Manutenção Comparada à Vida

Dentro do setor de manutenção existem operários, máquinas e equipamentos que precisam funcionar para execução dos projetos, como comparado à vida
Compartilhe!

setor de manutenção muitas vezes é visto como o mais caro da empresa, no qual se tem custos com reparos, trocas, perdas e substituições. Mas se avaliarem bem poderão encontrar soluções para mudar esse quadro, passando a ter menos custos e gerando mais lucros que é o que todos buscam, mas  do mesmo modo nem sempre conseguem por muitos motivos. A manutenção comparada a vida, também precisa sempre está atento ao reparos para uma vida saudável. 

Um deles é a falta de controle eficaz.

Com uma metodologia a ser seguida você conseguirá melhorar esse gerenciamento e conseqüentemente ter em mãos informações comparativas de todos os trabalhos executados, todos os resultados positivos e negativos dos processos. Para isso a empresa precisa que o planejamento e recursos estejam preservados e livres de qualquer surpresa.

Comparando essa situação vou usar como exemplo um ser humano que precisa estar bem para continuar vivendo e produzindo.

Operários, máquinas e equipamentos

Dentro do setor de manutenção existem operários, máquinas e equipamentos que precisam funcionar perfeitamente para execução dos projetos, não é? É aí que proponho uma solução que controle e planeje a manutenção na empresa.

Nós precisamos desse especialista para cuidar da nossa saúde quando apresentamos algum problema ou alguma falha em nosso organismo, conseqüentemente, parece que, esse mal estar vai nos gerar vários transtornos e do mesmo modo atrasar nossas atividades como trabalhar, estudar.

O Software Engeman® seria esse especialista, acima de tudo, esse médico que acompanharia todos os passos ligados à manutenção, uma ferramenta que induz o usuário a trabalhar com as melhores práticas de manutenção.

Hoje existem etapas para que o controle seja feito e para que se evitem as paradas, as quebras e as perdas na produção ou nos serviços. Isso quer dizer “lucro x prejuízo”. Seguindo uma matemática de trabalho e uma lógica que sempre poderá ser comparada por meio de informações geradas pelo sistema, no caso do Engeman®: relatórios, KPI’S e gráficos.

Tipos de Manutenção

Dentre essas lógicas trabalhamos com as manutenções: Elas vão agir no controle para evitar que problemas inesperados aconteçam.

Quando isso acontece ficam loucos, desesperados, tentando fazer com que tudo volte a funcionar. Esse é um exemplo simples de manutenção corretiva,além disso usam o equipamento até que este acabe, sem nenhum acompanhamento.

  • Preventiva
  • Corretiva
  • Preditiva

Vou usar uma linguagem bem simples para que todos entendam em que ponto quero chegar. Quando comecei falando de manutenção usei uma pessoa como exemplo e como em nossas vidas .

Manutenção Corretiva

Essa ainda é infelizmente uma das mais executadas atualmente pelas empresas.

Por esse motivo justamente naquela época de alta produção, com uma grande demanda de serviços e datas de entrega. Aí é hora da correria.

Vocês já viram de perto um setor de produção com manutenções internas?

Parece realmente um centro cirúrgico,além disso todos tentando resgatar a vida da máquina a tempo.

É aí que entra a importância da outra manutenção: A Manutenção Preventiva.

Manutenção Preventiva

Como o nome já diz, manutenção Preventiva é aquela que prevê algo que possa acontecer e busca evitar que realmente aconteça. Fazendo um controle da mesma forma um acompanhamento por data específica planejada ou não planejada você poderá medir conseqüentemente o desempenho da máquina e programar as manutenções nos períodos definidos.

manutenção preventiva é a mais barata e a mais indicada, claro.

Então o custo desse acompanhamento médico sai bem mais em conta.

Com a máquina é a mesma situação. Mesmo sem nenhum defeito apresentado,acima de tudo,  a melhor medida é agendar uma avaliação para conferir seu andamento.

Manutenção Preditiva

A menos utilizada é a manutenção Preditiva.

Muitos profissionais da área não sabem dizer exatamente o que ela faz, por isso vou explicar.

Eu, como gestora de negócios, consequentemente em meus contatos de qualificação diretamente com o executante, planejador ou engenheiro, me deparo com essa situação quando pergunto quais as manutenções executadas pelo setor e da mesma forma muitos me dizem preventiva e corretiva.

Pergunto: “E manutenção preditiva?”.

E me respondem: “O que é essa? Me explique?”.

Aí tento da forma mais simples levá-los ao entendimento do que é e a importância dessa manutenção.

Plano de Manutenção 

Então para acompanhar a vida útil você agendará controles para análises de medição, estudo das vibrações, análise dos óleos, análise do estado das superfícies e análises de peças.

Definindo um bom plano de manutenção a empresa vai produzir mais, assim, gerar mais lucro, agregar mais e possivelmente gerar menos custos, assim, parece que possibilitando que os gastos antes frequentes sejam investidos em outros setores da empresa.

Para que sua empresa alcance os objetivos acima assim, consequentemente, é essencial o uso de uma ferramenta informatizada.

Sugiro o Software de manutenção Engeman®, especialista no segmento e consolidado no mercado há mais de 20 anos. Hoje a ferramenta mais vendida e com melhor custo / benefício para sua empresa.

Visite o nosso site e veja como uma solução especialista como Engeman® poderá ajudá-lo a reduzir custos e a trabalhar com mais eficiência, obtendo retorno em curto prazo.

“Não aponte defeitos, aponte soluções” Henry Ford

$0fmypfy17n4 - Manutenção Comparada à Vida  $jyiiuziavzq - Manutenção Comparada à Vida    $nza322fswpg - Manutenção Comparada à Vida

Siga-nos