PCM: compreenda a importância do Planejamento e Controle da Manutenção

O Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) deve atuar em conjunto com todos os colaboradores do setor, indicando o caminho a ser trilhado. Confira!

pcm-compreenda-a-importancia-do-planejamento-e-controle-da-manutencao

Otimizar recursos, reduzir o número de acidentes e minimizar falhas são objetivos de muitas gestões de manutenção, não é mesmo? Entretanto, nem todas alcançam os resultados que desejam. Seja pela falta de organização ou pelo despreparo da equipe, diversos fatores afetam a obtenção de números positivos nessas horas. Nesse contexto entra o Planejamento e Controle da Manutenção.

É necessário planejar ações e encontrar os gargalos operacionais. Ao tomar essas atitudes, é possível traçar um plano, a fim de provar o seu valor na instituição e delegar tarefas com eficiência.

O setor de manutenção atua sob grande pressão porque é essencial para o sucesso de uma indústria. Os menores detalhes fazem toda a diferença para a continuidade das atividades.

Dessa forma, o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Os resultados que essa técnica proporciona são surpreendentes, por isso fizemos este post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

Compartilhe!

O que é PCM e para que serve?

O PCM – Planejamento e Controle da Manutenção, é a área estratégica do negócio responsável pelo gerenciamento dos serviços de manutenção. O PCM deve atuar em conjunto com todos os colaboradores do setor, indicando o caminho a ser trilhado. Em outras palavras, ele define critérios, determina parâmetros e analisa o desempenho de tudo o que é realizado.

Como a disputa no mercado está cada vez mais acirrada, é necessário prestar um serviço qualificado e ágil, que sempre preza pela segurança de seus operadores. Hoje em dia, a manutenção deixou de ser uma simples atividade para trocar peças e lubrificar equipamentos — ela se tornou uma peça-chave na performance de uma empresa.

Dessa forma, o PCM deve ser aplicado quanto antes em seu negócio.

Quais são as atribuições do PCM?

O PCM desempenha uma função estratégica dentro das empresas. A responsabilidade do PCM de manutenção é assegurar que as ações estejam de acordo com a estratégia da empresa. Portanto, são atribuições do PCM:

  • O planejamento e programação das atividades de manutenção;
  • O gerenciamento do estoque de peças e materiais necessários para a manutenção;
  • A coordenação e supervisão das equipes de manutenção;
  • O monitoramento e controle dos indicadores da manutenção (MTTR, MTBF, Backlog, Confiabilidade, Disponibilidade, Análise de Falhas – FMEA, Fator de Produtividade, etc.);
  • A análise e otimização dos processos de manutenção.
  • A criação de planos de ação para a resolução de problemas;
  • Programar a capacitação dos manutentores;
  • Gerir os custos da manutenção;
  • Gerir os históricos das intervenções, que podem ser realizados através de ferramentas CMMS, ERP, planilhas, etc.;
  • Definir e a criticidade dos equipamentos e definir a priorização dos serviços de manutenção;
  • Zelar pelo cumprimento das Normas Regulamentadoras ou diretrizes aplicadas ao seu setor;

As atribuições e responsabilidades acima são apenas algumas entre várias outras. Cada empresa possui ativos específicos que vão exigir dos PCMs habilidades específicas. O grande diferencial aqui é contar com ferramentas que podem otimizar todo este trabalho dos gestores.

 

Quais são os pontos chave do PCM?

Agora que você já conhece as atribuições, veja quais são os principais procedimentos para aplicar o PCM – Planejamento e Controle da Manutenção no seu setor de manutenção:  

Elaboração do cronograma

Cada empresa tem características e metas diferentes, não é mesmo? Em função disso, é impossível determinar um passo a passo para todos os casos. Entretanto, certas práticas podem ser utilizadas em várias situações. Portanto, a elaboração do cronograma de  manutenção é de fundamental importância.

Em um primeiro momento, você deve colher informações sobre a linha de produção, os recursos disponíveis, a capacidade produtiva da equipe e os estados operacionais dos equipamentos. Após essa análise de dados, considere os prazos de entrega e construa um cronograma adequado às exigências dos clientes.

Tenha cuidado para não oferecer algo que não esteja dentro do alcance de sua gestão. Estabelecer prazos curtos, que não condizem com o ritmo de produção, causam problemas e desmotivam os trabalhadores.

Além do mais, saiba que não existe um único responsável por essa etapa. É recomendável utilizar uma equipe de programação que conheça as atividades da empresa e que esteja aberta ao diálogo.

Programação da parada

As paradas de manutenção, quando não programadas, afetam a produtividade na indústria. E a falta de planejamento é a sua principal causa. Por isso, é muito importante programá-las em sua rotina de trabalho.

Essa fase é caracterizada pela criação de datas para executar paralisações, a fim de reparar as condições de trabalho dos equipamentos. Nessas horas, a comunicação é fundamental, pois ela ajuda a criar um padrão a ser seguido, facilitando a execução das atividades.

Instrução de serviço para as manutenções

O próximo passo descreve os processos que serão realizados pela equipe de manutenção. Aqui, é preciso informar detalhadamente sobre todos os dados, listando tudo o que deve ser feito, como:

  • limpeza de máquinas;
  • troca de peças;
  • lubrificação e troca de óleos;
  • rotinas de inspeção.

Planejamento dos recursos

As fases do PCM descritas anteriormente só acontecem quando existem mão de obra, recursos financeiros e materiais disponíveis. Portanto, é indispensável planejar e conhecer o que se tem à disposição.

