Manutenção em período de férias coletivas

Neste artigo trouxemos para você algumas informações sobre férias coletivas e como planejar adequadamente seus processos de manutenção para começar o próximo ano com seus equipamentos revisados. Acompanhe!

manutencao-em-ferias-coletivas
Compartilhe!

É bem comum no período de festividades de Natal e Ano Novo algumas empresas concederem férias coletivas aos seus colaboradores. Isso porque este período é propício para realizar manutenções específicas em seus maquinários sem gerar grandes impactos na produção. 

A equipe de manutenção já está acostumada a trabalhar mais nessa época do ano, mas de certa forma, é até melhor que não precisem parar a manutenção ‘no meio do caminho’ para atender outras demandas prioritárias. 

Neste artigo trouxemos para você algumas informações sobre férias coletivas e como planejar adequadamente seus processos de manutenção para começar o próximo ano com seus equipamentos revisados. Acompanhe!

Quais as regras para férias coletivas?

De acordo com o artigo 139 da CLT, poderão ser concedidas férias coletivas a todos os empregados de uma empresa ou de determinados estabelecimentos ou setores da empresa (Redação dada pelo Decreto-lei nº 1.535, de 13.4.1977).

Neste mesmo decreto, ficou estabelecido também que as férias dos colaboradores podem ser divididas em dois períodos, desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. Por parte do colaborador é legal passar as festividades junto às suas famílias e ainda ter um segundo período de férias para escolher nos outros meses do ano. Por parte do empregador também é legal, que devido às quedas na produção pelo mesmo motivo das festividades, economizam com essas paradas coletivas. 

Calma, vamos chegar no assunto central… você não acessou a um conteúdo legislativo. Nosso foco é sempre a manutenção!

Como planejar as manutenções nos períodos de férias coletivas?

Sabemos que as manutenções corretivas são as mais custosas em uma empresa e, por esse motivo, é cada vez mais comum as organizações se adequarem para que sejam feitas programações periódicas de seus maquinários. Para isso contam com uma equipe de planejadores que alinham as demandas de manutenção de acordo com: 

  • a escala de trabalho das máquinas que estão em produção; 
  • a escala de trabalho dos manutentores;  
  • o custo previsto para manutenção; 
  • os materiais previstos para manutenção. 

Uma vez que esses planejamentos são alinhados, as manutenções preventivas são programadas em sua grande maioria periodicamente. 

Um planejamento periódico é caracterizado pela determinação de um período, expresso em dias, no qual o plano de manutenção deverá ser executado. Muitas empresas controlam esses planejamentos através de planilhas eletrônicas, mas precisam sempre colocar lembretes (normalmente em calendários, agendas), para que as datas não passem despercebidas e consequentemente os planos não sejam executados. 

Diferentemente disso, há empresas que adotam um software de manutenção que facilita esses controles periódicos. É o caso do sistema de manutenção Engeman® que, além ser possível determinar diferentes periodicidades para o mesmo equipamento, ao completar este período, uma ordem de serviço poderá ser emitida automaticamente pelo computador, apontando todos os parâmetros necessários para a execução do plano de manutenção.  Além do mais, os planejadores podem receber alertas destas manutenções e acompanhar suas execuções. 

Manutenção periódica

Quando se planeja uma manutenção periódica, os períodos são estabelecidos de acordo com as instruções do fabricante, mas é claro que haverá a necessidade de se adequar o período com a disponibilidade de recursos humanos, financeiros etc., como já citamos acima. Um processo que facilita a programação periódica é a determinação de períodos múltiplos de 07 dias, possibilitando:

  • programação de serviços em dias da semana predeterminados;
  • programação de serviços fora dos finais de semana;
  • programação de serviços, com períodos diferentes, na mesma data, para o mesmo ponto de aplicação.

Mas é claro que existem planejamentos mensais, trimestrais, semestrais, anuais que terão procedimentos diferentes destes semanais por exemplo. Justamente para esses procedimentos mais espaçados é que geralmente se programa as realizações nas férias coletivas, pois se trata de manutenções com parada de máquina mais demorada.

Exemplo de manutenção realizada semestralmente ou anualmente em um equipamento industrial: 

  • Planejamento de inspeção: 
    • verificação das Correias;
    • verificação de desgastes das rodas de borracha;
    • verificação de nível de óleo;
    • verificação de checklist de segurança do equipamento; 
    • verificação do desgaste dos canais das polias.
  • Serviços de Revisão:
    • do motor de acertos de larguras.
  • Serviços de lubrificação: 
    • das caixas de transmissão dos fusos de aberturas;
    • dos redutores das válvulas.
  • Serviços de limpeza: 
    • da tubulação de exaustão.
    • serviços de troca:
    • do óleo dos redutores;
    • do óleo lubrificador das correntes dentre outros. 

Leia também: Férias no departamento de manutenção! Como manter o setor em constante produção?

Quais os benefícios em programar as manutenções no período de férias coletivas?

Realizar esse tipo de manutenção em dias de muito movimento de vendas não é lucrativo para empresa, pois uma parada de máquina interfere diretamente na produção. Sem falar que dependendo do tipo de máquina, pode processar mais de um produto, com diferentes capacidades produtivas e diferentes custos. 

Citamos as festividades de finais de ano porque são mais comuns de queda de venda em alguns ramos de atividades. Logicamente que está fora de cogitação para essas empresas onde as vendas são mais altas em dezembro, marcar manutenções grandes nesta época do ano.  Então é de suma importância agendá-las de acordo com sua sazonalidade.

Pensando nisso a solução Engeman® também oferece planejamento com datas específicas que é um processo bem parecido com o controle periódico, porém te possibilita por exemplo agendar manutenção: 

  • todo dia 01 de cada mês;
  • todo dia 25 de dezembro de cada ano;
  • apenas de segunda a sexta-feira de cada semana.

Uma vez determinados os parâmetros, as ordens de serviço poderão ser calculadas e emitidas. O fechamento destas, reprograma automaticamente a próxima data de execução, não havendo necessidade de se realizar novos start-up.

Programação de férias dos funcionários no Engeman®

Você sabia que no Engeman® é possível programar as férias dos funcionários da manutenção e assim evitar contratempos de não executar determinadas atividades por falta de recursos humanos

programacao de ferias no engeman - Manutenção em período de férias coletivas

Programação de férias no Engeman®

Ao acessar o cadastro do funcionário, basta inserir o período de suas férias em ‘Movimentações’ e o sistema fará a distribuição automática a partir da escala de trabalho desse funcionário.  Estes dados são usados para criar histórico de movimentações e calcular a eficiência de utilização da mão-de-obra.

Caso já exista algum apontamento previsto para esse funcionário, o Engeman® irá alertá-lo e informar qual ordem de serviço se refere, possibilitando ao planejador alterar o manutentor responsável. 

Quando o planejador for programar as manutenções da semana por exemplo e por um acaso se esquecer que o funcionário está ausente devido as férias, novamente o Engeman® alertará da movimentação lançada no período em questão. 

Vale ressaltar que esse controle de movimentações não está restrito apenas para lançamento de férias, pode ser lançado qualquer tipo de ausência do funcionário. 

Outro ponto de destaque é que o planejador ainda pode configurar o sistema para receber automaticamente um relatório com a relação de funcionário x movimentações. Pode-se programar, por exemplo, receber semanalmente as movimentações lançadas e assim realizar suas programações, considerando todas as ausências encontradas naquele período. 

Desta forma a equipe de PCM se organizará quanto ao planejamento de recursos humanos e de fato desejará boas férias para o funcionário em questão.

Conclusão

Então podemos concluir que além do benefício mencionado lá no início deste artigo, de se ter mais tranquilidade e foco ao realizar essas manutenções maiores no período de férias coletivas, seu custo será consideravelmente menor, comparado às manutenções dessa natureza realizadas em outras épocas do ano.  

Para saber mais sobre o Engeman®, agende uma demonstração com nosso time. Será um prazer apresentar a nossa solução!

Até breve!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos