PCM — Compreenda a importância do planejamento e controle da manutenção

176593 pcm compreenda a importancia do planejamento e controle da manutencao 810x559 - PCM — Compreenda a importância do planejamento e controle da manutenção

Otimizar recursos, reduzir o número de acidentes e minimizar falhas são objetivos de muitas gestões de manutenção, não é mesmo? Entretanto, nem todas alcançam os resultados que desejam. Seja pela falta de organização ou pelo despreparo da equipe, diversos fatores afetam a obtenção de números positivos nessas horas.

Nesse sentido, é necessário planejar ações e encontrar os gargalos operacionais. Ao tomar essas atitudes, é possível traçar um plano, a fim de provar o seu valor na instituição e delegar tarefas com eficiência.

O setor de manutenção atua sob grande pressão porque é essencial para o sucesso de uma indústria. Os menores detalhes fazem toda a diferença para a continuidade das atividades.

Dessa forma, o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) vem ganhando cada mais espaço no mercado. Os resultados que essa técnica proporciona são surpreendentes, por isso fizemos este post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Confira a seguir!

O que é PCM?

Essa sigla representa a área estratégica do negócio que é responsável pelo gerenciamento dos serviços de manutenção. O PCM deve atuar em conjunto com todos os colaboradores do setor, indicando o caminho a ser trilhado. Em outras palavras, ele define critérios, determina parâmetros e analisa o desempenho de tudo o que é realizado.

Como a disputa no mercado está cada vez mais acirrada, é necessário prestar um serviço qualificado e ágil, que sempre preza pela segurança de seus operadores. Hoje em dia, a manutenção deixou de ser uma simples atividade para trocar peças e lubrificar equipamentos — ela se tornou uma peça-chave na performance de uma empresa.

Dessa forma, o PCM deve ser aplicado quanto antes em seu negócio.

Quais são as suas fases?

Agora, você vai conhecer os principais procedimentos para aplicar o PCM:

Elaboração do cronograma

Cada empresa tem características e metas diferentes, não é mesmo? Em função disso, é impossível determinar um passo a passo para todos os casos. Entretanto, certas práticas podem ser utilizadas em várias situações.

Em um primeiro momento, você deve colher informações sobre a linha de produção, os recursos disponíveis, a capacidade produtiva da equipe e os estados operacionais dos equipamentos. Após essa análise de dados, considere os prazos de entrega e construa um cronograma adequado às exigências dos clientes.

Tenha cuidado para não oferecer algo que não esteja dentro do alcance de sua gestão. Estabelecer prazos curtos, que não condizem com o ritmo de produção, causam problemas e desmotivam os trabalhadores.

Além do mais, saiba que não existe um único responsável por essa etapa. É recomendável utilizar uma equipe de programação que conhece as atividades da empresa e que está aberta ao diálogo.

Programação da parada

As paradas, quando não programadas, afetam a produtividade na indústria. E a falta de planejamento é a sua principal causa. Por isso, é muito importante programá-las em sua rotina de trabalho.

Essa fase é caracterizada pela criação de datas para executar paralisações, a fim de reparar as condições de trabalho dos equipamentos. Nessas horas, a comunicação é fundamental, pois ela ajuda a criar um padrão a ser seguido, facilitando a execução das atividades.

Instrução de serviço para as manutenções

O próximo passo descreve os processos que serão realizados pela equipe de manutenção. Aqui, é preciso informar detalhadamente sobre todos os dados, listando tudo o que deve ser feito, como:

  • limpeza de máquinas;

  • troca de peças;

  • lubrificação e troca de óleos;

  • rotinas de inspeção.

Planejamento dos recursos

As fases do PCM descritas anteriormente só acontecem quando existem mão de obra e recursos financeiros e materiais disponíveis. Portanto, é indispensável planejar e conhecer o que se tem à disposição.

Lembre-se de que a programação de compra e o gerenciamento de estoque são indispensáveis nessa etapa. Eles definem valores e prazos para a execução correta das atividades.

Acompanhamento

Até o momento, abordamos apenas tópicos relacionados ao planejamento de ações. Porém, eles sozinhos não são suficientes para garantir a qualidade do trabalho. Acompanhar o desempenho da manutenção é algo essencial. Essa fase permite que você compare o planejamento com aquilo que está sendo executado.

Infelizmente, muitos gestores deixam essa questão de lado e perdem o controle da situação. Portanto, acompanhe de perto tudo o que acontece em sua empresa e fique atento a problemas e falhas.

Instrumentação

Trata-se da coleta de dados contínua. Em outras palavras, o acompanhamento só é efetivo quando você analisa resultados e faz o planejamento preditivo e acumulativo, considerando as seguintes informações:

  • tempo de trabalho da máquina;

  • quantidade produzida;

  • pressão;

  • temperatura;

  • vibração.

E os seus benefícios, quais são?

Otimização de recursos

Essa vantagem parece é óbvia, mas você deve compreendê-la profundamente. A redução de despesas não pode ser acompanhada da queda de qualidade dos serviços de manutenção. Tentar utilizar soluções mais baratas é uma ideia que deve ser evitada em sua empresa.

O PCM amplia o seu campo de visão sobre as atividades do negócio, fornecendo informações essenciais para a tomada de decisões. Evita-se, com isso, o consumo exagerado de peça e o desperdício de materiais.

Minimização das paradas

A paralisação inesperada de uma linha de produção gera inúmeras consequências. Além de colocar o prazo de entrega em risco, ela deixa trabalhadores ociosos e demonstra a falta de preparo do time de manutenção. Dessa forma, o PCM aumenta a disponibilidade das máquinas, o que gera o aumento de produtividade e do número de vendas.

O PCM é um ciclo sem fim. Ele exige muita atenção de um supervisor de manutenção, pois é necessário acompanhar a realização dos trabalhos e encontrar formas para otimizar essa tarefa.

Ao ler o nosso post, você descobriu qual a importância do Planejamento e Controle da Manutenção e viu como ele melhora o ambiente em sua empresa.

Em todas as situações, o uso de um software especializado em manutenção é um diferencial para se destacar. Ele reúne todas as informações em um só lugar, dando agilidade à sua rotina de trabalho. Então, escolha uma solução flexível e móvel que possa se adaptar às demandas do seu negócio.

Agora, entre em contato com o nosso time de especialistas e veja como o nosso produto é a solução ideal para otimizar a sua gestão de manutenção!

Deixar comentário.

quinze − 6 =

Share This