A mistura de lubrificantes pode causar problemas em máquinas, sendo este um dos fatores que mais provocam falhas inesperadas em equipamentos e sistemas das linhas de produção.
Alguns dos problemas gerados por este erro incluem mudanças de composição do óleo base; precipitação do aditivo, perda de desempenho antidesgaste, perda de propriedades do produto e redução da estabilidade à oxidação. Além disso, assim, é comum que ocorram incompatibilidades entre diferentes os tipos de espessantes.
Causas da mistura de lubrificantes
Um incidente grave, mais digno de nota, um problema real em muitas plantas industriais e que acaba comprometendo todo o processo produtivo. A primeira delas é a não especificação de todos os tipos de graxas; e a segunda, é não especificação, por parte dos fabricantes.
Outra causa é o controle de estoques deficiente. Em muitos casos, devido a, as plantas industriais, primeiro de tudo, passam por situações em que o uso de grande volume de óleo é algo necessário. Para evitar essa situação, é essencial organizar o estoque de produtos para atender a demanda sempre com sobras.
Uso Eficaz de produtos nas máquinas
A falta de conhecimento sobre os perigos da mistura de lubrificantes também causa grandes incidentes nas indústrias. Este é um problema mais corriqueiro em plantas praticam o modelo de Manutenção Preventiva Total.
É sabido, assim, que muitas vezes é comum a mistura de lubrificantes quando se muda de um fornecedor para outro. Contudo, do mesmo modo, diante de uma condição assim, mais digno de nota, deve-se considerar:
- Compatibilidade do óleo de base;
- Compatibilidade dos pacotes de aditivos;
- No caso de graxas, compatibilidade dos espessantes.
Um bom recurso, do mesmo modo, quando se considera a mistura de lubrificantes é proporcionar aos departamentos de engenharia o acesso irrestrito.
Uma vez, como resultado, que as práticas de armazenamento e manipulação de lubrificante sejam de qualidade e estejam em conformidade com as normas de regulamentação.