Tomada de Decisões em Situações de Crise

269726 estender 500 palavras tomada de decisoes em situacoes de crise 810x540 - Tomada de Decisões em Situações de Crise

O momento de tomada de decisões é fundamental para que uma empresa consiga alcançar bons resultados. Isso porque não diz respeito apenas sobre qual rumo tomar, mas também trata de saber observar e aprender os principais padrões de processos no negócio.

Desse modo, os gestores devem saber a importância de tomar as decisões adequadas em situações de crise a fim de conseguir realizar ações mais eficientes em prol da empresa. Continue lendo e confira nossas dicas para saber mais sobre como realizar uma tomada de decisão eficiente.

Identifique o problema

Para saber o que você deve fazer é necessário primeiramente compreender o que é preciso solucionar. Assim, deve-se identificar o problema, bem como analisar o impacto direto na organização. Em uma situação de crise, o essencial é começar identificando a questão em si e não se preocupar com a causa.

Realize uma classificação das opções de decisão

Toda situação pressupõe uma análise individualizada, pois não é possível definir uma solução para todos os casos.

Por exemplo, nem sempre a solução mais rápida é a melhor, pois caminhos mais curtos de resolução geram um estresse maior para a equipe e um custo futuro para o processo da organização. Entretanto, quando estamos falando de satisfação de clientes a escolha mais rápida costuma ser a melhor opção.

Consulte as pessoas envolvidas

O gestor deve conversar com a equipe responsável pela gestão de crise, com os colaboradores que executarão a solução e principalmente contato com aqueles que receberão seu impacto. Isso é essencial para ter uma visão mais ampla dos efeitos de cada opção.

Faça um checklist de acompanhamento

Para questões de grande complexidade, é importante definir um checklist com os passos a serem executados e todos os recursos necessários. Esse controle permite visualizar com maior lucidez a questão, a solução e tudo aquilo que envolve a sua realização.

Conte com a tecnologia

A tecnologia, principalmente com o advento do Big Data, fornece informações importantes para que haja mais embasamento e precisão na hora da tomada de decisão. Sendo assim, deve-se manter sistemas atualizados que realizarão a coleta dessas informações cotidianamente.

Além disso, o sistema também é capaz de definir qual o melhor momento para realizar o conserto a fim de não atrapalhar os demais processos da organização e retomar a máquina produtiva com maior eficiência, reduzindo os prejuízos causados com a perda momentânea dos trabalhos e auxiliando na gestão de manutenções futuras.

Se os gestores seguirem essas orientações, a tendência é minimizar os prejuízos gerados pela crise. Lembre-se de que exatidão e agilidade andam juntas nesse processo para evitar que a situação-problema se prolongue.

Minimização de Perdas

Mesmo utilizando-se de todas as manobras conhecidas, não existe uma escolha perfeita, que traga apenas benefícios. Essa situação deve ser aceita pelos gestores e pela organização e deve-se sempre buscar soluções que minimizem as perdas.

Como já foi dito, a tecnologia é uma aliada essencial na hora da tomada de decisão em momentos de crise. Em empresas que trabalham com produção, ter as informações disponíveis e devidamente computadas é ainda mais necessário.

No setor de manutenções isso é imprescindível. As informações ali contidas podem não só minimizar prejuízos, mas evitar novos problemas e garantir que sua empresa não viva momentos dramáticos durante o dia a dia produtivo.

Então, que tal implementar em seu negócio um software de gestão de manutenções? Conheça o Engeman®, um software que foi feito para otimizar e automatizar processos a fim de proporcionar um embasamento consistente e fazer com que a tomada de decisão seja mais eficiente. Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre o sistema e tirar suas dúvidas sobre o assunto. 

Deixar comentário.

20 − treze =

Share This