Energia Solar: entenda tudo sobre o sistema fotovoltaico e como realizar uma manutenção eficiente

Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa fonte de energia renovável e como realizar uma manutenção eficiente. Acompanhe!

manutencao-energia-solar-fotovoltaica

Sabemos que um dos pontos de maior gasto nas indústrias é com a energia elétrica, afinal tudo funciona graças a ela. Por este motivo, o setor industrial tem investido cada vez mais na energia solar. 

Este setor tem crescido cada vez mais no Brasil, uma vez que aqui temos uma extensa incidência de raios solares, possuindo grande potencial energético. Hoje, no país, a produção de energia solar só perde para a hídrica. 

A produção da energia solar nas indústrias é similar ao das residências, em que vemos painéis fotovoltaicos em cima dos telhados. Como a demanda por energia é maior, a produção é feita em larga escala, com equipamentos maiores e mais potentes para sanar as necessidades de cada empresa.

Sendo assim, você já pensou como é o controle da manutenção destes painéis? Neste artigo vamos ver o que é energia solar fotovoltaica, seu funcionamento, benefícios e o mais importante para nós aqui, como realizar uma manutenção eficiente! Então, continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto! 

Neste artigo você vai aprender:

Compartilhe!

O que é energia?

A energia é a capacidade de produzir trabalho. De uma forma mais simplificada, tudo que estiver movendo outro objeto, trabalhando ou aquecendo-o está gastando energia. Tudo ao nosso redor funciona a partir da energia. Através dela é possível realizar as tarefas do nosso cotidiano de forma mais prática e rápida. 

A energia pode vir de fontes renováveis e não renováveis. As fontes de energia não renováveis são aquelas que se esgotam, como a energia gerada por combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

As fontes de energia renováveis são aquelas que não têm fim pois elas conseguem repor seus recursos naturalmente. Como exemplos desta fonte de energia temos a energia eólica, que é gerada através dos ventos e a energia solar, gerada através do sol. 

Existem várias fontes de energias e formas de se produzir, porém neste artigo vamos falar mais sobre a energia solar, que é uma fonte de energia limpa.

O que é energia solar?

A energia solar é uma forma de energia renovável obtida a partir da conversão da luz solar em eletricidade. Essa tecnologia utiliza células solares, também conhecidas como painéis solares ou placas fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores, como o silício. 

É muito comum ver termos como energia fotovoltaica e deduzir que há uma diferença entre ela e a energia solar. Na prática não existe diferença pois os painéis fotovoltaicos são os que transformam os raios solares em energia.

Como é o funcionamento da energia solar?

Os painéis fotovoltaicos funcionam transformando luz solar em energia elétrica através de células solares. Essas células são compostas por materiais semicondutores que, ao receber a luz solar, geram um fluxo de elétrons que produz uma corrente elétrica. 

Essa energia pode ser usada para alimentar dispositivos elétricos ou ser armazenada em baterias para uso posterior. A energia solar fotovoltaica é uma alternativa limpa e sustentável aos combustíveis fósseis, pois não emite gases de efeito estufa ou outros poluentes.

Quais são os componentes de um sistema de energia solar fotovoltaica?

Um sistema de energia solar fotovoltaica consiste em vários componentes, incluindo painéis solares, inversores, baterias e cabos. 

Os painéis solares são responsáveis ​​por capturar a luz solar e convertê-la em eletricidade.Os inversores convertem a corrente contínua gerada pelos painéis em corrente alternada, que é a que usamos em nossas casas. As baterias armazenam a energia gerada pelos painéis para uso posterior, enquanto os cabos transportam a energia dos painéis para os dispositivos elétricos ou para a rede elétrica. 

É importante escolher componentes de alta qualidade para garantir a eficiência e durabilidade do sistema. O correto controle da manutenção dos painéis também vai garantir a durabilidade e eficiência do sistema.

Vantagens da energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica apresenta diversas vantagens. Antes de qualquer ponto, é uma fonte de energia renovável e sustentável, o que significa que não se esgota e não produz emissões de gases com efeito de estufa. 

Além disso, os painéis solares têm uma vida útil de pelo menos 25 anos e requerem pouca manutenção. A energia solar também pode ser usada em áreas remotas onde não há acesso à rede elétrica e pode reduzir significativamente os custos de energia a longo prazo.

Ajuda a diminuir também os custos com energia a longo prazo, além de gerar retorno financeiro para aquelas pessoas que decidem instalar painéis solares em suas casas ou negócios e vender a energia excedente à companhia de energia elétrica. 

Importância da manutenção do sistema fotovoltaico

Os painéis fotovoltaicos são os grandes responsáveis em transformar os raios solares em energia. Sendo assim o seu correto funcionamento será fundamental para esta produção de energia. Os processos podem dar errado sem a manutenção adequada, fazendo com que o seu desempenho real se desvie do desempenho esperado.

Se falhas, manutenções corretivas, imprevistos, não forem detectados, a produção de energia pode ser reduzida ou acarretar a perda potencial da garantia dos componentes.

O uso de softwares na manutenção fotovoltaica

Empresas que possuem uma grande quantidade de painéis podem se deparar com problemas e dificuldades em solucionar corretivas emergenciais. Sendo assim, é de extrema importância que os proprietários de indústrias fotovoltaicas utilizem um software especialista para o controle das manutenções preditivas. 

Com o Engeman®, software de gestão CMMS, é possível agendar as inspeções visuais do sistema e dos componentes individuais. As inspeções preditivas podem determinar se há possíveis problemas. A inspeção preditiva também pode ser usada para detectar sujeiras que podem ter se acumulado nos painéis impedindo a plena geração de energia. 

Inspeção preditiva nos painéis fotovoltaicos no Engeman®

Alguns benefícios com a inspeção preditiva no Engeman® também incluem a segurança em torno da limpeza e otimização de produção. Existem empresas que realizam inspeções preditivas com drones para grandes usinas solares. 

Os drones com capacidade de leitura termográfica são conhecidos por ser uma técnica de diagnóstico útil para avaliar o desempenho de painéis fotovoltaicos com maior precisão e rapidez, no entanto, é um pouco mais cara e ainda encontrada.

Como um sistema de manutenção como o Engeman® é possível analisar curvas de tendência dos seus painéis solares e uma variedade de outras ferramentas como:

Esses indicadores são úteis para validar os valores esperados de produtividade dos componentes da usina solar. A metodologia de análise de modo de falha, busca reduzir o impacto de possíveis falhas em sistemas fotovoltaicos e, assim, aumentar o desempenho elétrico. 

Conclusão

Vimos neste artigo tudo sobre a energia solar e sua importância na geração de energia limpa e sustentável. Para que os painéis desempenhem ao máximo a sua produção, a manutenção precisa estar em dia.  

O Engeman® é uma solução CMMS com compatibilidade a dispositivos móveis e de fácil usabilidade. Este uso a partir de dispositivos permite aos manutentores realizarem inspeções e emitirem ordens de serviço em tempo real.  Isso ajudará a avaliar a qualidade do desempenho geral das indústrias fotovoltaicas. 

Agora que você já sabe tudo sobre energia solar fotovoltaica, aproveite para entender mais sobre como o Engeman® pode ajudar no controle das manutenções nos sistemas fotovoltaicos. Solicite um bate-papo com nossos especialistas.  

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos