Engenharia de Manutenção
Antes de mais nada, não resta dúvida que a Engenharia de Manutenção é uma área extremamente estratégica para o aumento da eficácia dos processos nas empresas: assim obtenção melhorias, redução de custos operacionais e assim aumento nos lucros.
Dessa forma, um dos pontos fundamentais, assim na busca por uma Manutenção de Classe Mundial, assim é a gestão eficiente e contínua de RH. Muitos gestores ainda permanecem com uma visão focada em máquinas e outro equipamentos, assim preocupados apenas com números e indicadores como tempo de parada, MTBF, disponibilidade do equipamento, dentre outros. Esses indicadores são, na verdade, a ponta de um iceberg. Eles trazem à tona assim, por exemplo, as características do modelo de gestão implantado; assim como são nivelados os recursos disponíveis e como a mão de obra é aproveitada.
Diante disso, transfira a reflexão para a sua empresa: assim o capital humano é um diferencial competitivo, assim valorizado e alvo de investimento para uma qualificação contínua? Ou é visto somente como executante de tarefas específicas e pré-determinadas?
Portanto, vejamos as principais características assim encontradas no dia a dia das empresas em nosso país. A seleção foi feita por Júlio Nascif:
- Alta taxa de retrabalho;
- Falta de pessoal qualificado;
- Convivência com problemas crônicos;
- Falta de sobressalentes no estoque;
- Número elevado de serviços não previstos;
- Baixa produtividade;
- Histórico de manutenção inexistente ou não confiável;
- Falta de planejamento prévio;
- Abuso de “gambiarras”;
- Horas extras em profusão;
- Total falta de tempo para qualquer coisa.
De acordo com Nascif, essas características, mesmo que algumas delas, outro podem ser o bastante para prejudicar os resultados de sua empresa, trazendo consequências, como:
- Moral do grupo sempre em baixa;
- Falta de confiança do(s) cliente(s);
- Constante falta de pessoal;
- Não cumprimento de prazos;
- Elevado número de equipamentos em manutenção;
- Disponibilidade baixa;
- TMEF (MTBF) baixo;
- Perda de produção por problemas de equipamentos;
- Manutenção predominantemente corretiva não planejada;
- Não se mede, não se estuda, não se planeja.
Estrutura de empresa
Diante disso, voltemos a pensar em uma estrutura de empresa que seja do seu domínio: outro assim quantos desses problemas estão relacionados à gestão de seu pessoal? Não se assuste se a resposta for “todas!”. Infelizmente assim isso é mais comum do que se imagina.
Sendo assim, outro, assim procure investir no crescimento profissional e outro na qualificação de seus colaboradores, valorizando seu conhecimento, experiência e trabalho. Alie as boas práticas de gestão ao Engeman®, ferramenta especializada em manutenção, além disso que assim proporcionará maior eficiência na condução de sua equipe, desde o cadastro de cada funcionário e suas qualificações, até sua alocação correta na execução de serviços e análise de eficiências.