Energia limpa é a que vem de processos limpos

wind farm 1747331 1920 810x540 - Energia limpa é a que vem de processos limpos

A geração de energia limpa é um dos assuntos mais festejados mundo a fora e o Brasil não poderia. Pessoalmente, os investimentos  são rasos, mas o número de parques eólicos em atividade no país já é considerável.

Isso é importante para a proteção do meio ambiente e também para a economia. 

Os parques, que são relativamente novos, mas nem por isso podemos nos esquecer do quanto a gestão de ativos é fundamental. Princípio que se estende, inclusive, para a busca pelo efetivo cuidado com o meio ambiente.  

Para entender melhor, vejamos um exemplo simples de equipamentos que compõem um sistema eólico autônomo para geração de energia elétrica:

  • Turbina eólica: a partir da energia cinética dos ventos, funciona como gerador de energia elétrica;
  • Banco de baterias: composto por uma ou mais baterias, normalmente, baterias Chumbo-ácido 12V seladas.
  • Controlador de carga: dispositivo eletrônico que protege as baterias contra sobrecarga ou descarga excessiva;
  • Inversor: dispositivo eletrônico que converte a energia elétrica em corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Alguns sistemas pequenos não empregam inversores e utilizam cargas (luminárias, TV) alimentadas diretamente por corrente contínua (CC). 

Sistemas de Monitoramento

Para máquinas novas, estima-se um custo anual entre 1,5 a 2% do investimento, enquanto as turbinas com mais idade apresentam um custo em torno de 3% ao ano do investimento. 

O Engeman® é o software de manutenção utilizado por uma grande parte dos parques eólicos do Brasil.

Esses nossos clientes, que contam com salas de controle elaboradas e sistemas de monitoramento extremamente completos, que hoje estão integrados aos planos de ação e coletas acumulativas, tendenciais e eventuais do Engeman®. Ou seja, gerando energia limpa.

Esperamos que os investimentos continuem crescendo, não só no cenário eólico, mas em todo o cenário energético, que é tão amplo e passível de tanto desenvolvimento.

 

Deixar comentário.

três × 4 =

Share This