Lembre-se de que a programação de compra e o gerenciamento de estoque são indispensáveis nessa etapa. Eles definem valores e prazos para a execução correta das atividades.

Acompanhamento

Até o momento, abordamos apenas tópicos relacionados ao planejamento de ações. Porém, eles sozinhos não são suficientes para garantir a qualidade do trabalho. Acompanhar o desempenho da manutenção é algo essencial. Essa fase permite que você compare o planejamento com aquilo que está sendo executado.

Infelizmente, muitos gestores deixam essa questão de lado e perdem o controle da situação. Portanto, acompanhe de perto tudo o que acontece em sua empresa e fique atento a problemas e falhas.

Instrumentação

Trata-se da coleta de dados contínua. Em outras palavras, o acompanhamento só é efetivo quando você analisa resultados e faz o planejamento preditivo e acumulativo, considerando as seguintes informações:

  • tempo de trabalho da máquina;
  • quantidade produzida;
  • pressão;
  • temperatura;
  • vibração.

Quais os benefícios do PCM na manutenção?

A aplicação do PCM na empresa pode oferecer benefícios exclusivos para impulsionar o seu negócio. Veja a seguir alguns deles e que são muito relevantes para a sua gestão:

Redução de custos com a manutenção

Um dos principais benefícios do PCM é a redução de custos com manutenção. Ao planejar os serviços da empresa, você poderá evitar gastos desnecessários com reparos e substituição de equipamentos. Assim, é possível utilizar a manutenção preventiva para identificar e corrigir problemas antes que eles se tornem mais graves e custosos.  

Todas as ações realizadas na estratégia do PCM evitam as paradas não programadas e reduzem os custos com manutenções corretivas emergenciais. Com isso o seu negócio poderá economizar dinheiro e investir em outras áreas.

Otimização de recursos

A vantagem do PCM parece óbvia, mas você deve compreendê-la profundamente. A redução de despesas não pode ser acompanhada da queda de qualidade dos serviços de manutenção. Tentar utilizar soluções mais baratas é uma ideia que deve ser evitada em sua empresa.

O PCM amplia o seu campo de visão sobre as atividades do negócio, fornecendo informações essenciais para a tomada de decisões. Evita-se, com isso, o consumo exagerado de peças e o desperdício de materiais.

Melhoria na eficiência operacional

Através do planejamento adequado, a manutenção pode ser realizada de forma regular e adequada. Com isso é possível evitar falhas e paradas inesperadas, garantindo que sua empresa funcione de forma contínua e eficiente. 

Consequentemente você terá mais produtividade, redução de custos com reparos emergenciais e menor tempo de inatividade dos equipamentos. Além disso, o PCM também pode identificar oportunidades de otimização e melhorias nos processos, contribuindo para um aumento geral na eficiência operacional do seu negócio. 

Minimização das paradas não programadas

A paralisação inesperada de uma linha de produção gera inúmeras consequências. Além de colocar o prazo de entrega em risco, ela deixa trabalhadores ociosos e demonstra a falta de preparo do time de manutenção. Dessa forma, o PCM aumenta a disponibilidade das máquinas, o que gera o aumento de produtividade e do número de vendas.

O PCM é um ciclo sem fim. Ele exige muita atenção de um supervisor de manutenção, pois é necessário acompanhar a realização dos trabalhos e encontrar formas para otimizar essa tarefa.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Outro benefício importante do PCM  é o aumento da vida útil dos equipamentos. Com a manutenção preventiva e preditiva realizada pela empresa, é possível identificar e corrigir problemas antes que eles causem danos irreparáveis aos equipamentos. 

Isso significa que seus equipamentos terão uma vida útil mais longa, evitando a necessidade de substituições frequentes e economizando dinheiro a longo prazo. Além disso, o PCM também oferece serviços de manutenção corretiva rápida e eficiente, garantindo que qualquer problema que surja seja resolvido de forma ágil, minimizando o tempo de inatividade dos equipamentos. 

Portanto, a sua empresa poderá maximizar o retorno sobre o investimento em seus equipamentos, prolongando sua vida útil e garantindo seu bom funcionamento.

Maior segurança para os colaboradores

Ao realizar manutenções regulares nos equipamentos, é possível identificar e corrigir possíveis falhas ou problemas de segurança antes que eles causem acidentes ou lesões aos funcionários. 

Isso cria um ambiente de trabalho mais seguro e protege a saúde e bem-estar dos colaboradores. Além disso, ao garantir que os equipamentos estejam em perfeito estado de funcionamento,o PCM também contribui para a redução de riscos de acidentes relacionados a falhas técnicas. 

Portanto, o PCM não apenas impulsiona o seu negócio, mas também protege a segurança e integridade dos seus colaboradores.

cta teste o engeman - PCM: compreenda a importância do Planejamento e Controle da Manutenção

 

 

Conclusão

Como você viu, o Planejamento e Controle da Manutenção melhora o ambiente em sua empresa. Através dele é possível maximizar os resultados da sua gestão, aumentando a disponibilidade e confiabilidade dos seus equipamentos. 

Para um planejamento estratégico mais assertivo, o uso de um software especializado em manutenção é um diferencial para se destacar. Ele reúne todas as informações em um só lugar, dando agilidade à sua rotina de trabalho. Então, escolha uma solução flexível e móvel que possa se adaptar às demandas do seu negócio.

Agora, entre em contato com o nosso time de especialistas e veja como o nosso produto é a solução ideal para otimizar a sua gestão de manutenção!

Você vai gostar de ler também: Planejador de manutenção: conheça as habilidades que todo planejador deve ter

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos