de alta demanda?
Nessa tentativa de registar tudo que acontece, é comum as empresas iniciarem seus controles em planilhas eletrônicas, formulários manuais etc. A gestão em planilhas é até eficiente, porém morosa e à medida que as demandas aumentam, passa a ser inviável esse controle, principalmente para empresas que controlam diferentes tipos de equipamentos.
Assim, o que mais acontece é que por não perceberem resultados imediatos e não obterem indicadores confiáveis, essas empresas abandonam o controle e são pegas de surpresas nos momentos mais inoportunos com paradas não programadas no período de altas demandas.
Para evitar situações assim, a melhor maneira de se preparar para esses períodos é utilizando um software de manutenção. Um software CMMS proporciona o controle de cronogramas agendados para manutenção, permitindo acompanhar indicadores, definir o grau de prioridade das execuções, definir os tipos de manutenções, documentar nas ordens de serviços os registros de atividades de cada manutentor.
Controles assim, deixam o time preparado para as altas demandas, pois uma vez que se sabe quando as atividades foram ou precisam ser realizadas, permite uma gestão mais assertiva da manutenção.
Como o Engeman® auxilia na gestão de manutenção no período de alta demanda?
Para mais assertividade, nada melhor que o software Engeman®, que permite uma gestão eficiente da manutenção. Todas as aplicações cadastradas no Engeman® têm seus registros facilmente consultados.
Para acompanhar os registros de manutenção realizada aos ativos ou ainda consultar o cronograma de próxima manutenção, nossa solução apresenta relatórios de ordens de serviços, relatórios de cronograma de manutenção, relatórios de ocorrências inesperadas e assim sua empresa acompanha dados de forma instantânea.
Nossa solução registra indicadores como MTBF e MTTR e ainda traz a disponibilidade de cada máquina e o mais importante, sua confiabilidade. Isso quer dizer que, a partir dos dados já computados, o sistema calcula qual a probabilidade de seu maquinário falhar, baseado em sua confiabilidade.
Convenhamos que esses dados são bem relevantes principalmente quando sabemos qual o período de alta demanda. Se temos dados confiáveis de uma possível parada de máquina justamente no período em que ela mais precisa funcionar, por que não se antecipar e realizar talvez uma manutenção preditiva, baseada nos dados obtidos, a fim de evitar que essa máquina pare de funcionar no período sazonal? Isso só é possível quando sua empresa possui indicadores de manutenção.
Quais as vantagens em utilizar o software Engeman®?
Ao utilizar o software Engeman®, sua empresa poderá definir quando e como realizar as manutenções. É possível ainda:
- Definir a periodicidade de cada manutenção;
- Definir manutenções em datas específicas para os equipamentos que sofrem com as sazonalidades;
- Programar as datas início e fim pra determinadas manutenções periódicas, suspendendo sua geração automática nos períodos de altas demandas;
- Permite ainda a automatização de geração de ordens de serviços;
- O envio automático de relatórios e cronogramas;
- Permite alterar e adequar as datas para o melhor momento de realizar as manutenções;
- Nas ordens de serviços, além de apontar todas as atividades realizadas pelos funcionários que fizeram a manutenção, é possível apontar os materiais utilizados e assim acompanhar custos como troca de peças ou insumos;
- Permite acompanhar o resumo gerencial, como comparativo do tempo previsto e o tempo de fato gasto para realizar cada atividade;
- Acompanhar tempo de SLA;
- Histórico de reprogramação, quando necessário;
- Apontar as paradas de máquinas permitindo assim calcular sua interferência na produção, dentre tantas outras funcionalidades.
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Conclusão
A melhor forma de se preparar para os períodos de alta demanda é se antecipar a eles. Ainda que não saiba de sua existência, a prevenção ainda é o melhor remédio. Empresas que mantêm seu controle de manutenção ativo, saem na frente quando chegam os períodos sazonais ou aqueles períodos considerados críticos que exigem maior disponibilidade das máquinas, devido a eventos extraordinários.
Em momentos assim, essas empresas têm a possibilidade de se destacarem ainda mais no mercado, por trazerem soluções rápidas e se anteciparam e se preparam. Por outro lado, as empresas reativas, ou seja, aquelas que apenas reagem ao acontecimento da vez, perdem tempo, dinheiro e clientes, por não se preparem e nem deixarem seus equipamentos liberados para uso nas altas demandas. Qual empresa te representa?
É importante pensar nisso e sair à frente! Para se destacar, conte conosco para seu controle de manutenção. Assista uma demonstração e saiba mais sobre nossa solução!