Liderança na manutenção: como liderar uma equipe de forma estratégica?

Os líderes têm um papel estratégico em qualquer organização. Portando, a escolha correta de um líder pode fazer uma grande diferença na performance de uma organização. Siga para aprender um pouco mais.

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Tempo de Leitura: 4 minutos

Os líderes têm como um dos principais objetivos fazer com que uma empresa tenha um bom ambiente de trabalho. Isso significa que eles devem adotar iniciativas para promover um convívio pautado no respeito mútuo entre os colaboradores. 

Sem dúvida, uma organização precisa de empregados que tenham uma postura profissional adequada. Dessa forma, as atividades podem ser feitas com mais colaboração, evitando ao máximo os desentendimentos. Na manutenção não é diferente pois o líder do setor pode fazer uma grande diferença na performance de uma organização. 

Mas de que forma fazer isso é viável para o seu negócio? Aprenda neste artigo algumas dicas e veja a importância deste profissional para a sua empresa. Acompanhe!

A importância da liderança na gestão

Liderar é influenciar pessoas e fazer com que elas estejam envolvidas em cumprir objetivos em comum. Uma liderança também deve ser capaz de motivar a equipe. Quando uma organização possui funcionários engajados, os resultados tendem a apresentar uma melhoria contínua. Um dos motivos é que os empregados assimilam o que a instituição espera deles.

A escolha correta de um líder pode fazer uma grande diferença na performance de uma organização. Imagine um time de futebol com jogadores habilidosos, mas que não são bem aproveitados por decisões equivocadas do técnico.

A possibilidade de a equipe obter resultados aquém das expectativas é enorme. Esse exemplo mostra que uma liderança inteligente é fundamental para uma organização ser mais competitiva e atuante no mercado.

Exercício de liderança no setor de manutenção

Você já conhece a importância dos líderes nas empresas. Contudo, é válido destacar que exercer a liderança é uma missão que exige bastante esforço e inteligência emocional.

No caso da gestão de manutenção, o gestor precisa mostrar uma grande capacidade técnica e gerencial. Para fazer isso, o ideal é atender a uma série de requisitos, por exemplo:

  • concluir um curso superior em áreas que tenham relação com a atividade exercida na companhia; 
  • ter formação técnica e profissional nos segmentos de elétrica e de mecânica; 
  • possuir um conhecimento de todos os setores industriais da organização; 
  • apresentar noções de aspectos relacionados com a administração de pessoas (contratação de empregados e treinamento) e com a gestão financeira (elaboração do orçamento e controle de custos); 
  •  estar focado no controle do estoque de equipamentos para a manutenção; 
  •  conhecer procedimentos relacionados com a segurança do trabalho, o que ajuda a evitar acidentes.

Entretanto, o gestor de manutenção ainda necessita ter habilidades comportamentais. As mais relevantes são:

  • bom relacionamento interpessoal; 
  • foco no empreendedorismo e na inovação; 
  • flexibilidade para se adaptar a mudanças e a negociar com a equipe; 
  • coragem para assumir desafios e correr riscos;
  • capacidade de iniciativa e de comunicação;
  • interesse em compartilhar o conhecimento; 
  • criatividade para elaborar novas ações; 
  • condições de manter o equilíbrio emocional; 
  • habilidade para exercer a autocrítica e avaliar os erros e os acertos; 
  • empatia para envolver a equipe e contar com funcionários mais motivados.

Saiba mais sobre este tema lendo também os principais desafios da gestão de pessoas na indústria!

Qual a função de um líder de manutenção?

Os líderes têm um papel estratégico em qualquer organização. Afinal, eles são responsáveis por disseminar a cultura corporativa e por gerenciar o planejamento, a execução e o acompanhamento das atividades voltadas para a manutenção e o desenvolvimento de uma empresa.

Para você compreender melhor como uma liderança é relevante para o sucesso empresarial, imagine que uma organização pretenda adotar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Nesse caso, os gestores precisam avaliar inicialmente se a companhia está preparada para iniciar o processo de certificação.

Também é recomendado analisar a possibilidade de os funcionários estarem comprometidos em implantar e manter o SGQ. Os líderes devem motivar a equipe para que o desempenho continue em um alto nível.

Essa postura faz com que os colaboradores, os clientes e o mercado comecem a verificar que a organização deseja se tornar uma referência no setor onde atua. Isso porque terá processos mais bem consolidados e oferecerá produtos e serviços mais voltados para a satisfação do público-alvo.

Contar com uma liderança participativa e influente é um aspecto crucial para uma empresa estar em harmonia com as exigências do mercado e com os colaboradores. Do contrário, a organização não conseguirá ser bem-sucedida.

Conclusão

A liderança sempre será um diferencial importante no mundo corporativo. Nenhuma organização terá funcionários devidamente alinhados e motivados, caso não possua um líder com empatia e com capacidade de transmitir os valores e os objetivos da instituição em curto, médio e longo prazos.

É muito importante que uma companhia saiba identificar os colaboradores com potencial para exercer cargos de gestão e, ao mesmo tempo, ter uma influência positiva sobre a equipe. 

Não basta um dirigente ter capacidade de administrar os recursos financeiros e de acompanhar o andamento dos serviços com inteligência.

Hoje, é primordial ter habilidade para gerenciar conflitos e fazer com que os empregados estejam envolvidos com as metas da organização. 

Por mais competência e conhecimento do negócio tenham os colaboradores, a incorporação dos valores da instituição é um aspecto que influencia bastante na performance.

No caso de um gestor de manutenção, a capacidade técnica do profissional é muito importante, porque ele deve ser uma referência técnica para a equipe. 

Porém, as orientações sobre os serviços para alcançar as metas apenas terão os resultados esperados, caso haja um bom relacionamento e uma comunicação clara com os funcionários.

Com certeza, um líder deve unir conhecimento técnico com habilidades pessoais. Além disso, necessita ser humilde para ouvir a equipe e buscar sempre a melhoria contínua. Isso porque uma liderança jamais pode ser acomodada e ter receio de mudar.

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