Ausência de funcionários: como lidar com o absenteísmo no setor de manutenção?

A ausência de funcionários no local de trabalho pode ter efeitos desfavoráveis, desde a queda da produtividade até dificuldades financeiras. Veja neste artigo como lidar com o absenteísmo no setor da manutenção!

ausencia-de-funcionarios-absenteismo-na-manutencao

Maximizar o desempenho do setor de manutenção é um desafio para os gestores. Cada vez mais o mercado tem exigido que as empresas produzam e cumpram seus prazos. Uma falha ou uma falta nos prazos dos contratos podem gerar perdas significativas para a empresa. 

Deste modo, o controle correto do quadro de funcionários da empresa faz parte da parte estratégica da gestão. A ausência de funcionários no local de trabalho pode ter efeitos desfavoráveis, desde a queda da produtividade até dificuldades financeiras. 

Quando pensamos nisso, uma questão importante é colocada sobre a mesa para que possamos refletir: como cumprir os prazos e contornar a ausência de mão de obra? Como garantir a eficiência no setor de manutenção para não ser pego de surpresa justamente quando falta aquele funcionário “essencial”? 

Saiba neste artigo como identificar a falta de funcionários em seu negócio e as medidas que você pode tomar para reduzir o impacto dessa lacuna no trabalho. Acompanhe! 

Compartilhe!

O que é o absenteísmo?

O absenteísmo é, de uma forma abrangente, qualquer ausência, falta ou atraso do colaborador por diversos motivos.  Estas ausências de funcionários podem variar de doenças menores a emergências pessoais.

Neste caso, com a ausência do funcionário no seu posto de trabalho, o gestor precisa ficar atento pois o seu setor pode sofrer com a queda na produtividade. A ausência do colaborador pode ter diferentes origens, como:

  • Absenteísmo voluntário;
  • Absenteísmo por motivo de doença;
  • Absenteísmo por doença ocupacional;
  • Absenteísmo por questões legais;
  • Absenteísmo compulsório;

Para não ser surpreendido, o ideal é você ter um contato constante tanto com seu liderado como com o R.H. da sua empresa, que é o setor que faz o controle das ausências do funcionário. 

Impacto da ausência de funcionários na empresa

Quando há um déficit de trabalhadores na empresa, é possível que aconteçam restrições que podem tornar as condições de trabalho mais difíceis para os colaboradores que estão na ativa. Isso porque o restante do pessoal, para compensar a falta dos colegas,  muitas vezes precisam trabalhar mais para concluir as tarefas dentro do tempo estimado. 

Os funcionários existentes podem passar inclusive por estresse e até Síndrome de Burnout, conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, devido à quantidade adicional de trabalho sob sua responsabilidade.

A falta de funcionários pode também levar a uma redução do conhecimento no local de trabalho. Se um colaborador deixar a sua posição, terão que ser adquiridos novos conhecimentos para substituí-lo. Isso pode levar a uma perda de tempo enquanto os restantes da equipe estão em processo de aprendizagem, ou até mesmo contratações mais qualificadas muitas vezes são necessárias para preencher o cargo. 

Além disso, como já citamos anteriormente, esse fato pode reduzir drasticamente a produtividade e, consequentemente, trazer prejuízos financeiros para a empresa.

Impacto do absenteísmo no setor de manutenção

Além de observar os impactos na empresa como um todo, vamos ser mais diretos e falar sobre o nosso setor foco hoje. Pense em uma máquina que possui seus componentes e todos estão em perfeita sintonia trabalhando. Cada parafuso no seu lugar, o sistema de lubrificação perfeito, tudo em harmonia realizando a sua função. 

Agora pense se, nesta máquina, faltar um pouco de óleo lubrificante. O seu funcionamento vai ficar prejudicado, os outros componentes terão que fazer um esforço maior para o funcionamento da máquina e, em muitos casos, pode não ser suficiente, a máquina vai parar.

Assim é no setor de manutenção, a falta de um colaborador vai trazer problemas ao gestor pois a sua “locomotiva” não estará completa, e isso pode afetar na produção da empresa e a sua estratégia pode ficar comprometida.

 

Como planejar as manutenções nos períodos de ausências de funcionários?

O absenteísmo na manutenção pode ser um desafio para lidar, mas existem estratégias que os gestores podem usar para resolver o problema. Ao entender por que os funcionários se ausentam do trabalho, bem como quais ausências de funcionários precisam de atenção imediata, os gestores podem desenvolver um plano eficaz para reduzir o absenteísmo.

Algumas dicas para você lidar com esse desafio:

  • Lide com as ausências de forma sensata:  entenda que o período de ausência de um colaborador não pode afetar o andamento do seu setor. A manutenção é o coração da empresa, ela não pode parar. Tenha um olhar estratégico, considere que pessoas podem se ausentar por diversas razões. Mas entenda, as faltas delas não podem afetar o seu planejamento de manutenção.
  • Controle os processos e qualificações: ninguém da sua equipe pode ser insubstituível. Revise as qualificações da sua equipe e prepare treinamentos contínuos. Quando todos conhecem o funcionamento do setor, você não será pego de surpresa com as ausências.
  • Fique de olho nas férias dos colaboradores: nem todas as ausências são por faltas. As ausências planejadas – férias – vão acontecer e você precisa estar atento a isso. Trabalhe em conjunto com outros setores da empresa, converse com seus colaboradores. Entendam o momento adequado que o seu funcionário estará de férias e assim planeje as manutenções e correções.
  • Esteja atento aos feriados prolongados: fato é que para a manutenção não há melhor momento para realizar intervenções programadas do que os períodos de feriados prolongados. Aproveite este período de ausências em alguns setores para realizar intervenções. O feriado de carnaval é um exemplo disso, programe a equipe que vai estar de plantão e quais máquinas podem ser revisadas neste período de ausência em alguns setores da empresa. 

Sendo um gestor atento, o desempenho do setor de manutenção não será prejudicado pela ausência de nenhum colaborador.

Programação de férias dos funcionários no Engeman®

Maximize o desempenho do seu departamento de manutenção utilizando ferramentas técnicas de gestão. A otimização da gestão de recursos humanos é essencial para a redução da ausência do trabalho. Isto inclui o planejamento e programação das horas de trabalho, bem como a forma como as funções estão distribuídas entre os colaboradores. 

A gestão adequada dos horários significará necessidades mais previsíveis e gerir as horas de trabalho significará que há menos funcionários excedendo seus limites de tempo de serviço, resultando numa diminuição tanto na taxa de absenteísmo, como na falta de motivação.

O Engeman® é um software de gestão especialista em manutenção que pode ajudar a sua empresa a realizar a gestão dos recursos humanos também. Através dele você pode programar as atividades da sua manutenção de acordo com a disponibilidade do seu colaborador. 

Conclusão

A gestão inteligente do setor de manutenção oferece inúmeros benefícios para organizações que buscam obter mais eficiência e melhores resultados. Mas esta eficiência só será realmente conseguida quando toda a empresa tiver estratégias para lidar com as ausências de mão-de-obra na empresa.

O ideal é que os gestores  se mantenham informados sobre os níveis de absenteísmo no local de trabalho. Manter um registro preciso e monitorar as ausências na empresa ajuda a identificar possíveis problemas  na produção por falta de mão-de-obra. 

Além disso, os empregadores devem investigar as ausências que parecem estar relacionadas a fadiga no trabalho, estresse ou problemas de saúde, bem como aquelas que ocorrem com mais frequência. Em alguns casos, uma investigação dos gestores pode revelar problemas subjacentes, como um ambiente de trabalho hostil ou pouca satisfação no trabalho, que podem ser tratados adequadamente.

Viu a importância do correto controle das ausências dos funcionários? Então agora dê uma olhadinha nos temas abaixo que vão ajudar muito a sua empresa na gestão dos seus colaboradores:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos