Software de gestão do processo de manutenção para PMEs: conheça os benefícios

O setor de manutenções para PME é uma área vital. É por meio dele que se torna possível manter a máquina produtiva em dia.

O setor de manutenção para PMEs, é uma área vital para qualquer negócio. É por meio dele que se torna possível manter a máquina produtiva em dia, conseguindo atender aos anseios dos mais diferentes setores internos, para conseguir entregar os produtos em dia para os clientes.

Para auxiliar nesse processo, é importante contar com um software de gestão do processo de manutenção para PME. Continue lendo e entenda melhor como essa ferramenta é uma aliada importante para sua organização.

O que é um software de gestão do processo de manutenção?

Um software de gestão do processo de manutenção é responsável por auxiliar no controle dos mais diferentes processos relacionados com as manutenções. É, assim, uma ferramenta essencial para toda empresa que trabalha com maquinário.

Ele é responsável por obter dados históricos e constantes sobre todos os ativos da empresa: dados de produtividade das máquinas, comparativo entre os dias, dados das últimas manutenções, custos operacionais.

Os softwares podem ser atualizados manualmente, por meio dos dados ofertados pelos responsáveis do setor de manutenção.

Qual é a importância do software de gestão do processo de manutenção para PMEs?

Os softwares de gestão são fundamentais para um programa de manutenção eficaz, que evite a perda produtiva por máquinas estragadas.

Além disso, são responsáveis por expandir a vida útil dos ativos, de forma que os equipamentos passam a durar mais devido às manutenções preventivas e preditivas. Afinal, é muito melhor evitar o estrago oferecendo os insumos necessários para pleno funcionamento do que consertar o problema.

Um software, por meio do maior controle que oferece, também aumenta a disponibilidade dos ativos. Quando ele alerta para a necessidade de manutenções preditivas ou preventivas ele garante que os problemas sejam reparados antes que possam gerar paralisação da linha de produção.

Por exemplo, uma máquina demonstra um aumento de tempo para a produção de um item, indicando que há um problema que está conduzindo a uma falha. O gestor de manutenção pode, imediatamente, realizar uma inspeção completa, identificando o que precisa ser resolvido antes que a máquina pare.

Com isso, reduz-se não só os custos com aquisição de peças e insumos para a resolução da questão mas também se evita perdas de finanças por paralisação da linha de produção, atrasos na entrega, entre outros.

Quais são as principais aplicações dessa ferramenta?

Um software de gestão do processo de manutenção conta com uma série de aplicações importantes. São eles:

  • criação dos planos de manutenção, estabelecendo cronogramas, itens a serem utilizados para as manutenções preventivas e preditivas.
  • programação de manutenção, gerando a ordem de serviço para reparo e indicando os itens a serem utilizados, os profissionais envolvidos e o melhor horário para a realização da manutenção;
  • geração de ordens de serviço;
  • obtenção de gráficos e relatórios gerenciais, permitindo visualizar a produtividade das máquinas;
  • indicadores de desempenho;
  • relatório de custos de manutenção;
  • dashboard para a implementação do conceito de gestão à vista, tornando os processos mais transparentes para os gestores.

Quais são os benefícios de um software de gestão do processo de manutenção para PMEs?

As empresas que trabalham no setor industrial necessitam usufruir dos benefícios de um software de gestão do processo de manutenção em seus negócios. Há uma série de benefícios que as organizações podem aproveitar, tais como:

  • redução dos custos, já que o software auxilia na realização da manutenção preditiva e preventiva.
  • aumento da margem de lucro, derivada da diminuição dos custos de manutenção;
  • possibilidade de aumento da produção, já que as máquinas passam a operar no seu máximo produtivo;
  • melhor utilização do tempo disponível de mão de obra.

Como ele ajuda a reduzir custos na empresa?

Um dos grandes benefícios do uso de software de gestão do processo de manutenção é a redução de custos. Mas como esse processo ocorre, de fato?

As manutenções corretivas (aquelas que ocorrem depois que o defeito já se instalou) são extremamente custosas. Muitas vezes, os problemas, nessas situações, são identificados quando o defeito já ocorreu e já gerou perda produtiva. Além disso, componentes importantes tendem a ter estragado nesse momento.

Quando a manutenção preventiva e preditiva está em dia, por meio do uso de software de gestão, os problemas tendem a não surgir, já que os equipamentos estão devidamente preparados para operarem com todos os insumos necessários para o máximo de eficiência, minimizando as chances de defeitos.

Quais são os diferenciais do software da Engeman® para PMEs?

As PMEs podem contar com os grandes benefícios do software da Engeman® em suas indústrias. É um sistema que, em primeiro lugar, possui como diferencial um dashboard dedicado a implementar uma gestão à vista.

Assim, o responsável consegue visualizar a gestão como um todo, permitindo uma integração mais eficiente nos processos de manutenção, minimizando chances de erros.

Além disso, o Engeman® é o sistema mais flexível do Brasil, podendo ser adaptado às empresas dos mais diferentes portes, incluindo as PMEs.

Assim, ele é o melhor software de gestão do processo de manutenção para PMEs que você encontrará no mercado, com resultados excelentes. Entre em contato, saiba mais sobre nosso sistema e peça o demonstrativo.

$0fmypfy17n4 - Software de gestão do processo de manutenção para PMEs: conheça os benefícios  $jyiiuziavzq - Software de gestão do processo de manutenção para PMEs: conheça os benefícios   $nza322fswpg - Software de gestão do processo de manutenção para PMEs: conheça os benefícios

 

Deixar comentário.

quatro + onze =

Share This