6 vantagens das soluções móveis para operações de Manutenção

6 vantagens das soluções móveis para operações de Manutenção
Compartilhe!

O desempenho de uma gestão depende da forma com que seus funcionários atuam e como as tecnologias são aplicadas em seu processo produtivo. Tentar realizar tarefas manualmente é uma ideia equivocada e que coloca em risco a obtenção de resultados positivos e nas operações de manutenção.

Além do mais, os consumidores desejam produtos e serviços eficientes e que estejam disponíveis a todo momento. Dessa forma, o uso de sistemas e softwares para a gestão de manutenção já deixou de ser um diferencial e se tornou uma característica básica de uma empresa de sucesso.

Atualmente, existem várias opções no mercado, mas apenas as soluções móveis nas operações de  manutenção oferecem as funcionalidades que você deseja. Por isso, este post vai explicar para você por que elas são tão importantes e como elas melhoram a sua performance. Confira a seguir!

Qual é a importância das soluções móveis em manutenção?

Provavelmente, a sua rotina de trabalho é muito corrida e atarefada, não é mesmo? Monitorar tudo o que acontece em planta industrial é uma atividade complicada e que exige muito conhecimento e atenção. As atividades de manutenção são essenciais para garantir o funcionamento dos processos, por isso, você deve acessar informações onde quer que você esteja.

Atualmente, os telefones celulares já são utilizados por uma boa parcela de nossa sociedade em diversas situações. As empresas já reconhecem o potencial dessa tecnologia e criam maneiras para utilizá-la.

As soluções móveis em manutenção permitem que processos e funcionalidades do software sejam realizadas em dispositivos que cabem na palma de uma mão. Com elas é possível abrir, cancelar e fechar ordens de serviço com apenas alguns cliques. Além do mais, elas permitem a realização de coletas e também podem funcionar online ou offline.

Como consequência disso, você tem muito mais autonomia para tomar decisões e monitorar tudo o que acontece em sua gestão.

Com elas funcionam?

As soluções móveis nas operações de manutenção trabalham em conjunto com o módulo de planejamento adotado em sua empresa. Em outras palavras, elas não funcionam sozinhas e precisam da licença de uso para cada aparelho. Podem ser usadas redes sem fio Wi-Fi ou pacotes de dados móveis para o serviço de importação e exportação de registros.

No final da exportação, as ordens de serviço atualizam o banco de dados automaticamente, evitando o retrabalho para a inserção de informações de forma manual. Uma ferramenta de qualidade é aquela que pode ser utilizada em diversos sistemas operacionais, aumentando o raio de alcance das soluções móveis em manutenção.

Quais são as suas principais vantagens?

Existem, de fato, várias vantagens para o uso de tecnologias em uma indústria. Desse modo, vamos mostrar abaixo como as soluções móveis para operações em manutenção aprimoram o seu desempenho.

1. Melhoria no rastreamento da ordem de serviço

Quando uma ordem de serviço é realizada, a equipe de trabalho deve compreender todas as informações em sua composição. Qualquer erro ou falta de informação coloca em risco o funcionamento das atividades e a realização dos reparos nos equipamentos.

Portanto, é fundamental poder rastrear a ordem de serviço e tudo aquilo que ela solicita. As soluções móveis em manutenção são criadas para melhorar essas atividades e reduzir os problemas em sua rotina de trabalho. As ordens de serviços são mais detalhadas e você pode adicionar tudo aquilo que deseja em suas observações.

2. Capacidade de tomar decisões mais embasadas

Um supervisor de manutenção de sucesso precisa tomar decisões com muita confiança e certeza. Nessas horas, é necessário analisar todos os dados de sua indústria, a fim de alcançar os objetivos planejados. E isso só acontece quando você utiliza um sistema móvel para operações.

Como ele é atualizado digitalmente, você sempre tem informações reais e concretas sobre o processo produtivo e os seus problemas.

3. Redução do tempo de inatividade

O tempo de ociosidade é um dos indicadores mais relevantes para o setor industrial. Ter funcionários e máquinas paralisadas é algo que dificulta a realização das atividades. Portanto, você deve analisar essa questão com muita atenção.

Uma ferramenta tecnológica amplia o seu campo de visão e facilita a identificação de gargalos operacionais e financeiros em sua indústria. Assim sendo, é possível distribuir tarefas com mais eficácia, sempre considerando as características dos trabalhadores e as exigências do mercado.

4. Melhor comunicação

Ruídos de comunicação atrapalham o trabalho de qualquer negócio, e não poderia ser diferente para uma indústria. Uma informação que não é transmitida corretamente ou que não chega ao seu destino é um péssimo indicador.

Essas tecnologias oferecem ordens de serviços padronizadas e que são facilmente entendidas por todos. Como consequência disso, a comunicação da empresa acontece com naturalidade e todos têm mais confiança para desempenhar as suas funções.

5. Diminuição do consumo de papel

A sustentabilidade é outra questão muito importante para a sua instituição. Infelizmente, a indústria ainda é conhecida pela falta de cuidado com a natureza, mas esse cenário está mudando e você precisa acompanhá-lo.

A automação de tarefas e o uso de soluções móveis em manutenção reduz o consumo de papel, já que elas trabalham com sistemas digitais. Desse modo, o seu negócio se torna mais produtivo sem que o equilíbrio do meio ambiente seja colocado em risco.

Lembre-se também de que reduzir o número de folhas em sua planta industrial ajuda na organização dos trabalhos e você não precisa se preocupar em fazer várias cópias impressas de uma tarefa.

6. Mobilidade

Já se foi o tempo em que um profissional competente ficava preso em seu escritório para atender telefonemas e acompanhar o ritmo de produção na frente de um computador. O dinamismo das relações atuais exige que você esteja em todos os lugares e a todo momento.

Com uma ferramenta adequada às suas necessidades, você tem mais mobilidade para realizar visitas em sua indústria e monitorar de perto o que está acontecendo. Além disso, o executor da ordem de serviço não precisa visitar a central para informar os seus resultados, aumentando a produtividade de todos os envolvidos.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Você já utiliza as soluções móveis em manutenção em seu negócio?

$0fmypfy17n4 - 6 vantagens das soluções móveis para operações de Manutenção  $jyiiuziavzq - 6 vantagens das soluções móveis para operações de Manutenção    $nza322fswpg - 6 vantagens das soluções móveis para operações de Manutenção

Siga-nos